CONSTRUCTION EQUIPMENT África

5 razões pelas quais a análise do óleo é essencial para a sua máquina

O óleo é a força vital de uma máquina. Os controlos regulares ajudam a monitorizar o seu bom estado, algo crucial para manter a máxima disponibilidade operacional e um custo total de propriedade mínimo.

1. Aumenta os lucros

A análise do óleo é uma ferramenta inestimável para aumentar o desempenho da máquina, o que se traduz em maiores lucros. Com base nos dados recolhidos pelos resultados da análise, os clientes conseguem identificar deficiências na máquina e planear a manutenção, o que reduz o risco de paragens forçadas (não planeadas), evita reparações dispendiosas e aumenta a produtividade. 

2. Aumenta disponibilidade operacional

Os laboratórios da Volvo, dotados de equipamento de diagnóstico moderno, fornecem aos clientes um relatório completo sobre o estado da máquina. Depois de uma análise minuciosa, o diagnóstico da máquina fica imediatamente disponível online para os clientes, destacando alertas e oferecendo recomendações de medidas de ação. Graças a estes relatórios, cada peça da máquina é capaz de operar com capacidade máxima e baixo risco de falha, mantendo os níveis de disponibilidade operacional altos.

3. Regista tendências com base no histórico de análise

A análise de amostras do óleo recolhe informações sobre o teor de água/refrigerante e a qualidade das partículas metálicas no combustível. A realização de controlos regulares através da análise do óleo permite registar o histórico de resultados e torna possível aos técnicos do laboratório e aos clientes observar as tendências no desempenho da máquina. 

4. Funciona como sistema de alerta precoce

O combustível suporta componentes cruciais da máquina, incluindo o motor, a transmissão, os eixos, os travões e o sistema hidráulico. Os laboratórios da Volvo, que conhecem as máquinas Volvo em profundidade, conseguem interpretar a funcionalidade destes componentes com base na análise do óleo. Os técnicos conseguem identificar sinais de alerta precoce relacionados com as peças da máquina, o que dá tempo aos clientes para substituir eventuais componentes que sejam suscetíveis de danos ou falha.

5. É uma forma pró-ativa de trabalhar

De uma modo geral, a análise do óleo é a ação mais prática para a sua máquina. É uma excelente ferramenta de planeamento para lhe oferecer um melhor controlo da produtividade, manutenção, potencial falha e prevenção de paragens forçadas.