Ascendum Portugal

Volvo oferece o Compact Assist com cálculo da densidade do asfalto em tempo real

Com a tecnologia de mapeamento da densidade em tempo real da Volvo Construction Equipment, líder na indústria, vai deixar de trabalhar com suposições e obter um desempenho preciso e uma produtividade imbatível.

Volvo oferece o Compact Assist com cálculo da densidade do asfalto em tempo real

A Volvo Construction Equipment introduziu o Compact Assist – juntamente com o Volvo Co-Pilot – em cilindros compactadores Volvo selecionados. A tecnologia está disponível em dois pacotes: Volvo Intelligent Compaction e Intelligent Compaction with Density Direct. Para além do mapeamento das passagens, mapeamento da temperatura e do armazenamento de dados, os sistemas Volvo Intelligent Compaction e Intelligent Compaction with Density Direct incluem a primeira tecnologia de mapeamento da densidade em tempo real da indústria. Ambos os pacotes incluem o Volvo Co-Pilot, o mostrador a bordo fácil de utilizar que fornece dados claros e detalhados relacionados com o trabalho, garantindo um desempenho preciso.

"O mapeamento da densidade tem sido descrito como o elemento de mudança da compactação. Foi mesmo dito que a primeira empresa a introduzir a tecnologia seria aquela que iria revolucionar de forma radical a indústria da pavimentação, e foi exatamente isso que a Volvo fez," disse o Dr. Fares Beainy, engenheiro de investigação na Volvo Construction Equipment. "Graças ao Intelligent Compaction with Density Direct, os operadores possuem acesso em tempo real à métrica que, em última análise, determina o sucesso do seu trabalho, ou seja, a densidade.

Defina a densidade e comece o trabalho
Na aplicação Intelligent Compaction with Density Direct existe um ecrã de calibração, onde
o utilizador define a densidade-alvo para o projeto. Depois de estar totalmente calibrado com dados específicos à aplicação, a tecnologia patenteada da Volvo faz um cálculo da densidade, que possui uma margem de erro de 1,5% em relação à amostragem, fornecendo uma leitura em tempo real dos valores da densidade em todo o tapete.
Com estes dados em tempo real, o operador tem a possibilidade de fazer os ajustes necessários enquanto o asfalto está a ser aplicado. Isto não só diminui a ocorrência de densidades desadequadas que aumentam os custos do projeto, como também reduz o tempo despendido a recolher amostras, melhora a qualidade e proporciona uma maior uniformidade em comparação com os medidores de densidade nucleares. As calibrações também são armazenadas no Volvo Co-Pilot, para que os operadores possam atribuir calibrações a determinados elementos de um trabalho, podendo mudar rapidamente entre calibrações para satisfazer os requisitos de elementos específicos do mesmo.

Interface fácil de utilizar
O Volvo Co-Pilot apresenta um mapa da densidade, mostrando cada metro quadrado de asfalto compactado com uma cor que representa a densidade, e fornece uma leitura numérica da densidade em tempo real visualizada no canto do ecrã. Tanto o Volvo Intelligent Compaction como o Intelligent Compaction with Density Direct apresentam a temperatura em tempo real e dados do mapeamento das passagens. Utilizando um monitor a cores de 10 polegadas, a função de mapeamento das passagens capta cada passagem e sobreposição do rolo do cilindro compactador com uma cor individual, permitindo ao operador detetar facilmente falhas e trabalhar no sentido de manter uma cobertura uniforme. O mapeamento da temperatura fornece ao operador um "mapa" da temperatura que mostra o percurso do cilindro compactador sobreposto com última temperatura da superfície registada.

volvo-operator-friendly-interfaceArmazenamento de dados e GPS
Os dados recolhidos no mapeamento das passagens, no mapeamento de temperatura e no mapeamento da densidade são armazenados no disco duro interno de 14 GB do Volvo Co-Pilot, que fornece espaço suficiente para sete meses de registo de dados, podendo também ser feita uma cópia de segurança dos mesmos num dispositivo USB e visualizados no formato VETA. Com GPS Diferencial opcional, os dados recolhidos estão associados a informações de localização precisas com uma margem de erro de 20 mm. Para além do Volvo Co-Pilot, ambos os pacotes Volvo incluem sensores de temperatura de infravermelhos montados na dianteira e na traseira.

Testado e comprovado de forma independente
O Density Direct foi desenvolvido e testado como parte do US FHWA Highways for LIFE Technology Partnerships Program. A tecnologia foi utilizada em vários projetos de pavimentação com asfalto sobreposto e de profundidade total e mais tarde avaliada por utilizadores independentes em estaleiros em todo o país. Os resultados foram supervisionados por investigadores da Universidade do Oklahoma e mostraram que os cálculos do Density Direct comprovadamente tinham uma margem de erro de 1,5% em relação à amostragem, em todas as medições nos 180 locais de teste.

O Volvo Intelligent Compaction e o Intelligent Compaction with Density Direct estão disponíveis nos novos cilindros compactadores de asfalto da Volvo, incluindo o DD105. A disponibilidade do serviço pós-venda para os cilindros compactadores da Volvo terá lugar no futuro, exclusivamente através dos concessionários Volvo Construction Equipment.
 
Fim.

Para mais informações visite: www.volvoce.com/press.

Ou contacte:
Thorsten Poszwa
Diretor, Comunicações Externas
Volvo Construction Equipment
Tel.: int +32 490 65 96 68
E-mail: thorsten.poszwa@volvo.com
Twitter: http://twitter.com/VolvoCEGlobal

Brian O'Sullivan
SE10
Londres
Tel.: int +44 77 333 50307
E-mail: osullivan@se10.com