Construction Equipment Brasil

Volvo CE lança caminhão rígido R60 para mineração e pedreiras

O veículo oferece desempenho, disponibilidade, facilidade de manutenção e bom custo total de propriedade. “O modelo é ideal para o deslocamento de material em pedreiras e mineradoras. O R60 é altamente eficiente, resistente e equipado com a mesma tecnologia de outros modelos de caminhões rígidos Volvo já aprovados em operações ao redor do mundo”, diz Boris Sánchez, head de gerenciamento de produtos e serviços de produtividade da Volvo CE na América Latina.

Com 4,6 metros de altura, 5,9 de altura e 10 metros de comprimento, o modelo tem peso líquido de 44,8 toneladas e capacidade para até 54 toneladas de carga. O R60 se soma à família de caminhões rígidos da Volvo, que oferece também no Brasil o R70D, que movimenta até 65 toneladas de carga, e o R100E (95 toneladas). O R60 é um projeto novo e moderno que privilegia a produtividade e a segurança. Itens como a telemetria, o powertrain atualizado e o desenho da caçamba elevam a eficiência do caminhão. Todos os modelos são fabricados na Escócia e contam com suporte global da marca.

Produtividade e segurança

O novo R60 tem cabine que atende as normas ROPS, de proteção contra tombamento, e FOPS, contra queda de objetos no teto da estrutura. Posicionada à esquerda, a estação do operador oferece visão livre, auxiliada também pelos retrovisores de grande área. O amplo para-brisa amplifica a visão frontal, com uma melhora significativa da segurança da operação. Dentro, uma série de recursos entregam conforto elevado: ambiente climatizado, monitores posicionados ergonomicamente, controles responsivos, assento e volante ajustáveis com suspensão pneumática. O sistema de câmeras Volvo Smart View garante visão panorâmica de 360° da zona de trabalho.

Nova caçamba

A caçamba tem desenho que centraliza a carga, posiciona o centro de gravidade mais próximo do chão e melhora a estabilidade. A suspensão avançada do R60 reduz a transferência de impacto e vibrações do solo para o operador.

Outro recurso importante para a segurança e performance da operação são os dois sistemas para controle em declives. O retardador da transmissão limita o travamento das rodas. E o modulador do freio traseiro ajuda a manter uma rotação controlada do motor. A velocidade máxima é de 61 km/h.

Tecnologia e manutenção

O sistema de pesagem a bordo, o On-Board Weighing, fornece informações sobre a carga útil em tempo real. Outro opcional que intensifica os resultados da operação é o sistema de telemetria para o acompanhamento remoto da operação.

Apesar de gigante, o R60 tem manutenção simplificada. Um exemplo são os pinos e buchas de suspensão. O modelo tem 15 no total, a maior parte de tamanho único. “Facilita a manutenção porque não demanda tamanhos variados em estoque. O R60 tem disponibilidade elevada porque o seu projeto é para um custo de manutenção baixo, com componentes confiáveis e reconhecidos do mercado”, explica Sánchez.

Demanda favorável

“O Brasil passa por um momento em que projetos que estavam parados começam a sair do papel. Isso aumenta a demanda para diversos tipos de máquinas, incluindo caminhões rígidos”, afirma Marcelo Magalhães, head de contas estratégicas (key accounts) da Volvo CE. “Estamos otimistas, não só com o novo R60 mas com o potencial de mercado para toda a linha de caminhões rígidos Volvo”, finaliza o executivo.

Boris Sanchez, head de gerenciamento de produtos e serviços de produtividade da Volvo CE

Marcelo Magalhaes, head de contas estratégicas da Volvo CE

Curitiba, 15 de agosto de 2023

Mais informações:

 Marco Greiffo
Comunicação Corporativa – Grupo Volvo América Latina
Tel: +55 41 3317-7830 / 3317-8736
marco.greiffo@volvo.com