Ascendum Portugal

Protótipo de escavadora compacta Volvo CE totalmente elétrica ganha Prémio de Inovação Intermat

A escavadora compacta totalmente elétrica da Volvo Construction Equipment ganhou um Prémio de Inovação Intermat pelo seu design revolucionário. O protótipo EX2 emite zero emissões, possui uma eficiência 10 vezes superior, nível de ruído 10 vezes inferior e custo total de posse reduzido.

O protótipo da escavadora compacta 100% elétrica da Volvo Construction Equipment (Volvo CE) – conhecido por EX2 – ganhou o prestigiado Prémio Equipamento e Máquinas na categoria Terraplenagem e Demolição dos Prémios de Inovação Intermat. A máquina-conceito, que emite zero emissões, possui uma eficiência 10 vezes superior, nível de ruído 10 vezes inferior e custo total de posse reduzido em comparação com as máquinas convencionais, foi reconhecida pela sua contribuição para o progresso da indústria da construção. É o primeiro protótipo de escavadora compacta totalmente elétrica do mundo. Nesta fase, o EX2 ainda é parte de um projeto de investigação e não está disponível comercialmente.

"Estou extremamente orgulhoso por o EX2 ter sido galardoado com este prémio de inovação reconhecido a nível mundial," diz Ahcène Nedjimi, Especialista de Eletromobilidade e Diretor do Projeto EX2 na Volvo CE. "O EX2 é uma máquina revolucionária. A eletrificação do equipamento de construção produzirá máquinas mais limpas, mais silenciosas e mais eficientes – isto representa o futuro da nossa indústria. Estou satisfeito pelo júri ter reconhecido a sua importância."

A tecnologia por detrás do conceito EX2 ganha Prémio de Inovação Intermat

Para tornar o protótipo EX2 totalmente elétrico, o motor de combustão foi substituído por duas baterias de iões de lítio, que totalizam 38 KWh e armazenam energia elétrica suficiente para manter a máquina a trabalhar durante oito horas numa aplicação intensa, como a escavação de solo compacto. A arquitetura hidráulica também foi substituída pela arquitetura elétrica, que incorpora atuadores lineares eletromecânicos que ajudam a otimizar a corrente de transmissão. A remoção do sistema hidráulico e do motor de combustão, assim como a redução das necessidades de arrefecimento, resultou numa diminuição significativa dos níveis de ruído.

"Com as suas emissões zero e níveis de ruído dez vezes inferiores, o EX2 pode facilmente ser utilizado em áreas densamente povoadas sem perturbar as pessoas – mesmo à noite," afirma Ahcène. "A eficiência dez vezes superior da máquina, juntamente com os sistemas sem manutenção, significa que os custos operacionais e o custo total de posse seriam significativamente reduzidos. E porque o EX2 é totalmente elétrico e não existem alavancas de comando mecânicas, pode ser controlado à distância a partir de um telemóvel ou tablet. Isto aumenta a segurança em ambientes de trabalho perigosos. Além disto, o EX2 fornece a mesma potência e força que os as máquinas convencionais, assim como velocidades mais rápidas em movimentos combinados. Como este tipo de movimento é o mais comum para esta máquina, a produtividade é melhorada. Tudo isto foi alcançado sem comprometer o desempenho da máquina, assegurando que as necessidades do cliente serão satisfeitas."

Inovação para o progresso

Os Prémios de Inovação Intermat 2018 premeiam o equipamento, técnicas, serviços, produtos e soluções que contribuem para o progresso nas indústrias da construção e das infraestruturas. O júri, presidido pelo Presidente da Federação Nacional Francesa das Obras Públicas (FNTP), anunciou a sua decisão numa cerimónia de atribuição dos prémios, a 18 de janeiro, em Paris. O painel de jurados era composto por 13 especialistas da indústria, que selecionaram as nove propostas principais premiadas de entre as 90 apresentadas por fabricantes líderes.

"O EX2 faz parte da ambição a longo prazo da Volvo CE para conceber soluções de transporte sustentáveis," diz Patrik Lundblad, Vice-Presidente Sénior da função Tecnologia da Volvo CE. "Este prémio é um tributo ao trabalho árduo e visão dos funcionários da Volvo CE, que continuam a desafiar os limites da tecnologia e da inovação e a garantir que a empresa se mantém na linha da frente do desenvolvimento tecnológico. Estamos agora ansiosos por apresentar o protótipo EX2 na Intermat, em abril."

EX2 ganha Prémio de Inovação Intermat