Ascendum Portugal

Volvo P4820D: do centro urbano para a zona interurbana

A nova P4820D ABG compacta apresenta características que costumam ser mais comuns nas pavimentadoras Volvo de maior porte, permitindo-lhe executar tanto pequenas empreitadas nos centros urbanos como projectos interurbanos de maior envergadura. E com larguras de pavimentação entre 2 m e 6,5 m, é uma máquina compacta com um grande potencial.

Volvo P4820D: do centro urbano para a zona interurbana

A nova P4820D ABG da Volvo Construction Equipment é uma pavimentadora extremamente versátil, capaz de executar a maioria das aplicações, desde a pavimentação de passeios, áreas de estacionamento, caminhos de acesso privados, estradas urbanas e interurbanas, estradas de gravilha a estradas nacionais e até mesmo auto-estradas. A P4820D ABG é facilmente manobrável e utiliza tecnologia de pavimentação de ponta, o que faz com que seja perfeita para uma grande variedade de trabalhos.

As dimensões compactas da P4820D ABG significa que é possível transportar outro equipamento no mesmo veículo. Para conseguir uma altura de transporte menor, o tejadilho e o tubo de escape são facilmente levantados e rebaixados, evitando desvios quando tem de se passar em pontes ou túneis a caminho do estaleiro.

A grande capacidade da tremonha permite um fornecimento ininterrupto do material, que mantém a pavimentadora a mover-se a uma velocidade constante e reduz as paragens e arranques, o que se traduz num acabamento mais liso e homogéneo. Um avental dianteiro hidráulico ajuda a esvaziar a área dianteira da tremonha para evitar derrames e limpeza manual.

Construída para durar, a substrutura de design comprido da Volvo da P4820D ABG – com um sistema automático de tensão dos rastos – foi melhorada para oferecer mais fiabilidade. As novas almofadas dos rastos de aparafusar com uma corrente dos rastos com lubrificação vitalícia oferece um melhor contacto com o solo em comparação com marcas da concorrência

Fácil controlo
Um sistema electrónico de gestão da pavimentadora (EPM) avançado optimiza a pavimentadora para a realização de aplicações específicas e aumenta o controlo geral da máquina, permitindo aos operadores concentrarem-se no seu trabalho. A função de gestão das definições da P4820D ABG permite aos operadores armazenar e guardar definições personalizadas para projectos individuais, obtendo uma qualidade consistente dos trabalhos. Ao executar projectos de pavimentação semelhantes, o operador pode aceder aos parâmetros guardados no EPM 3, simplificado a configuração inicial a máquina para começar os trabalhos de pavimentação de forma rápida. Depois de a pavimentação estar em curso, podem ser realizadas afinações para optimizar o desempenho e a produtividade.

O operador usufrui de uma visibilidade total e desimpedida em volta da pavimentadora, tremonha, canal do parafuso helicoidal e mesa para uma visão mais clara, aumentando o desempenho e a qualidade de pavimentação. A zona de comando cómoda reduz a fadiga do operador, permitindo uma operação mais longa e com maiores níveis de concentração, enquanto a plataforma nivelada reduz o risco de tropeço. O revestimento antiderrapante do chão da plataforma e os corrimãos oferecem estabilidade ao andar em volta da máquina.

Pavimentação com eficiência de combustível
A Volvo utiliza tecnologia que reduz o consumo de combustível e aumenta a eficiência da máquina. Os motores Fase IV e Fase IIIA da Volvo são potentes e eficientes, tendo sido concebidos para reduzir o consumo de combustível e aumentar a produtividade. O novo sistema inteligente electrónico da Volvo integra o modo Eco predefinido que se ajusta à potência do motor durante a pavimentação, aumentando dessa forma a vida útil do motor e dos componentes. O modo Eco pode reduzir o consumo de combustível em até 30%, para uma pavimentação mais eficaz e mais eficiente, enquanto o EPM 3 monitoriza o consumo de combustível médio, mostra o gasto diário de combustível e a autonomia de combustível restante.

Todas as pavimentadoras Volvo foram concebidas para funcionar com níveis de ruído extraordinariamente baixos. Ao ajustar a potência do motor às necessidades efectivas, o modo Eco reduz ainda mais os níveis de ruído. Esta característica é particularmente útil em ambientes urbanos ou zonas residenciais onde são aplicáveis limites relativos ao ruído. A ventoinha de arrefecimento de accionamento hidráulico e controlo electrónico regula a velocidade de acordo com as necessidades, reduzindo o consumo de combustível e ainda mais o nível de ruído.

O sistema hidráulico da pavimentadora adapta-se ao motor Volvo para proporcionar um elevado desempenho, baixo consumo de combustível, assim como níveis de emissões e de ruído baixos. O controlo inteligente da velocidade do motor não permite apenas obter uma máquina altamente eficiente, como também conserva potência de reserva suficiente para realizar facilmente as mais difíceis tarefas. O sistema hidráulico oferece o mesmo desempenho potente mas com menos gasto de combustível.

Seis luzes de trabalho LED de série ajudam a trabalhar em condições de baixa luminosidade. Duas luzes iluminam a zona à frente da máquina, duas a zona atrás da máquina e duas luzes adicionais aumentam a visibilidade e o desempenho. A configuração das luzes pode ser opcionalmente aumentada utilizando 10 luzes LED ou luzes do tipo balão.

Mesas líderes no sector
As mesas Volvo foram concebidas para oferecer a melhor qualidade, uniformidade e regularidade de pavimentação. Versáteis e eficazes em larguras de pavimentação até 6,5 metros, estas mesas líderes do sector conseguem trabalhar uma grande variedade de materiais. E graças à obtenção de um grau máximo de pré-compactação, o trabalho de passagem com o rolo é significativamente reduzido.

Duas unidade de comando montadas na mesa oferecem ao operador fácil acesso às definições de ajuste e da mesa. A unidade de comando da mesa (SCU) permite ao operador controlar facilmente as funções da mesa, assim como o fluxo de material. A SCU remodelada é flexível e pode ser rodada em qualquer direcção e movida para cima e para baixo para uma utilização mais fácil.

As extensões permitem aos trabalhadores satisfazer os diferentes requisitos das obras e podem ser adicionadas (ou removidas) em poucos minutos, sem recorrer a ferramentas especiais, graças ao sistema de engate rápido da Volvo. As mesas Volvo têm quatro tubos guia para cada extensão hidráulica. Os tubos rígidos funcionam em conjunto para impedir que as extensões da mesa sofram torções quando forças elevadas são exercidas sobre elas. Tal permite obter uma superfície pavimentada regular e consistente.

As barras da mesa compactadora podem ser aquecidas electricamente para um melhor desempenho e um acabamento liso e regular. A barra compactadora completamente temperada aumenta significativamente a vida útil do componente. As barras compactadoras são facilmente substituídas, aumentando a disponibilidade operacional, ao mesmo tempo que mantêm a eficiência de pré-compactação.

Assistência de ponta
Para manter a eficiência e a longevidade das máquinas, a Volvo disponibiliza uma série de características que aumentam a vida útil dos componentes para assegurar uma manutenção regular, rápida e fácil. O EPM 3 pode apresentar um sistema de gestão automático, que notifica o operador quando é necessária ou está programada uma manutenção. Alerta os operadores para as necessidades a nível da manutenção de rotina, verificações diárias, requisitos de intervalos de manutenção mais longos e manutenções em falta. O sistema armazena informações e guarda um registo do historial de manutenção. Adicionalmente, o sistema de informação da máquina a bordo, MATRIS, suporta uma operação optimizada ao registar as características das atividades e ao identificar oportunidades de melhoramento – resultando numa melhor economia e menor desgaste. Os concessionários Volvo podem fornecer uma análise especializada das actividades de operação da máquina através desta ferramenta.

O acesso de serviço melhorado a partir da plataforma facilita a manutenção, reduz as paragens forçadas e minimiza os custos operacionais. Todos os trabalhos de rotina diários a nível de manutenção e abastecimento podem ser realizados rapidamente a partir da plataforma, poupando tempo e trabalho aos operadores.

Especificações principais:
p4820D-specs-ptFim.

Para mais informações, queira visitar: www.volvoce.com/press

Ou contactar:
Thorsten Poszwa
Diretor, Comunicação Externa
Volvo Construction Equipment
Tel.: int +32 490 65 96 68
E-mail: thorsten.poszwa@volvo.com
Twitter: http://twitter.com/VolvoCEGlobal

Brian O'Sullivan
SE10
Londres
Tel.: int +44 77 333 50307
E-mail: osullivan@se10.com