CONSTRUCTION EQUIPMENT África

As carregadoras de rodas telecomandadas irão ser testadas quando a Volvo CE receber a primeira rede 5G para a indústria na Suécia

A Telia, a Ericsson e a Volvo Construction Equipment (Volvo CE) lançaram a primeira rede 5G da Suécia para utilização industrial, atualmente nas instalações da Volvo CE em Eskilstuna. A Volvo CE irá então tornar-se numa das primeiras empresas do mundo a usar a tecnologia 5G para testar máquinas telecomandadas e soluções autónomas.

A 5G irá ser usada nas instalações de investigação e desenvolvimento da Volvo CE em Eskilstuna para aperfeiçoamento de soluções para o telecomando de maquinaria de construção e soluções totalmente automatizadas. Também irá ser usada para ajudar a perceber a forma como as máquinas conectadas podem representar um valor acrescentado para o cliente. 

"A automação apresenta diversos níveis e ter a 5G é um apoio técnico importante para conseguirmos impulsionar o desenvolvimento nesta área. Estes ensaios em Eskilstuna irão incluir não só o telecomando de uma carregadora de rodas convencional, como também mais testes do transportador de carga do conceito HX2", afirma Melker Jernberg, Presidente da Volvo CE.

"Verificamos que há um grande interesse na 5G por parte da indústria. A automação de todo o fluxo irá significar novas formas de trabalhar e ganhos mais significativos relativamente à eficiência. Mas conectar máquinas essenciais ao negócio e veículos requer uma solução que consiga lidar com quantidades maciças de dados com conexão assegurada. É isto que a 5G nos pode oferecer. E temos orgulho em liderar o desenvolvimento da 5G na Suécia juntamente com os nossos parceiros," diz Anders Olsson, CEO da Telia Sweden. 

Mesmo com sistemas totalmente automatizados, a intervenção humana continua a ser necessária esporadicamente para fins de controlo. A atual tecnologia de telecomando tem um desfasamento de tempo que dificulta o controlo a alta velocidade ou com elevada precisão. A 5G irá tornar o telecomando mais simples e seguro.

"Com tempos de resposta extremamente curtos, elevada capacidade e um alto nível de acessibilidade para a rede móvel, a tecnologia 5G comercial e normalizada pode ser usada em aplicações como o telecomando de maquinaria pesada em tempo real. Isto abre uma nova janela de oportunidades para maior eficiência, redução de custos e do risco em ambientes perigosos. A 5G permite-nos criar uma sociedade mais segura, eficiente e sustentável. Em colaboração com a Telia e a Volvo CE, estamos agora a pôr em prática a teoria em Eskilstuna. A tecnologia 5G está pronta para ligar o mundo," refere Magnus Frodigh, Chefe de Investigação da Ericsson.

A Volvo CE, a Telia e a Ericsson já tinham colaborado entre si para lançar a última tecnologia visando contribuir para uma mineração mais segura e eficiente e, no verão de 2018, a Volvo CE juntou-se ao programa de parceria 5G da Telia. A Volvo CE espera conseguir aplicar nas suas atividades globais as lições aprendidas a partir dos testes em Eskilstuna. 

"Estamos a fazer testes localmente em Eskilstuna, mas operamos a nível global. As máquina conectadas e as soluções autónomas são o futuro. Podem oferecer aos nossos clientes uma produção e uma logística mais eficientes, maior flexibilidade e trabalho mais seguro. Ao minimizar os potenciais riscos para a segurança e os tempos de inatividade relacionados com setores como a mineração, podemos aproximar-nos do nosso objetivo de zero emissões, zero acidentes e zero paragens não planeadas. Irá ser estimulante ver até onde a 5G nos pode levar nessa jornada", conclui Melker.

Sobre a 5G

Trata-se da rede móvel da quinta geração. Em comparação com a 4G, a 5G é mais rápida, tem um desfasamento de tempo mais curto, maior acessibilidade e consegue lidar com mais dispositivos conectados em simultâneo. Franqueia áreas totalmente novas de aplicação na indústria, nas funções sociais fundamentais e nas nossas vidas quotidianas.