Ascendum Portugal

Gama Volvo Assist revelada ao mercado europeu na Intermat 2018

A Volvo Construction Equipment apresenta a gama completa das soluções Volvo Assist, todas utilizadas através do mostrador na cabina Volvo Co-Pilot de última geração.

A Volvo Construction Equipment apresenta na Intermat 2018 a sua abordagem mais avançada à gestão da máquina na indústria com uma gama alargada de sistemas inteligentes de comando da máquina. O salão de Paris servirá para apresentar o conjunto completo dos programas Volvo Assist ao mercado europeu, que incorpora o Load Assist atualizado para carregadoras de rodas, o Haul Assist para dumpers articulados, o Dig Assist para escavadoras, o Compact Assist para cilindros compactadores para terra e asfalto, e o Pave Assist para pavimentadoras de asfalto.

gama-volvo-assist-revelada-ao-mercado-europeu-na-intermat-2018-02-1920Volvo Co-Pilot: o parceiro na cabina

Todos os programas Volvo Assist são utilizados através do mostrador a bordo recentemente atualizado Volvo Co-Pilot, concebido para impulsionar a rentabilidade através de uma maior precisão nas operações. O ecrã táctil de 10 polegadas é uma plataforma intuitiva redimensionável que utiliza os dados da máquina a bordo e sensores de alta precisão para fornecer dados em tempo real que permitem uma maior eficiência do operador e desempenho no estaleiro.

Cada plataforma Volvo Assist possui um conjunto intuitivo de aplicações para melhorar a produtividade que ajudam o operador a monitorizar o progresso e o resultado do seu trabalho em tempo real.

Load Assist: um sistema de peso

gama-volvo-assist-revelada-ao-mercado-europeu-na-intermat-2018-03-1920O Load Assist para as carregadoras de rodas L110H-260H foi ainda mais desenvolvido para melhorar a eficiência do operador e o desempenho no estaleiro. A plataforma atualizada é utilizada a partir do Volvo Co-Pilot e possui uma aplicação de Pesagem a Bordo que fornece ao operador uma perceção em tempo real da carga do balde com uma precisão de +/- 1%.

Utilizando sensores de pressão e de posição, o sistema de Pesagem a Bordo capta todos os dados da carga em movimento para evitar interrupções no fluxo de trabalho. O sistema envia as informações da máquina para o sistema de telemática Caretrack® que proporciona acesso remoto às informações da máquina, como as cargas totais transportadas, a carga transportada por litro de combustível e o número de ciclos. Com estas informações, os operadores e os gestores de frotas podem gerir melhor a produtividade e evitar sobrecargas, o que, por sua vez, reduz o desgaste da máquina, danos nos pneus e o consumo excessivo de combustível.

Haul Assist: comunicação M2M

O Haul Assist é o primeiro programa na gama Volvo Assist a oferecer comunicação máquina-a-máquina para os dumpers articulados. O Haul Assist combina as aplicações de Pesagem a Bordo, Mapa e Speed Advisor para otimizar a capacidade da carga, fornecer um posicionamento preciso das outras máquinas no estaleiro e aumentar a eficiência em termos de combustível.

O Haul Assist está disponível em todos os sete modelos de dumpers articulados, do A25G ao A60H.

Dig Assist: desenvolvido para fazer mais

O Dig Assist com os seus três níveis de produtividade (2D, In Field Design e 3D) está agora disponível em várias escavadoras de rastos Volvo (EC220E, EC250E e EC300E) e escavadoras de rodas (EW160E, EWR150E e EWR170E) entre 15 t e 30 t. Com o Machine Control System Dig Assist, a Volvo traz realmente algo de novo para o mercado – nomeadamente três níveis de assistência para os operadores para atividades de escavação mais produtivas, desde aplicações e projetos simples a complexos. A opção 3D total está agora disponível com a tecnologia Topcon. O 3D também estará disponível de futuro com o Trimble.

Para adicionar mais valor para os clientes, todo o hardware é desenvolvido pela Volvo CE e é instalado de fábrica, estando assim abrangido pelas regras de garantia da Volvo CE e desfrutando das competências do serviço da rede da Volvo CE.

Compact Assist: passagem com distinção

O Compact Assist para a nova geração SD75B a SD160B de cilindros compactadores para terra utiliza o Mapeamento do Valor de Medição da Compactação (CMV) e a Contagem de Passagens para produzir uma compactação com mais consistência, de alta qualidade e a baixo custo. O Compact Assist atribui a cada passagem do cilindro compactador e sobreposição do rolo uma cor individual, permitindo ao operador detetar facilmente falhas para conseguir obter uma compactação uniforme.

Além disto, o Compact Assist para os cilindros compactadores para asfalto DD105 está disponível em dois módulos: Compact Assist, para registar e apresentar o mapeamento das passagens e da temperatura, e o Compact Assist com Density Direct para calcular a compactação estimada do material em tempo real.

Pave Assist: executar com precisão

O Pave Assist está disponível para a gama completa das pavimentadoras Volvo de classe 2,5 m. Possui o Material Manager, Weather View e o Thermal Profiling opcional. O gerenciamento de material oferece cálculos úteis, como a distância e a tonelagem pavimentada, a área pavimentada e as emissões de CO2. Permite poupar horas de medições e documentação manual graças à informação a bordo e aos relatórios automáticos.

O Weather View informa o operador das condições meteorológicas atuais e iminentes e ajuda o diretor do estaleiro a planear com antecedência. O Thermal Mapping monitoriza a temperatura da mistura do asfalto pavimentado atrás da mesa, um dos principais fatores que afeta a longevidade do pavimento.

De um modo geral, o Pave Assist fornece aos operadores da pavimentadora para asfalto uma perceção em tempo real da qualidade e da produtividade das operações de pavimentação – tanto durante como depois de concluído o trabalho.

gama-volvo-assist-revelada-ao-mercado-europeu-na-intermat-2018-04-1920

Sempre a melhorar

Especialmente concebido para equipar as máquinas Volvo, o Volvo Co-Pilot e todas as plataformas Volvo Assist são submetidos a um abrangente processo de fabrico e de testes para satisfazer os padrões de qualidade mais elevados. O monitor do tablet com sistema Android é concebido para um crescimento rápido da funcionalidade, oferecendo aos clientes e concessionários Volvo um tempo de implementação curto para as novas aplicações de software. A Volvo CE oferecerá novas funcionalidades a todos os clientes Volvo Co-Pilot através dos seus concessionários, graças à capacidade de atualização de software over-the-air. O concessionário pode ativar à distância novas funcionalidades na máquina a pedido do cliente. A vasta rede de concessionários Volvo é o melhor parceiro para satisfazer as necessidades das empresas, incluindo em termos de máquinas, implementos, peças, garantia e serviços.

Imagem 1: Vista da cabina do Volvo Co-Pilot com o Haul Assist
Imagem 2: Ecrã do Volvo Co-Pilot com o Load Assist
Imagem 3: Haul Assist com a Pesagem a Bordo
Imagem 4: Volvo Co-Pilot com o Pave Assist