Ascendum Portugal

Os 3 sinais de alerta principais do sistema telemático a que se deve prestar atenção

A ligação das suas máquinas é um poderoso primeiro passo para baixar o seu custo total de propriedade. As informações fornecidas pelos dados permitem-lhe definir objetivos e tomar medidas de melhoria nas áreas que têm maior impacto na sua rentabilidade global. Mas, por onde começar? Eis os 3 principais sinais de alerta de que as suas máquinas não atingiram o CTP mais baixo possível.

1. As suas máquinas passam muito tempo ao ralenti ou à espera

Se, por exemplo, um cliente tem 637 horas de tempo de espera, divididas por 40 horas de trabalho por semana, tal equivale a 16 semanas de tempo de produção. É muito tempo desperdiçado que poderia ser utilizado a produzir e a render, para não falar do combustível, custos de manutenção e salário dos operadores! Tempos elevados de ralenti ou espera significam que o número e a capacidade das máquinas nas suas instalações não correspondem às toneladas por hora alvo nem ao custo por tonelada. Através do uso de ferramentas como SiteSim, a Volvo CE consegue calcular a sua configuração ideal, incluindo os percursos que os operadores devem realizar, para melhorar a produtividade e reduzir dramaticamente o seu CTP.

2. O seu consumo de combustível é muito alto

Tempos elevados de ralenti e de espera são uma das causas de consumo de combustível desnecessário. Outra é a operação ineficiente. Os operadores que aceleram demasiado e têm tendência para realizar manobras abruptas gastam quantias em combustível extremamente elevadas. A formação ajudará os operadores a ganharem uma maior sensibilidade em relação à potência necessária em cada situação, sem fazer os pneus patinar. Mesmo os operadores mais experientes irão beneficiar de um curso como, por exemplo, a formação "Volvo EcoOperator", que ajuda os participantes a planear o seu trabalho da forma mais inteligente possível e a tirar o máximo partido de todas as novas características que aumentam a eficiência em máquinas Volvo novas. Qualquer investimento na formação dos operadores paga-se a si próprio em pouco tempo, após o que as poupanças no combustível contribuem diretamente para aumentar a rentabilidade.

3. Existem muitos alertas a nível do comportamento operacional

Alertas de comportamento dos operadores podem ser coisas como uma aceleração excessiva do motor ou a utilização do modo de trabalho incorreto e até mesma a operação irresponsável da máquina. A formação dos operadores, além de permitir reduzir o consumo de combustível, também pode ajudar a reduzir o desgaste e, no pior dos casos, danos na máquina. A Volvo e os seus concessionários disponibilizam uma grande variedade de soluções de formação de diferentes níveis para ensinar os operadores a trabalhar com as máquinas de forma suave e eficaz, que contribuirá para reduzir significativamente os custos de manutenção a longo prazo.

PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Anne Bast

VP de Comunicações Empresariais
Volvo Construction Equipment
Região de vendas EMEA (Europa — Médio Oriente — África)
Tel.: + 46 16 5415906
anne.bast@volvo.com

Hannah Kitchener

SE10
Londres
Tel.: +44 207 923 5863
E-mail: hannah.kitchener@se10.com