Ascendum Portugal

Chegue mais longe com a nova escavadora de rodas Volvo da série E

Desenvolvida com base num design comprovado, a escavadora de rodas EW220E da Volvo Construction Equipment combina conforto, resistência e movimentos precisos para um desempenho extremo.

volvo wheeled excavator ew180e

A EW220E vem juntar-se à linha de escavadoras de rodas da Volvo Construction Equipment, ostentando todas as características conhecidas da sua irmã mais pequena, a EW180E, e muito mais. Execute aplicações exigentes com facilidade graças à nova lança dupla de serviço pesado com uma grande capacidade de elevação. Além disto, esta potente máquina pode alcançar materiais a mais de 10 metros.

Impressionante sobre rodas

A EW220E pode executar uma grande variedade de tarefas graças às várias configurações flexíveis e implementos. A máquina está disponível de fábrica em dois estilos, ou seja, homologada para a estrada ou todo-o-terreno (neste caso com um contrapeso mais pesado). Os clientes podem também escolher entre uma seleção de pneus de alta qualidade, disponíveis em rodado simples e duplo, conforme as condições do piso. O motor de deslocação comprovado fornece a força de tração necessária para subir declives ou deslocar-se em pisos irregulares, enquanto o Sistema de Suspensão da Lança (BSS) opcional, automaticamente acionado aos 5 km/h (3,11 mph), absorve os choques e reduz os transbordamentos.

A escavadora de rodas da série E pode ser personalizada com vários implementos da Volvo, concebidos especificamente para proporcionar tempos de ciclo melhorados e eficiência em termos de combustível. Os novos baldes para valas são o parceiro ideal para atividades de paisagismo, modelação de inclinações ou manutenção de valas, enquanto o mecanismo de rotação/inclinação ("Tiltrotator") Steelwrist® instalado de fábrica proporciona um controlo inigualável. Para tirar todo o proveito da máquina, as linhas auxiliares opcionais fornecem um fluxo e pressão otimizados quando utiliza implementos que exigem um fluxo de sentido único ou de dois sentidos.

O operador não só pode mudar rápida e facilmente os implementos no estaleiro, como também os pode transportar com toda a facilidade entre estaleiros. O engate de reboque opcional pode puxar reboques até três toneladas – ou oito toneladas com travões de inércia – e pode ser instalado nos estabilizadores ou na lâmina paralela. Os operadores podem também transportar todas as ferramentas necessárias numa caixa de ferramentas de gaveta especial, que desliza para fora da substrutura. Introduzida pela primeira vez pela Volvo, a caixa de ferramentas pode transportar até 130 kg. Os separadores da caixa, que podem ser ajustados para cinco posições diferentes, ajudam o operador a manter-se organizado, enquanto que um limitador mecânico impede que a gaveta saia para fora durante o transporte ou utilização.

Conforto e controlo

Com visibilidade a 360º dominante e interface ergonomicamente posicionada, não é de admirar que a cabina Volvo com certificação ROPS seja líder na indústria. Especialmente desenhada, a cabina possui uma área generosa para as pernas e espaços de arrumação amplos, porque um operador confortável é um operador produtivo.

Para mais conveniência, o Comfort Drive Control (CDC) proporciona ao operador a oportunidade de dirigir a máquina utilizando apenas o rolo na alavanca de comando, até aos 20 km/h (12 mph) – uma nova funcionalidade para a gama de escavadoras de rodas da Volvo. Específico à EW220E, a coluna de direção pode ser retirada para mais conforto. O operador pode depois controlar toda a máquina – incluindo o mecanismo de rotação/inclinação, a lâmina e os estabilizadores – utilizando apenas as alavancas de comando.

Para além das câmaras de visualização traseira e lateral de série, a EW220E pode também ser equipada com a opção Volvo Smart View – três câmaras acopladas ao chassis cujas imagens são combinadas para apresentar uma vista panorâmica em tempo real do cenário de trabalho e ajudar a navegar em situações difíceis. Este sistema pode ser integrado no visor da máquina ou como ecrã independente.

Para que entrar e sair da máquina seja fácil e seguro, os corrimões e degraus possuem cores vibrantes, e pode ser instalada uma "luz de boas-vindas" – controlada à distância – como opção, ajudando a orientar os operadores em situações de luminosidade reduzida.

escavadora de rodas Volvo ew180e

Feita para estar em movimento

Equipada com um potente motor Tier 4 Final Volvo, que proporciona um binário elevado a baixas rotações, a EW220E oferece um desempenho superior. Para reduzir o consumo de combustível ao mesmo tempo que mantém a produtividade, o modo ECO é automaticamente ativado. Este aspeto é intensificado pelo ralenti automático e a desativação automática do motor, que é acionada após um período de tempo predefinido, ajudando também a reduzir o desgaste da máquina.

A escavadora de rodas foi concebida e testada para ter os padrões mais elevados de eficiência e fiabilidade. A subestrutura desenvolvida para durar oferece uma distância ao solo elevada quando conduz em piso duro irregular, enquanto os eixos robustos – equipados com oscilação de eixo dianteiro automática ou controlada pelo operador – oferecem resistência em aplicações exigentes.

Para uma utilização mais estável e mais eficiente, a EW220E pode ser equipada com o travão de escavação automático, introduzido pela primeira vez pela Volvo há mais de 10 anos. A opção inteligente aciona automaticamente o travão de pé e bloqueia a oscilação quando a velocidade da máquina é zero.

Para manter a máquina operacional, a EW220E foi desenvolvida a pensar na facilidade da manutenção. Em toda a gama de escavadoras de rodas da série E, os pontos de lubrificação foram agrupados e os filtros colocados atrás de amplas aberturas do motor, todos acessíveis a partir do solo. Com acesso melhorado a áreas como os radiadores e a rede, a manutenção é facilitada, ajudando os operadores a manter o rumo certo, mesmo quando estão sobre rodas.

A Volvo também oferece vários serviços pós-venda para evitar imobilizações não programadas. Soluções como as Peças Genuínas Volvo, monitorização da máquina ou planos de manutenção ajudam a garantir que as escavadoras de rodas maximizam o retorno do investimento para os seus proprietários.

 


Principais especificações da EW220E T4f

Motor

Volvo D6J

Peso em ordem de marcha

kg

22180

lb

48898,4716

Potência bruta

kW

129

cv (imp)

172,99158

... à velocidade de rotação do motor

rpm

1800

Capacidade do balde

m3

1

yd3

1,307951

Capacidade máx. de elevação

kg

8500 dianteira/4800 lateral

lb

-

... no limite de alcance/altura

m

6 / 1,5

ft

20 / 5

Alcance máx. de escavação

mm

10150

ft in

33'4"

Profundidade máx. de escavação

mm

6310

ft in

20'8"

Força de desagregação (ISO) (Normal)

kN

132

lbf

29674,7748

Força de desagregação (ISO) (aumento de potência)

kN

117

lbf

26302,6413

Velocidade máxima

km/h

30

mi/h

18,641136