Ascendum Portugal

Volvo CE adquire a empresa de aplicações especiais CeDe

Assinado acordo para a aquisição de especialista sueco em adaptação de máquinas de baixo volume

Volvo CE aquires CeDe group

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) anunciou que vai adquirir o parceiro de aplicações especiais, o Grupo CeDe, por um valor não divulgado. O Grupo CeDe está sediado em Malmo, Suécia, e o contrato – que deverá entrar em vigor em meados de março – incluirá a sua propriedade intelectual, as operações, outros ativos e os funcionários (cerca de 45 trabalhadores a tempo inteiro). Como os volumes anuais produzidos são relativamente baixos, o contrato não terá um efeito material nas receitas ou na posição financeira da Volvo CE.

O Grupo CeDe possui uma boa reputação na Escandinávia como adaptador de baixo volume de máquinas de construção e para minas para aplicações especiais. Trabalhando para vários OEM importantes, incluindo a Volvo CE e os seus concessionários, as adaptações incluem o desenvolvimento de novas carroçarias para dumpers (por exemplo, combustível, água, resíduos), conversões de carris para escavadoras de rodas, assim como conversões para aplicações mineiras em subsolo, entre outras.

A empresa foi criada em 2000 e tem as suas raízes no negócio de escavadoras original da Volvo, a Åkerman.

Especialista consolidado e independente

No âmbito da posse da Volvo CE, a visão é que a CeDe permaneça um negócio ágil, empreendedor e independente. A Volvo CE disponibilizará as suas consideráveis competências à empresa e adicionará recursos adicionais para lhe permitir expandir o seu alcance no mercado e as bases de clientes e, desta forma, tornar-se num líder europeu na sua área especializada. Sendo um parceiro consolidado, vai também apoiar os objetivos da Volvo CE para expandir a sua oferta de produtos em novos segmentos e aplicações, assim como constituir um parceiro apto a fornecer protótipos e séries de produção de baixo volume. A empresa vai continuar a fornecer e a expandir os seus serviços de engenharia junto de clientes exteriores à Volvo CE.

“Esta aquisição faz sentido a vários níveis estratégicos,” refere o Presidente da Volvo CE, Melker Jernberg. “A CeDe já provou que possui um profundo talento em engenharia na adaptação das nossas máquinas para aplicações especializadas. Esta relação mais próxima vai permitir à Volvo CE aumentar as suas ofertas de produtos e, ao mesmo tempo, impulsionar a capacidade da CeDe para se expandir para novos mercados e segmentos, tanto com a Volvo CE como com os seus outros clientes OEM.”

O Diretor Executivo do Grupo CeDe, Krister Johnsson, é da mesma opinião, afirmando: “Estamos extremamente satisfeitos por passar a fazer parte da família de empresas da Volvo CE. A juntar à nossa já longa e proveitosa relação com a Volvo CE, assim como o profundo conhecimento que temos dos seus produtos, estamos entusiasmados com as oportunidades agora apresentadas para desenvolver os nossos serviços e expandir o nosso alcance a novos mercados.”