A Volvo CE e a sua cliente, Skanska, estão virando a indústria de extração de cabeça para baixo em um estudo inovador para criar a primeira pedreira "livre de emissões" do mundo. Com base na experiência em eletromobilidade e automação do Grupo Volvo, o projeto de pesquisa, denominado ‘Electric Site’, visa eletrificar cada estágio do transporte em uma pedreira – da escavação à britagem primária e do transporte à britagem secundária – embora uma quantidade insignificante de energia a diesel ainda vá ser usada. Os benefícios de eficiência, segurança e meio ambiente do sistema são definidos para impactar os clientes e a sociedade em geral.
A viabilidade do projeto de pesquisa ‘Electric Site’ foi testada ao longo de 10 semanas na pedreira Vikan Kross da Skanska, perto de Gotemburgo, na Suécia. Os resultados são ainda melhores do que o esperado. Os testes mostraram uma redução de 98% nas emissões de carbono, uma redução de 70% no custo de energia e uma redução de 40% no custo de operador. Os resultados também indicam que o projeto ‘Electric Site’ dá um grande passo à frente para ajudar a Volvo CE a alcançar sua visão de futuro, onde os locais de trabalho são dez vezes mais eficientes, com zero acidentes, zero paradas não planejadas e zero emissões.
Juntos, esses resultados dão suporte ao potencial de redução de 25% no custo total das operações. Porém, nesta fase, a redução do custo total das operações é apenas uma previsão. Como as máquinas-protótipo fazem parte de um projeto de pesquisa e não estão disponíveis no mercado, é impossível passar um valor certo.
O ‘Electric Site’ faz parte do Concept Labs . A Volvo CE se uniu à Skanska Suécia, à Agência de Energia Sueca e duas universidades suecas – a Universidade de Linköping e a Universidad de Mälardalen– em outubro de 2015, para colaborar no projeto de 203 milhões de coroas suecas.
A Volvo CE está coordenando o projeto e é responsável pelo desenvolvimento das máquinas e sistemas. A Skanska Suécia está fornecendo soluções logísticas, relevância da aplicação e conhecimento sobre o local de trabalho. A Agência Sueca de Energia está ajudando a financiar o projeto e as universidades estão realizando pesquisas. Dois alunos de doutorado estão examinando o envelhecimento da bateria e o gerenciamento de energia para veículos elétricos, bem como a segurança funcional.
A Vikan Kross é a segunda maior pedreira da Skanska. Ele está localizado em Gotemburgo, na Suécia. Está em operação desde o início dos anos 1960 e desempenha um papel importante no desenvolvimento da região. A pedreira Vikan Kross produz materiais pétreos em vários tamanhos para projetos de construção de estradas. Também vende materiais para fábricas de asfalto e concreto. A pedreira fornece materiais para seis fábricas de concreto na região de Gotemburgo. Na maior parte, isso inclui materiais de pedra, como pedra em cubos para a produção de concreto. Nos últimos 20 anos, uma média de 1,25 milhões de toneladas foram extraídas lá por ano. Em um dia normal, são produzidas 6.000 toneladas de material.
8 pequenos protótipos HX02 autônomos, transportadores de carga bateria-elétricos transportam o material do britador móvel primário até o britador estático secundário.
Mais informações sobre este conceitoO britador principal no canteiro da Skanska é carregado pelo protótipo de escavadeira de 70t EX01 de alimentação dupla e conectada a cabo.
Mais informações sobre este conceito (PDF, 411,4 KB)As pilhas de material no canteiro de obras são organizadas pela LX01, o protótipo de carregadeira de rodas híbrida elétrica da Volvo CE.
Mais informações sobre este conceitoCONHEÇA UWE MÜLLER, O GERENTE DE PROJETOS CHEFE DA VOLVO CE PARA O ‘ELECTRIC SITE’
Para obter resultados fantásticos, é necessário trabalhar em conjunto. Uwe Muller, gerente de projeto chefe do Electric Site explica a importância do trabalho em equipe e do aprendizado a partir de erros.
CONHEÇA JOAKIM KÄPYNEN, GERENTE DE PRODUÇÃO DA SKANSKA POR TRÁS DO PROJETO DE PESQUISA
O que podemos aprender com o projeto Electric Site? Joakim Kapynen, Gerente de Projetos da Skanska, nos diz que o futuro é autônomo.
O ELECTRIC SITE TEM QUE ELETRIFICAR CADA ESTÁGIO DO TRANSPORTE EM UMA PEDREIRA
Para sermos neutros em carbono, temos que trabalhar juntos. Veja como a Volvo CE e a Skanska estão dando passos gigantes para reduzir sua pegada de carbono na inauguração do canteiro de obras elétrico.
VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O ELECTRIC SITE?
Descubra como a eletrificação, a automação e a conectividade estão trabalhando lado a lado para cortar custos e carbono na indústria de agregados. Quais são os objetivos do Projeto Electric Site?