Ascendum Portugal

5 erros comuns de utilização e como evitá-los

O comportamento do operador não só afeta o estado da máquina como também a produtividade e a rentabilidade de todas as operações do estaleiro. Seguem-se cinco dos erros de utilização mais comuns a ter em atenção.

1. Não deixar a máquina ao ralenti durante alguns minutos antes de a desligar

Se um operador desliga sistematicamente a máquina sem deixar primeiro o motor ao ralenti durante alguns minutos, isto vai eventualmente resultar em danos ou mesmo na falha do turbocompressor, que pode ser muito dispendioso de reparar. A Volvo CE recomenda que os operadores deixem sempre a máquina ao ralenti durante dois a três minutos antes de desligarem completamente o motor.

Não deixar a máquina ao ralenti

2. Mudar de marcha-a-frente para marcha-atrás (ou vice-versa) a velocidade elevada

Mudar regularmente, durante um longo período de tempo, a direção de deslocação de uma pá carregadora a velocidade elevada pode resultar em falhas na transmissão. Considerando que as substituições da transmissão podem ter custos muito elevados, este é um erro de utilização que todos os proprietários de máquinas devem evitar. A Volvo CE recomenda que os operadores parem sempre completamente a máquina antes de mudarem de marcha-à-frente para marcha-atrás, ou vice-versa.

Mudar de marcha-a-frente para marcha-atrás a velocidade elevada

3. Utilizar o modo de trabalho errado da escavadora

Alguns operadores de escavadoras podem pensar que utilizar o modo de trabalho mais elevado — Heavy (H) — vai ajudá-los a alcançar a produtividade mais elevada. No entanto, podem alcançar o mesmo nível de produtividade num modo de trabalho inferior, utilizando metade do combustível.

Utilizar o modo de trabalho errado da escavadora

4. Aplicar os travões com muita frequência e não usar o retardador

Alguns operadores de dumpers articulados podem ter o hábito de “montar os travões”. Apoiar um pé no pedal do travão, mesmo que ligeiramente, significa que o dumper tem de trabalhar mais para manter a velocidade e os travões gastam-se mais rapidamente. Utilizar os travões para manter uma velocidade constante numa descida, em vez do retardador, tem um efeito similar. O desgaste desnecessário dos travões resulta em encargos evitáveis com a substituição dos mesmos.

Aplicar os travões com muita frequência

5. Sobreutilizar a combinação de tração 6x6 num dumper articulado

Os dumpers articulados da Volvo possuem bloqueios do diferencial que permitem ao operador escolher entre as combinações de trações 4x6 e 6x6, dependendo da quantidade de tração necessária. A combinação de tração 6x6 fornece um controlo e estabilidade excelentes em terrenos difíceis, mas se os operadores a utilizarem quando não é necessária, podem desperdiçar muito combustível e causar desgaste desnecessário nos pneus.

Sobreutilizar a combinação de tração 6x6

Assumir o controlo

Conectar as máquinas através do sistema de telemática CareTrack da Volvo CE permite monitorizar o comportamento de utilização e implementar um programa de formação para o operador. Isto resultará em desgaste reduzido, custos inferiores com a manutenção, maior eficiência de combustível, produtividade acrescida — e lucros superiores. Os concessionários Volvo possuem todas as ferramentas à sua disposição para ajudar os clientes a assumir o controlo dos seus custos para um negócio lucrativo e bem-sucedido.

Assumir o controlo com o CareTrack

PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Anne Bast

VP de Comunicações Empresariais
Volvo Construction Equipment
Região de vendas EMEA (Europa — Médio Oriente — África)
Tel.: + 46 16 5415906
anne.bast@volvo.com

Hannah Kitchener

SE10
Londres
Tel.: +44 207 923 5863
E-mail: hannah.kitchener@se10.com