Ascendum Portugal

Volvo CE revela a escavadora e a pá carregadora de rodas compactas elétricas na Bauma

A Volvo Construction Equipment revelou duas máquinas com emissões zero – a escavadora ECR25 e a pá carregadora de rodas L25 – da sua nova gama de máquinas compactas elétricas.

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) está a cumprir a sua promessa de “Building Tomorrow” com a revelação das suas primeiras escavadoras e pás carregadoras de rodas compactas e elétricas comerciais de zero emissões, na Bauma, em Munique. As máquinas, que são as primeiras a ser apresentadas de uma nova gama elétrica de escavadoras e pás carregadoras de rodas compactas da marca Volvo, emitem zero emissões de escape, possuem níveis de ruído significativamente reduzidos, custos energéticos reduzidos, eficiência melhorada e menos requisitos de manutenção, em comparação com as suas homólogas convencionais. A partir de meados de 2020, a Volvo CE vai começar a lançar a sua gama de escavadoras (EC15 a EC27) e de pás carregadoras de rodas (L20 a L28) compactas elétricas, descontinuando o desenvolvimento de novos motores a diesel nestes modelos.

Funcionamento elétrico

Para tornar as ECR25 e L25 em veículos elétricos, os motores a combustão foram substituídos por baterias a iões de lítio. A ECR25 está equipada com baterias de iões de lítio e um motor elétrico que alimenta a hidráulica para acionar a máquina e o implemento. As baterias da máquina armazenam energia elétrica suficiente para alimentar a ECR25 durante oito horas nas suas aplicações mais comuns, como os trabalhos em serviços públicos. A L25 incorpora baterias de iões de lítio que permitem oito horas de funcionamento nas aplicações regulares da máquina, incluindo trabalhos em infraestruturas ligeiras, jardinagem, paisagismo e agricultura. A L25 também incorpora dois motores elétricos dedicados, um para o conjunto propulsor e outro para o sistema hidráulico. O desacoplamento dos subsistemas resultou numa maior eficiência em ambos os sistemas e em toda a máquina. Tanto a ECR25 como a L25 possuem carregadores integrados que permitem o carregamento noturno através de uma tomada doméstica normal. Também estará disponível uma opção de carregamento rápido, que exige um acesso à rede mais potente.

“A ECR25 e a L25 são máquinas revolucionárias que demonstram o compromisso da Volvo CE com a tecnologia do futuro,” afirma Scott Young, Diretor de Eletromobilidade e Automação. “Como as máquinas são elétricas, não são libertadas partículas, óxido de azoto ou dióxido de carbono para o ambiente. Isto, juntamente com o facto de que possuem níveis de ruído extremamente baixos, torna-as ideais para utilização em cidades e áreas densamente povoadas.”

Do conceito à realidade

O lançamento da ECR25 e da L25 é a consequência das reações positivas às máquinas conceito dos últimos anos da Volvo CE. Estas incluem o protótipo EX2 da escavadora compacta totalmente elétrica e o protótipo LX2 da pá carregadora de rodas compacta elétrica. “Apesar da ECR25 e da L25 serem máquinas diferentes, as lições aprendidas com estes projetos de investigação ajudaram a desenvolver as bases para a nova gama de máquinas compactas elétricas,” explica Young. “A tecnologia que temos vindo a desenvolver está agora suficientemente robusta, e se a isto juntarmos as alterações no comportamento do cliente e o ambiente regulamentar mais exigente, esta é a altura certa para lançar as nossas máquinas compactas elétricas.”

Agora que as primeiras máquinas compactas elétricas foram reveladas, várias máquinas serão utilizadas e testadas pelos clientes em projetos-piloto antes do início da produção em meados de 2020.

Inovar para um futuro sustentável

“A revelação das nossas primeiras máquinas elétricas comerciais constitui um momento importante no percurso da Volvo CE na direção de um futuro mais sustentável,” diz Melker Jernberg, Presidente da Volvo CE. “Em sintonia com o foco estratégico do Grupo Volvo na eletromobilidade em todas as áreas de negócio, estamos a conduzir a liderança na eletromobilidade e a fornecer soluções sustentáveis que apoiam o sucesso do cliente. A eletrificação do equipamento de construção produzirá máquinas mais limpas, mais silenciosas e mais eficientes – isto representa o futuro da nossa indústria.”

Para mais informações visite: https://www.volvoce.com/global/en/this-is-volvo-ce/what-we-believe-in/innovation/electrifying-the-future.

Imagem 1: As duas máquinas de emissões zero são ideais para utilização urbana.
Imagem 2: Apresentação da ECR25 elétrica.
Imagem 3: Apresentação da L25 elétrica.