Ascendum Portugal

5 dicas de manutenção para manter as escavadoras em condições excelentes

Ao realizar verificações de manutenção regulares e utilizando apenas peças originais da Volvo, os proprietários e os operadores podem contribuir para uma maior disponibilidade operacional das suas máquinas.

1. Drenar o separador da água todas as manhãs

Muitas vezes forma-se condensação no motor durante a noite devido à queda da temperatura, por isso, a primeira coisa que o operador deve fazer antes de começar o seu turno de manhã é drenar o separador da água. Se não o fizer, a água pode entrar nos injetores, convertendo-se em vapor e contribuindo para a corrosão. A não execução da drenagem do separador da água é uma das causas mais comuns da falha da escavadora.

Inspeção da subestrutura

2. Verificar a tensão das lagartas uma vez por semana

A tensão das lagartas deve estar sempre um pouco frouxa. Se as lagartas estiverem tensionadas com pouca folga, a pressão pode causar desgaste desnecessário da corrente e das rodas dentadas. Isto pode acontecer se a distância da corrente inferior ao chassis da subestrutura tiver sido medida incorretamente. Esta medição é diferente dependendo do tipo de equipamento, por isso os responsáveis pela inspeção devem sempre consultar o manual do operador.

Escavadora Volvo EC140E

3. Não tocar no filtro do ar até a luz acender na cabina

Manipular o filtro do ar pode fazer com que entrem resíduos para o motor e estas partículas arenosas vão contribuir para o seu desgaste. Quando for altura de limpar o filtro (limpá-lo apenas duas vezes) ou de substitui-lo aparecerá uma luz no painel de instrumentos na cabina. Os operadores ou técnicos que desejam verificar o estado do filtro devem monitorizá-lo através do CareTrack e do MATRIS.

Filtro do kit Volvo Care

4. Adquirir sempre um filtro de substituição da Volvo

Utilizar um filtro contrafeito de qualidade inferior pode fazer com que entre areia para o motor e reduzir a sua vida útil! Menos de 5% do custo total de posse de uma escavadora é destinado ao óleo e ao filtro, por isso não é um custo muito elevado. Os operadores devem tratar a sua máquina como se fosse o seu carro e despender dinheiro onde realmente é importante com peças originais da Volvo.

Líquido refrigerante da Volvo

5. Não misturar outros líquidos refrigerantes com o líquido refrigerante Volvo

A fórmula do líquido refrigerante da Volvo foi cuidadosamente desenvolvida para o melhor desempenho. Misturá-lo com outros líquidos refrigerantes vai fazer com que obtenha uma consistência de gel, que bloqueará a bomba da água e alterará o ponto de ebulição. O líquido refrigerante possui três objetivos importante – lubrificação, evitar a corrosão e refrigeração – por isso é vital que seja capaz de cumprir a sua tarefa, conforme previsto pela Volvo.