Ascendum Portugal

Maior escavadora da Volvo é "um sonho que se torna realidade” para especialista em demolição

O especialista belga em demolição de alta tensão, Wesley Princen, é o primeiro cliente a comprar a maior escavadora de sempre da Volvo, a EC750E HR, e está ansioso por meter mãos à obra.

Wesley Princen, owner and founder of Aannemingsbedrijf Princen NV

Wesley Princen sabe tudo sobre escavadoras. O empreiteiro belga cresceu rodeado pelas máquinas da quinta dos seus pais, em Gingelom, a oeste de Bruxelas, e conduziu a sua primeira escavadora com 16 anos. Aos 18 anos criou a sua própria empresa de terraplenagem, a Aannemingsbedrijf Princen NV, ao mesmo tempo que fazia os seus estudos em engenharia.

A empresa teve o seu grande impulso depois de ter concluído um trabalho de cablagem subterrânea para o operador de redes elétricas belga Elia, que se mantém um cliente leal há 20 anos.

“A maioria das subestações na Bélgica foi construída depois da Segunda Guerra Mundial, por isso está agora na altura de serem substituídas. A Elia precisava de pessoas para demolir as subestações e como somos uma das poucas empresas licenciadas para trabalhar em trabalhos de alta tensão, conseguimos a maioria destes trabalhos,” explica Princen.

Hoje, é amplamente reconhecido como um dos melhores do mundo em demolição de alta tensão e está agora a entrar na demolição nuclear. Princen vai utilizar a mais recente adição à sua frota de máquinas, a escavadora de demolição Volvo EC750E HR, para demolir parte de uma central elétrica desmantelada e uma fábrica de combustível nuclear.

A primeira escavadora de demolição Volvo EC750E HR com os seus conjuntos de lanças

Máquinas robustas para trabalhos duros

Princen adquiriu a sua primeira escavadora Volvo de alto alcance, um modelo EC480D HR, há cinco anos. Desde então, a sua empresa tem vindo a realizar trabalhos de demolição industrial cada vez mais pesados que exigem máquinas que possam chegar mais alto e utilizar ferramentas mais pesadas. E aqui entra a Volvo EC750E HR, com um alcance de 36 m, utilizando uma ferramenta de 3,6 t, ou de 26 m com uma ferramenta de 5 t. Princen irá essencialmente utilizar a lança de 26 m.

A conceção da Volvo EC750E HR foi idealizada há dois anos, tendo Princen estado envolvido desde o início.

“Já estávamos em contacto com a fábrica e David Arnoldsson e Peter Lam [os especialistas em demolição regional e mundial da Volvo, respetivamente], e começámos a falar,” explica. “Estavam também interessados em ter uma sucessora para a EC700C HR e precisavam da opinião dos clientes para conceberem uma máquina melhor.”

Princen fez uma encomenda para a EC750E HR sem sequer ter visto a máquina final. “Naquele momento não sabíamos qual seria o resultado, mas estávamos tão satisfeitos com a nossa primeira escavadora de alto alcance da Volvo que tínhamos a confiança de que tudo iria correr bem,” afirma.

Wesley Princen apresenta a sua nova máquina aos jornalistas

A grande revelação

Por fim, em maio deste ano numa visita à fábrica da escavadora Volvo em Changwon, Coreia, conseguiu ver a sua nova máquina e foi uma das primeiras pessoas exteriores à fábrica a ver este modelo emblemático.

“Foi uma surpresa fantástica ver a EC750E HR construída após quase dois anos,” refere. “Há 20 anos, não imaginava que iria comprar uma máquina de 100 t. Estou muito orgulhoso por possuirmos a maior escavadora Volvo alguma vez construída. Estou muito entusiasmado por começar a trabalhar com ela.”

Princen possui agora a escavadora Volvo de alto alcance mais pequena – uma conceção especial baseada na plataforma EC300EL – e a maior. Possui um total de 25 escavadoras na sua frota e as seis últimas que adquiriu eram todas Volvo.

Segurança em primeiro lugar

Quando se tem pela frente um trabalho perigoso como a demolição de subestações elétricas ou mesmo de uma central de combustível nuclear, a dedicação da Volvo para com a segurança é particularmente atrativa. A prioridade principal da Volvo é garantir que Princen e todos os seus operadores regressam a casa em segurança para as suas famílias no final de um dia de trabalho. O foco da Volvo em maximizar a disponibilidade operacional também a torna numa escolha lógica.

“Para além do facto de as escavadoras de alto alcance da Volvo estarem atualmente entre as melhores escavadoras de demolição disponíveis no mercado, também precisamos de um bom serviço,” explica Princen. “Temos relações muito boas com o nosso concessionário local, a SMT Belgium, e o nosso gestor de conta, Danny Verheyen. Se existir um problema, apenas temos de ligar a Danny e tudo é resolvido. Funciona e estamos muito contentes com isso.”

A EC750E HR de Princen chegou agora ao armazém europeu da Volvo CE nos Países Baixos, e antes de lhe ser entregue, o óleo hidráulico está a ser mudado para uma versão biológica para que, caso ocorram derramamentos, não cause danos no ambiente.

Entretanto, está ansioso por estar ao comando da mesma. “Simplesmente adoro-a,” diz. “Se a ver, é um monstro. Acho que vou trabalhar com ela todos os dias com um sorriso nos lábios. É um sonho que se torna realidade.”