Ascendum Portugal

A Volvo ECR355E: onde o desempenho nunca falta

A nova escavadora da série E da Volvo Construction Equipment permite um aumento de até 10% em eficiência de combustível, uma melhoria significativa das forças de escavação e elevação, e controlabilidade e disponibilidade operacional imbatíveis para garantir o padrão mais elevado de produtividade e desempenho.

Apresentamos a nova escavadora de raio de rotação curto ECR355E da Volvo Construction Equipment. Desenvolvida com base no design comprovado da série E, a última adição é potente e precisa, fazendo da máquina de 35 toneladas o parceiro ideal para a colocação de tubos, instalação de caixas de entivação e trabalhos de serviços públicos.

No coração da máquina de serviço pesado está o robusto motor Volvo de Fase IV/Tier 4 Final certificado. Combinando binário elevado e rpm baixas, o motor Volvo D8 fornece 180 kW (241 cv) de potência e até 10% de aumento em eficiência de combustível, ajudando os clientes a fazer mais por menos. O sistema eletro-hidráulico avançado trabalha em harmonia com o motor Volvo potente para reduzir o consumo de combustível e as emissões, assim como para assegurar um funcionamento mais rápido e suave. A função de flutuação da lança também contribui para tempos de ciclos mais rápidos, o que poupa a potência da bomba quando desce a lança.

Para manter o desempenho elevado e os custos de funcionamento baixos, a ECR355E possui o sistema de modo de trabalho Volvo integrado. Dependendo da tarefa que tem em mãos, o operador pode escolher entre I (Idle, ralenti), F (Fine, preciso), G (General, geral), H (Heavy, pesado) e P (Power max, potência máxima). O novo modo ECO utiliza a última tecnologia eletrónica de controlo de bomba para aumentar ainda mais a eficiência de combustível sem qualquer perda de desempenho na maioria das condições de funcionamento.

Rotação curta, grande potencial

A Volvo ECR355E não só faz mais com menos combustível, como também com menos esforço. Por exemplo, o sistema eletro-hidráulico oferece um aumento importante tanto da capacidade de elevação como da força de escavação. Com a capacidade para escavar, rodar e carregar mais material, a ECR355E alcança uma maior produtividade num amplo leque de aplicações e condições.

Desde a construção de estradas a trabalhos em infraestruturas pesadas, a ECR355E adapta-se ao estaleiro graças ao seu design robusto e a uma longa lista de funcionalidades de série e opcionais, como a lâmina dozer Volvo, o acoplador rápido, a hidráulica auxiliar e a lança de duas peças opcional. Para se adaptar melhor de forma a satisfazer as várias especificações do trabalho, a Volvo ECR355E pode ser facilmente transportada de estaleiro para estaleiro graças ao seu tamanho compacto. As características de substrutura estreita e longa opcionais podem ser selecionadas para melhorar a mobilidade da máquina. A ECR355E também possui um maior caudal hidráulico para um controlo preciso em operações de nivelamento e combinadas. A lança e o braço sincronizados ajudam a facilitar o movimento quando o deslocamento e a elevação são feitos em simultâneo, contribuindo também para uma maior qualidade do nivelamento.

Para melhorar e manter a produtividade do estaleiro, a Volvo oferece Serviços de Produtividade. O comportamento do operador, a disposição do estaleiro e a configuração da máquina, são apenas alguns dos muitos aspetos incluídos nos Serviços de Produtividade que podem ser aprimorados para impulsionar a produtividade. Os clientes podem escolher várias opções para a máquina, soluções de assistência e pacotes de formação para melhorar o desempenho da sua frota Volvo – ajudando-os a fazer mais e a ganhar mais.

Faça mais – com todo o conforto

Para manobrar dentro e fora de áreas confinadas do estaleiro, a última escavadora da série E eleva a fasquia em termos de controlo e conforto do operador com um amplo leque de novas funcionalidades. Dentro da cabina Volvo pouco ruidosa, os modos de resposta personalizados nas alavancas de comando garantem que a máquina faz exatamente aquilo que o operador pretende. O sistema hidráulico está em sintonia com o motor Volvo D8, aumentando ainda mais a potência e a controlabilidade da escavadora. A controlabilidade e a facilidade de funcionamento são melhoradas através da Interface Homem-Máquina (HMI), um sistema eletrónico que permite que os operadores afinem funções e definições através de um monitor e teclado. Através da integração de comandos ergonómicos e interruptores simplificados no teclado, a HMI une o operador e a tecnologia, formando um ambiente de trabalho coeso.

A partir da cabina Volvo com certificação ROPS e líder na indústria, o operador possui visibilidade a 360º em torno da máquina graças às janelas amplas e pilares estreitos. A funcionalidade opcional Volvo Smart View combina quatro câmaras montadas no exterior para criar uma visão panorâmica da máquina, apresentada no monitor. O sistema permite que o operador observe todas as áreas envolventes – uma vantagem quando se trabalha em áreas confinadas.

A cabina desenhada de forma ergonómica também possui um para-brisas vertical amplo para maior visibilidade e segurança. A janela dianteira superior larga pode ser facilmente levantada e retirada, e a parte inferior pode ser removida e guardada dentro da cabina para mais conveniência. A conveniência e o conforto são otimizados através do sistema de controlo climático avançado, que pode ser facilmente regulado através do monitor LCD de oito polegadas. O sistema de desembaciamento e circulação do ar, líder no setor, acelera o aquecimento e o arrefecimento da cabina com vista a proporcionar um ambiente mais confortável. Outras funcionalidades de série incluem o banco regulável, amplo espaço para as pernas e amortecedores de vibrações, garantindo que o operador permanece revigorado, alerta e focado.

À altura do desafio

Para além da produtividade e do controlo, a máquina de serviço pesado está sempre disponível e pronta para trabalhar. A ECR355E está equipada com uma substrutura com quadro em X com roletes superiores em aço forjado, e lança e braços robustos para uma disponibilidade operacional e longevidade sustentáveis. As portas dos compartimentos de abertura ampla permitem um acesso a nível do solo desobstruído a pontos de manutenção essenciais, incluindo as tomadas de pressão da bomba, filtros e o pacote de refrigeração. E com distribuidores de lubrificação agrupados de forma lógica, placas antideslizantes e vários corrimões, os operadores podem voltar rapidamente ao trabalho e com toda a segurança.

Para demolições e outras aplicações de serviço pesado, a Volvo oferece pacotes de reforço e de proteção para garantir que as máquinas Volvo estão protegidas. Os clientes podem escolher entre uma vasta gama de opções, incluindo as proteções para a lança e cilindro do balde, portas laterais de serviço pesado, tampas inferiores reforçadas, proteção do anel de giro e pacotes de Falling Object Guarding (FOG) montados na cabina.

Para além dos Serviços de Produtividade, a Volvo oferece Inspeções de Rotina, pensadas para reduzir os custos de reparação e os tempos ociosos não planeados. Utilizando tecnologia inovadora, os concessionários Volvo monitorizam à distância as máquinas dos clientes. Todos os problemas podem ser diagnosticados precocemente podendo ser tomadas medidas corretivas para uma solução sustentável.

Mais do que uma máquina

A Volvo fornece uma abrangente gama de implementos e de soluções para o cliente para apoiar a nova ECR355E, maximizando os tempos de ciclos e a produtividade. Com os engates rápidos e o sistema de gestão de implementos da Volvo, os operadores podem facilmente mudar entre martelos hidráulicos, baldes de aplicação geral, baldes de serviço pesado, rippers hidráulicos e o mecanismo de rotação/inclinação Steelwrist®.

A Volvo oferece uma gama completa de engates rápidos, que inclui os engates rápidos de tipo S, universal e SteelWrist® da Volvo. Os mecanismos de rotação/inclinação instalados de fábrica possuem alavancas de comando dedicadas e um monitor a cores que estão totalmente integrados no sistema da máquina. Os mecanismos de rotação/inclinação combinam perfeitamente com a nova série de baldes para escavadora de corte agressivo da Volvo. Para alcançar o caudal e pressão corretos para os implementos hidráulicos, como ceifadores, trituradores, tesouras, britadeiras e mecanismos de rotação/inclinação, a máquina pode ser preparada de fábrica com várias linhas hidráulicas adicionais, como tubagens para martelo e tesoura, assim como tubagens para mecanismo de rotação.

O sistema de gestão de implementos protegido por palavra-passe permite guardar na memória até 20 implementos diferentes. O sistema fácil de utilizar permite ao operador pré-configurar o fluxo e pressão hidráulicos corretos dentro da cabina através do monitor, para obter o desempenho máximo dos implementos.

Para prestar assistência especializada e garantir menos imobilizações, a Volvo responde de forma pró-ativa e rápida aos requisitos do cliente e apoia totalmente os requisitos de revisão e manutenção através das suas oficinas locais e veículos de assistência técnica no local. Além disto, as Peças Genuínas Volvo são extensivamente testadas e aprovadas para garantir a longevidade e disponibilidade operacional da máquina. Os concessionários Volvo ajudam a obter mais de cada máquina oferecendo acesso ilimitado a uma gama completa de serviços, garantindo assim a proteção máxima das receitas dos clientes.

Especificações da ECR355E

Baseado na configuração da máquina: ECR355EL, lança de 2 peças 6,2 m, braço 2,55 m, sapata 700 mm.

Principais especificações:

Motor D8J  
Peso em ordem de marcha kg 34 100 - 38 000
lb 75 200 - 83 800 
Potência bruta kW 180
cv (imp) 241 
... à velocidade de rotação do motor rpm 1 800 
Capacidade do balde m3 0,92 - 2,06
y3 1,24 - 2,69 
Capacidade de elevação, ao longo da substrutura kg 12 680 
lb 27 490 
... no limite de alcance/altura 6,0 / 1,5 
ft 20 / 5
Alcance máximo de escavação mm 10 741 
ft in 35'3" 
Profundidade máxima de escavação mm 6 818 
ft in 22'4" 
Força de desagregação, SAE J1179 (Normal) kN 165 
lbf 37 090 
Força de desagregação, SAE J1179 (aumento de potência)
kN 179 
lbf 40 240 
Força de arrancamento, SAE J1179 (Normal) kN 133
lbf 29 900
Força de arrancamento, SAE J1179 (Aumento de potência)
kN 144 
lbf 32 370 
Largura total mm 3 340 
ft in 10'11" 
Raio de rotação traseiro mm 1 900
ft in 6'3"