Ascendum Portugal

A Volvo CE lança o Uptime Center na EMEA

Numa tentativa de se tornar a primeira escolha dos clientes para manutenção da disponibilidade operacional na Europa, Médio Oriente e África, a Volvo CE criou uma equipa dedicada para prestar apoio proativo aos concessionários Volvo na oferta de soluções para problemas que podem reduzir a disponibilidade operacional.

Localizado na sede regional da Volvo CE em Eskilstuna, Suécia, o novo Uptime Center (Centro de Disponibilidade Operacional) irá ajudar toda a rede de concessionários Volvo na Europa, Médio Oriente e África a manterem as máquinas dos clientes operacionais.

Funcionará como centro nevrálgico de TI, que irá monitorizar os dados transmitidos pelas máquinas ligadas ao CareTrack e identificar áreas em que a disponibilidade operacional e a eficiência podem ser melhoradas.

"A maioria dos problemas com que lidamos deviam ser detetados por nós antes do concessionário ou do cliente. É esse o nosso objetivo, sermos proativos e oferecermos soluções para problemas antes de eles ocorrerem", afirma Fredrik Gerhardsson, VP Mercado Após-vendas da região de vendas EMEA da Volvo CE.

Os gestores de casos irão alertar os concessionários para códigos de erro e alarmes das máquinas para que possam tomar medidas imediatas em prol dos seus clientes, reduzindo paragens não planeadas, gastos com combustível e manutenção e prevenir futuros problemas.

"Quando identifico um problema, elaboro um relatório completo e envio-o ao concessionário. Com base nisto, ele realiza manutenção preventiva, oferece formação adicional ou disponibiliza outras opções que irão melhorar ainda mais a disponibilidade operacional e a eficiência. Um operador com formação, por exemplo, pode poupar imenso dinheiro em termos de combustível e manutenção não planeada", refere Leif Waad, um dos gestores de casos do "Uptime Center".

Colaboração entre funções

O centro é o resultado de uma reorganização do departamento de apoio ao produto, dado que a prestação de uma orientação eficaz aos concessionários em termos de manutenção preventiva requer competências que ultrapassam o mercado após-venda.

"O envolvimento da equipa Volvo CE de todas as áreas ajuda a criar uma cultura centrada na disponibilidade operacional e coloca o serviço de apoio ao cliente na linha da frente do negócio", afirma Robert Sundkvist, gerente do Uptime Center.

Uptime Centre