Ascendum Portugal

Disponibilidade operacional aumentada graças ao Volvo ACTIVE CARE

O lançamento global do Volvo ACTIVE CARE é outra estreia exclusiva na indústria da Volvo CE. Elimina o processamento de grandes quantidades de dados da telemática da máquina – graças à combinação da monitorização da frota e aos relatórios da máquina abrangentes e práticos.

Com o aumento da telemática a bordo e da conetividade remota os gestores de frotas ficam facilmente sobrecarregados com a massa de dados que é produzida pelas máquinas de construção modernas. Com o Volvo ACTIVE CARE exclusivo da Volvo Construction Equipment (Volvo CE), oferecido agora em todo o mundo, a Volvo elimina de forma proativa o trabalho excessivo da monitorização e da elaboração de relatórios do estado da máquina, permitindo que os clientes tenham mais tempo para se focarem nas suas operações. O Volvo ACTIVE CARE é um serviço de telemática inteligente que alia a monitorização do estado da máquina ao fornecimento de relatórios semanais e que, em conjunto, ajudam a reduzir as paragens. 
A análise remota proporciona várias vantagens, incluindo a deteção de problemas antes que se tornem em avarias e a facilitação do planeamento da assistência. Como já sabem qual é o problema, os técnicos do concessionário têm de fazer menos deslocações às instalações do cliente, e quando o fazem chegam com as ferramentas, as peças e as competências certas para aumentar a probabilidade de uma reparação logo na primeira deslocação. Tudo isto resulta em mais disponibilidade operacional e em custos reduzidos para o cliente.

 

COMO FUNCIONA

O processo é simples: os pontos de dados da máquina são captados através do CareTrack – o sistema de telemática da Volvo – e monitorizados à distância através da conectividade máquina-a-máquina pelos Volvo Uptime Centers em todo o mundo. Nestes, os especialistas dedicados da Volvo que realmente compreendem as máquinas, utilizam o software de diagnóstico de ponta para processar as informações. Quando é detetado um alarme crítico ou uma falha numa máquina, o concessionário é informado, recebendo também as informações de diagnóstico da falha. O concessionário notifica depois o cliente sobre o problema e faz o agendamento da execução da ação corretiva. 


Felizmente, os problemas críticos são raros, mas os clientes têm a garantia de que as suas máquinas são constantemente monitorizadas através dos Relatórios da Disponibilidade Operacional. Estes relatórios destacam áreas de oportunidade para aumentar a disponibilidade de uma máquina individual – ou frota de máquinas.

Perceção semanal, impacto a longo prazo

A maior vantagem do Volvo ACTIVE CARE e dos Uptime Centers dedicados é que o cliente já não tem de gastar tempo a procurar as causas de um problema numa grande quantidade de informações da máquina — a Volvo e o seu concessionário Volvo fazem isto por ele.
Esta interação mais regular ajuda a Volvo, o concessionário e os clientes a trabalharem em conjunto para identificarem ações que podem ter um impacto importante num dos maiores impulsionadores da rentabilidade, a disponibilidade operacional.

“Através do Volvo ACTIVE CARE, estamos fortemente comprometidos com uma disponibilidade operacional ainda maior,” afirma Koen Sips, Vice-Presidente das Soluções para o Cliente na Volvo CE.

Imagem 1: O Volvo ACTIVE CARE elimina o processamento de grandes quantidades de dados da telemática da máquina.
Imagem 2: Relatórios semanais elucidativos.