Ascendum Portugal

Volvo CE lança nova gama de dumpers rígidos

Os novos dumpers rígidos da série D da Volvo Construction Equipment são fabricados com base num conceito de dumper comprovado e possuem a última tecnologia que optimiza a eficiência de combustível e a disponibilidade operacional.

A Volvo Construction Equipment aumentou o seu portefólio de dumpers líderes na indústria com a introdução dos dumpers rígidos R45D, R60D e R70D. Com capacidade de carga útil de 41 a 65 toneladas (45 t-72 t), as máquinas são concebidas para ajudar a reduzir o principal custo operacional da indústria para os seus clientes, o combustível, assim como para promover operações seguras e facilidade de utilização.

Os dumpers rígidos da série D podem ser novos, mas possuem um rico historial com mais de 70 anos, quando a equipa de especialistas técnicos e de engenheiros introduziu pela primeira vez a nível mundial o dumper todo-o-terreno, nas instalações da Volvo CE em Motherwell, Escócia. Sustentados agora pelo design e valores essenciais de produção da Volvo CE, os dumpers rígidos da série D são construídos nas mesmas instalações que produzem os dumpers rígidos há décadas. Combinando uma herança sólida com competências técnicas e processos modernos, os últimos dumpers fornecem aos clientes elevada qualidade, fiabilidade e equipamento produtivo.

Eficiência de série


Alimentado por motores premium, os dumpers rígidos R45D, R60D e R70D alcançam um elevado desempenho, binário e potência até 567kW (760 cv), mesmo em velocidades baixas do motor. Além disto, os intervalos de manutenção longos e a utilização eficiente do combustível permitem custos operacionais excepcionalmente baixos.



A integração electrónica entre o motor e a transmissão permite que as máquinas alcancem uma qualidade de mudança de velocidades flexível para uma dinâmica e aceleração consistentes em todas as aplicações de transporte. O desempenho e a eficiência de combustível são melhorados através do sistema de padrão de mudança de velocidades integrado, que inclui dois esquemas de mudança da transmissão – Power e Economy – para um desempenho personalizado em todas as condições de transporte. O operador pode pré-seleccionar o modo de funcionamento da transmissão para se adaptar a várias cargas de transporte. Ao mesmo tempo, os sistemas hidráulicos fornecem o fluxo necessário para os sistemas de arrefecimento e accionamento que fornecem o desempenho produtivo necessário para tempos de ciclos rápidos e eficiência de desempenho.

Extremamente potente


Eficientes e inteligentes, os dumpers da Volvo possuem uma relação potência-peso competitiva, engrenagens eficientes, e uma distribuição do peso ideal, permitindo aos operadores cumprir mais rapidamente os objectivos de produtividade. Com um esforço de tracção impressionante, gerado pelo desenho e configuração da unidade motriz completo, os dumpers rígidos R45D, R60D e R70D são as máquinas ideais para atravessar os declives acentuados que existem muitas vezes nos estaleiros de minas e pedreiras. Ao melhorar o binário para o eixo traseiro de baixa relação, a calibração da unidade motriz completa fornece níveis elevados de força de tracção, resultando numa produtividade excelente em pisos com más condições e declives acentuados.



Oferecendo uma boa retenção do material, as carroçarias de alta capacidade resistentes à abrasão são fabricadas em aço com a especificação HARDOX 400 e possuem aquecimento através da tubagem de escape para garantir uma descarga limpa e perdas mínimas de material. Para optimizar a eficiência e a produtividade do estaleiro tanto para os projectos actuais como futuros, os clientes possuem acesso a vários sistemas inteligentes, como a Simulação de Estaleiro da Volvo, que fornece informações sobre as máquinas, opções de frota e configuração do estaleiro. A produtividade do operador é melhorada através de funcionalidades ágeis, como a direcção e controlos ao alcance da mão. Para mais conveniência, o operador pode personalizar o seu conforto com o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado de alta capacidade.

Construído para durar


Os dumpers rígidos da série D não são apenas máquinas produtivas a curto prazo, continuando a trabalhar da mesma forma durante a sua longa vida útil, garantindo uma grande disponibilidade da máquina e uma redução significativa com os custos de manutenção e reparação. Para enfrentar estaleiros com condições difíceis, as máquinas duradouras foram rigorosamente testadas sob condições extremas de trabalho para se alcançar uma elevada longevidade da máquina e dos componentes. Com um design objectivo, os dumpers estão equipados com uma montagem de estrutura que incorpora uma reserva de força estrutural que vai muito para além dos requisitos de todas as condições de estaleiros exigentes. Com uma distribuição equilibrada do peso, graças à montagem central da transmissão, e um centro de gravidade baixo, todos os impactos da carga são distribuídos de forma uniforme pelas rodas. Capaz de suportar tensões estruturais extremas, o chassis de elevada resistência dos dumpers rígidos absorve os choques e vibrações das condições da estrada e dos processos de carga, para uma maior longevidade estrutural e custos operacionais reduzidos com manutenção reduzida.

Os dumpers rígidos são pensados para alcançarem um bom valor a longo prazo, graças aos componentes que melhoram a disponibilidade operacional. A vida útil do sistema de travagem primário é alargada através do retardador da transmissão, uma funcionalidade de série que reduz a velocidade do motor e minimiza a utilização dos travões de pé. Sendo a longevidade dos componentes essencial para um funcionamento a baixo custo, todos os componentes estão protegidos. Por exemplo, o sistema hidráulico possui vários níveis de filtração para estar protegido da contaminação a jusante, aumentando a disponibilidade operacional da máquina. As máquinas também estão equipadas com um modo seguro do motor, que alerta o operador quando o sistema de redução da capacidade nominal de protecção do motor é iniciado. A potência e velocidade do motor são gradualmente reduzidas dependendo do nível de gravidade da condição fora da gama, evitando danos no motor. Os parâmetros do motor incluem temperaturas elevadas do refrigerante, utilizações do pedal de aceleração e nível baixo do refrigerante.

A segurança está em nosso DNA


Desenvolvidos para trabalharem arduamente, os dumpers rígidos da série D possuem também várias funcionalidades para tornar os trabalhos difíceis mais seguros. A partir da cabine com certificação FOPS, equipada com uma estrutura de carroçaria ROPS, o operador possui uma vista de controlo sobre o estaleiro e a área envolvente. O banco do operador, localizado no lado esquerdo da cabine, e o Volvo Smart View, que combina quatro câmaras montadas no exterior para formarem uma vista panorâmica da operação, visível no monitor a bordo, melhoram ainda mais a visibilidade.

Com a segurança incorporada em cada aspecto do design, estas máquinas de elevado desempenho podem deslocar-se para cima e para baixo em declives acentuados ao mesmo tempo que mantém o controlo total da máquina, graças à transmissão, ao retardador dos travões e ao inibidor de descida em ponto morto. O elemento de protecção contra velocidade excessiva abranda automaticamente a máquina para limites de funcionamento seguros, enquanto o inibidor de elevação da carroçaria evita a engrenagem de velocidades superiores quando se desloca com a carroçaria na posição elevada. Várias outras funcionalidades de segurança, como a travagem à prova de falhas e os sistemas de direcção secundários, permitem aquela tranquilidade fundamental.

Facilita a manutenção


Para garantir uma vida útil longa e um tempo operacional máximo, são necessárias inspecções regulares para detectar potenciais problemas antes que se manifestem. O acesso à máquina é seguro e fácil, graças aos degraus antiderrapantes e aos passadiços seguros. Tanto a partir da ampla plataforma como a nível do solo, os técnicos podem aceder de forma segura aos pontos de verificação agrupados de forma conveniente com poucas ferramentas. A transmissão montada a nível central fornece acesso fácil sem ter de remover outros componentes. Dentro da cabine, o operador possui acesso a dados de diagnóstico de alto nível através do painel de instrumentos para uma análise e soluções rápidas.

Se os dumpers necessitarem de mais atenção do que uma inspecção de serviço de rotina, os clientes podem confiar na infraestrutura de técnicos do serviço global da Volvo, nas oficinas e nos concessionários. Combinando conhecimento local com experiência em minas mundial, a Volvo oferece uma boa disponibilidade de peças, os Contratos de Serviço Volvo e relatórios telemáticos da máquina que reforçam ainda mais o compromisso da Volvo em reduzir os custos operacionais dos clientes.


 

Principais especificações:

    R45D R60D R70D
Capacidade de carga útil kg
lb
41 000
90,389
54 500
120,152
65 000
143,300
Volume da carroçaria, SAE 2:1 amontoado m3
yd3
26
34
35
46
41,5
54
Peso líquido kg
lb
36 435
80,325
42 048
92,700
49 573
109,290
Peso bruto kg
lb
77 435
170,715
96 548
212,852
114 573
252,590
Motor   Cummins QSK19-C525 Cummins QSK19-C700 MTU-2000TA
Emissões do motor   Tier 3 / Fase IIIA Tier 3 / Fase IIIA Tier 2 / Fase II 
Potência bruta máxima do motor kW
cv (imp)
392
526
522
700
567
760
... à velocidade de rotação do motor rpm 2 000 2 000 2 100
Máx. Binário máx. SAE J1349 bruta Nm
ft lbf
2 407
1,775
2 981
2,199
3 323
2,451
... à velocidade de rotação do motor rpm 1500 1500 1350
Velocidade máx. km/h
mi/h
65,0
40.4
57,5
35.7
57,0
35.4

Nota: pode transferir as imagens neste comunicado de imprensa clicando aqui.