Ascendum Portugal

Volvo Dig Assist: Não poderia passar um dia sem ele

Patrik Ekström, operador da LMBab, diz que a funcionalidade Dig Assist da Volvo para as escavadoras melhorou o seu trabalho de forma impressionante. Um exclusivo da Volvo, o novo sistema fácil de utilizar ajuda os operadores a concluir as tarefas de escavação de forma segura, precisa e muito rapidamente.

Quando a construtora sueca LMBab adquiriu, no verão passado, a nova escavadora de rodas de raio de viragem curto EWR150E para a adicionar à sua frota de máquinas Volvo, quis também experimentar o novo Volvo Co-Pilot com o Dig Assist. Seis meses depois o empreiteiro não está desiludido.

Com o Volvo Co-Pilot, os sensores da pressão e da posição de alta precisão enviam dados operacionais em tempo real para um ecrã táctil a cores Android de 10 polegadas na cabina e para a nuvem.

Dependendo se o cliente opta pela versão 2D, In-field Design ou 3D, a função Dig Assist permite aos operadores definir profundidades ou níveis de inclinação a alcançar, ou mesmo formas 3D complexas, e monitorizar o progresso do trabalho, recebendo alertas quando os parâmetros pretendidos são satisfeitos.

A LMBab utiliza atualmente a versão 2D mas pretende fazer uma atualização. “Escavamos e planeamos canais de água e estradas, e a funcionalidade Dig Assist ajuda-nos nessas tarefas,” afirma o operador Patrik Ekström. “É simples e eficaz. Acho que vamos agora atualizar para a versão 3D.”

MAIS SEGURANÇA NO ESTALEIRO

O Dig Assist não só ajuda a melhorar a precisão e a produtividade, como também a segurança. Pode eliminar a necessidade do operador ter de sair da cabina para verificar manualmente as granulometrias ou os nivelamentos – ou dos técnicos terem de assinalar o local de escavação. Por seu lado, o sistema de pesagem a bordo reduz grandemente o risco de sobrecarga da máquina.

GESTÃO FÁCIL DA FROTA

Como as informações da máquina são também enviadas para a nuvem, o Dig Assist é útil não só para os operadores mas também para os gestores de frotas. Dados como a tonelagem total movida por dia, o peso da carga do balde e o tempo ao ralenti fazem com que seja fácil para os gestores de frotas identificar áreas onde a eficiência ou a produtividade podem ser melhoradas, assim como definir metas.

“Regista os dados e permite-nos analisá-los sempre que quisermos,” explica Ekström.

O Volvo Co-Pilot com o Dig Assist está disponível nas escavadoras de rastos – EC220E, EC250E e EC300E – e nas escavadoras de rodas – EW160E, EWR150E e EWR170E – na categoria de peso de 15 a 30 t.

Desde que utiliza a EWR150E com o Volvo Co-Pilot e o Dig Assist, Ekström não quer voltar para a sua forma antiga de trabalhar. “O sistema é muito bom e, honestamente, já não poderia passar um dia sem ele,” conclui.