CONSTRUCTION EQUIPMENT África

5 formas de melhorar a eficiência de combustível da escavadora

A Volvo CE disponibiliza muitos novos serviços e tecnologias para ajudar as empresas a reduzir os gastos com combustível e a tornarem-se simultaneamente mais ecológicas.

Volvo CE excavator fuel efficiency

O combustível é um dos maiores gastos da maioria das empresas de construção. A Volvo CE equipou as respetivas máquinas com tecnologia de poupança de combustível e disponibiliza inúmeros serviços de poupança de combustível. A redução do consumo de combustível, melhorando a eficiência, não só permite às empresas economizar dinheiro como também ajuda a reduzir o seu impacto ambiental. Cada litro de gasóleo poupado representa menos 2,6 kg de dióxido de carbono libertado na atmosfera.

1. Ralenti automático

A função de ralenti automático das máquinas Volvo reduz o consumo de combustível através da comutação automática do motor para o regime de ralenti alto após cinco segundos de inatividade. Isto reduz as rpm do motor e permite economizar combustível. Cinco segundos é o ajuste padrão para a função de ralenti automático, mas pode ser alterado para ativação entre três e vinte segundos. O operador só precisa de tocar num joystick ou pedal para o motor voltar ao regime normal e atingir a potência máxima. Esta função melhora a eficiência de consumo de combustível, sem reduzir a produtividade da máquina.

 

paragem automática do motor

2. Paragem automática do motor

A paragem automática do motor funciona da mesma forma que a função de ralenti automático. Em vez de comutar para o modo de ralenti, o motor da máquina desligará após cinco minutos de inatividade. Após quatro minutos de inatividade, a máquina emite um aviso de que o motor será desligado dentro de 60 segundos. Decorrido o período de 60 segundos, o motor da máquina desliga-se. Esta função ajuda a reduzir as emissões quando a máquina está ao ralenti. Uma máquina pode ficar ao ralenti 40 a 60% do tempo de operação, o que contribui de forma significativa para o consumo de combustível.

 

Modo ECO

3. Modo Eco

Muitas marcas disponibilizam um modo Eco nas respetivas máquinas, no entanto, este geralmente apenas diminui as rpm do motor em 10%. O modo Eco da Volvo CE controla o caudal da bomba para evitar um extravasamento por inércia das válvulas de alívio de sobrecarga, mantendo a eficiência máxima de escavação e rotação. Reduz o caudal e a perda de pressão e melhora o controlo de caudal da bomba, permitindo obter uma melhoria de eficiência de 5%. Ao contrário do que sucede com o modo Eco de outras marcas, a eficiência é aumentada sem diminuir a potência da máquina.

 

Relatório de eficiência do combustível da Volvo CE

4. Relatório de eficiência do combustível

Utilizando os dados do sistema telemático CareTrack, os relatórios de eficiência do combustível da Volvo são uma ferramenta valiosa para ajudar os clientes a maximizar a eficiência de consumo do combustível das respetivas máquinas. Os sensores da máquina monitorizam o consumo de combustível e os relatórios são automaticamente criados através dos algoritmos predefinidos da Volvo e apresentados no formato PDF de leitura fácil. O cliente não precisa de perder tempo a analisar dados confusos, podendo, em vez disso, identificar rápida e claramente áreas onde a eficiência do combustível pode ser melhorada, estabelecer objetivos e monitorizar o progresso.

 

Formação dos operadores no modo Eco da Volvo CE

5. Formação dos operadores no modo Eco

A formação dos operadores no modo Eco da Volvo CE ajuda os operadores experientes a compreender de que forma podem operar a máquina de maneira mais eficiente. O programa incide sobre o consumo de combustível ao ralenti, planeamento das formas mais eficazes para trabalhar e correção da operação e das manobras da máquina. A formação dos operadores no modo Eco pode reduzir o consumo de combustível das empresas em até 50%.

PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Anne Bast

VP Corporate Communication
Volvo Construction Equipment
Sales Region EMEA (Europe - Middle East - Africa)
Tel: + 46 16 5415906
anne.bast@volvo.com

Brian O'Sullivan

SE10
London
Tel: +44 77 333 50307
E-mail: osullivan@se10.com