Ascendum Portugal

Carregadoras de rodas médias da série H oferecem 20% de melhoramento de combustível

Com até mais 20% de eficiência de combustível, maior versatilidade e encargos operacionais inferiores ao longo da vida útil, as novas carregadoras de rodas L60H, L70H e L90H da Volvo são um concentrado de potência em múltiplas capacidades.

Volvo wheel loader L60H T4F

É difícil imaginar que as carregadoras de rodas de tamanho médio da Volvo Construction Equipment pudessem ser melhoradas, mas as novas L60H, L70H e L90H oferecem avanços em toda a linha. O primeiro fabricante a popularizar o conceito de carregadora de rodas, há mais de um século, a Volvo CE usou a sua excelência em engenharia para tornar os novos modelos mais fáceis de utilizar e otimizar os fundamentos da máquina Volvo: boa economia de combustível, boa produtividade, boa fiabilidade e bom tempo operativo. A série H da próxima geração é presentemente o máximo em carregadoras de rodas, provando como a Volvo CE continua a liderar a indústria na respetiva área.

Até 20% mais eficiente

Carregadora de rodas Volvo L90H T4FUma das áreas de maior melhoramento relativamente às suas antecessoras é a economia de combustível – as carregadoras de rodas de tamanho médio são cerca de 20% melhores. Com motores potentes e um sistema hidráulico inteligente como características da marca da série H, um fator-chave no aumento da eficiência de combustível nos novos modelos é a função de bloqueio. A funcionalidade opcional elimina perdas no conversor de binário, criando um acionamento direto entre o motor e a transmissão, que trabalham com mais eficiência com os eixos. O bloqueio do conversor de binário também é automático, sem necessidade de intervenção do operador e pode ser personalizado para melhorar ainda mais os tempos de ciclo e a utilização de combustível. A eficiência de cada ciclo de trabalho é melhorada por uma velocidade máxima de 50 km/h, facilitada pela funcionalidade de bloqueio. Disponível nas carregadoras de rodas L70H e L90H, os operadores podem esperar uma melhor resposta de condução, desempenho em declives, trabalho de carregamento e em pedreiras mais rápido e um deslocamento mais suave.
Para corresponder à aplicação e condições do solo, basta que o operador regule o comando de tração nas rodas, que não só poupa combustível como também reduz o desgaste dos pneus e previne a patinagem das rodas para um enchimento do balde eficaz. Para a melhor utilização da potência do motor em todas as aplicações, a série H está equipada com o Smart Control, que garante que o binário certo é aplicado em todas as situações. Simultaneamente, o pedal Eco também reduz o consumo de combustível graças a uma força de recuo mecânica que encoraja o operador a aliviar o acelerador quando as rotações do motor estão prestes a ultrapassar a gama de operação ideal.

Preparada para a produtividade

A produtividade é promovida pela excelente estabilidade da máquina. A unidade de carregamento acabada de otimizar e o contrapeso para serviços pesados de nova conceção garantem que permanecem firmes independentemente do terreno. A L90H também inclui um aumento de 73 mm na altura de elevação e 3% mais na carga de volteio.
Não se trata apenas das novas L60H, L70H e L90H que estão prontas para qualquer desafio – do conforto e segurança da cabina Volvo, o operador está pronto para um turno de trabalho produtivo. Para promover a produtividade do operador, a cabina Volvo é espaçosa, com a chave de ignição reposicionada para maior facilidade de utilização, comandos ergonómicos e boa visibilidade do implemento e da envolvente do local de trabalho. A visibilidade é ainda melhorada com os espelhos retrovisores de nova conceção, uma câmara traseira e uma câmara dianteira opcional.
A manobrabilidade é assegurada pelos servo-comando elétrico. A funcionalidade opcional dá ao operador o controlo total sobre as funções hidráulicas facilitando a comutação entre controlos lineares e de alavanca única. Com um olhar apurado na operação, o operador pode selecionar entre as definições hidráulicas para adaptar a alavanca de comando conforme as suas preferências. A alavanca inclui a terceira função de retenção, posicionamento automático da lança, regresso a escavação, assim como a função de nivelamento do balde, permite que o mesmo regresse automaticamente à posição nivelada depois das posições de descarga ou enrolamento. Ao utilizar o visor Contronics de fácil leitura, o operador obtém uma visão completa das informações essenciais da máquina e pode efetuar várias configurações, sempre a partir do conforto de um banco ajustável, à sua escolha.

Máquinas de múltiplas capacidades

As carregadoras de rodas L60H, L70H e L90H da próxima geração não só são eficientes, como também estão aptas a uma variedade de aplicações, graças às articulações Torque Parallel (TP). Comuns às carregadoras de rodas da série H – da L60H à L220H – a articulação TP associa as vantagens da barra em Z- e articulações paralelas para oferecer um elevado binário de desagregação e um movimento paralelo excelente ao longo de toda a gama de elevação. O operador tem controlo total sobre a carga, garantindo que esta se mantém nivelada durante as operações, para maior segurança e produtividade.
Carregadora de rodas Volvo L90H T4F Qualquer que seja a tarefa, a Volvo tem as ferramentas para as fazer. A nova séria H é compatível com uma ampla gama de implementos específicos, incluindo garras, varredoras, braços de movimentação de materiais, limpa-neves e implementos feitos à medida para irem ao encontro de necessidades especiais. Desde materiais leves a rochas pesadas, as máquinas são construídas para corresponderem a uma variedade de baldes Volvo, tais como os baldes para aplicações gerais, para nivelamento, para tratamento de resíduos e para material leve. Para desbloquear a utilização de implementos múltiplos, o operador pode mudar de ferramentas em poucos segundos com o suporte para implementos Volvo, equipado com um indicador visual para confirmar que o implemento está fixo e pronto a ser utilizado. Para utilizar implementos alimentados hidraulicamente, a L60H, a L70H e a L90H podem ser equipadas com uma terceira ou quarta função opcional. A versatilidade também é destacada pelos garfos para paletes da Volvo, que oferecem uma excelente visibilidade e a vantagem da articulação TP e elevação paralela. Ideais para movimentação de material, os garfos da Volvo estão concebidos para serviços pesados, permitindo que as máquinas se desloquem nos locais de trabalho tais como estaleiros, armazéns e portos marítimos.

Mantê-las em movimento


Os proprietários não só irão notar uma redução nos encargos com combustível, mas também esperarão uma diminuição nas despesas de manutenção e peças de reposição, graças à conceção durável e de baixa manutenção da máquina, que prolongam a disponibilidade da máquina e melhoram a segurança do operador. Conhecidas pela fiabilidade, as novas carregadoras de rodas da Série H são construídas com um forte chassis e articulação central líderes na indústria, os quais combinados com o grupo propulsor Volvo de origem, ideais para a máquina, conseguem um desempenho muito duradouro. A capacidade de arrefecimento melhorada regula a temperatura dos componentes para maior utilização da máquina ao utilizar implementos muito exigentes no sistema hidráulico. Juntamente com a opção de arrefecimento externo do eixo – ideal para aplicações severas – as duas funcionalidades duplicam os intervalos de mudança de óleo, tendo como resultado mais tempo operativo e encargos de manutenção inferiores. Ao mesmo tempo, o desgaste dos componentes é reduzido pela funcionalidade opcional de corte do motor de nova conceção, que desliga a máquina apenas depois de o turbo ter arrefecido até à temperatura ideal.

Manutenção e assistência simples

Carregadora de rodas Volvo L90H T4FPara maximizar o tempo operativo, o capô do motor é acionado eletronicamente, oferecendo acesso a partir do solo a pontos de serviço agrupados e ao radiador, permitindo que a manutenção diária seja feita rapidamente e em segurança. Uma nova instalação do radiador desliza para fora para facilidade de limpeza, ao mesmo tempo que uma nova localização dos bocais reduz o tempo gasto a atestar o óleo do motor e da transmissão. Além disto, os corrimões e os degraus foram pintados de laranja para ajudar o pessoal da manutenção e os operadores a percorrerem a máquina. Tudo isto assegura que a máquina está pronta a recomeçar o trabalho o mais rapidamente possível. Uma escada de acesso de três pontos e degraus antiderrapantes, além de corrimãos fortes e estrategicamente colocados são pontos adicionais de segurança.
Para reduzir o encargo total de propriedade e aumentar a rentabilidade ao longo de toda a vida útil da máquina, a Volvo fornece uma gama completa de soluções para o cliente – desde peças de origem Volvo, implementos feitos à medida, relatórios de eficiência e monitorização pro-ativa da máquina. O cliente pode simplesmente escolher entre vários Serviços Volvo e juntá-los num Contrato de Serviço Volvo.
As novas carregadoras de rodas da série H são um concentrado de potência em produção, concebidas para conseguirem os custos mais baixos por tonelada. Com os quatro fatores-chave que são o baixo consumo de combustível, alta produtividade, fiabilidade e tempo de produtividade, as novas carregadoras de rodas Volvo L60H, L70H e L90H são uma força que tem de ser reconhecida.

Principais especificações:

 L60H T4f
 L70H T4f
 L90H T4f
Carga estática e tombamento totalmente articulada kg 7 630 8 500 9 700
Capacidade do balde m3 1.6 - 5.0 1.8 - 6.4 2.1 - 7.0
Garras para toras m2 0.7 - 1.3 0.9 - 1.5 1,3–2,4
Peso operacional kg
11 000 - 13 600 12 700 - 15 500 14 500 - 17 300
Força de desagregação kN 84.9 96.5 137.7
Motor
D6J D6J D6J
Potência máxima a rpm 1 500 - 1800 1 400 - 1 700 1 400 - 1 700
. . . SAE J1995 bruta kW 122 127 137
. . . ISO 9249, SAE J1349 líquida kW 122 127 137
Torque máximo a rpm 1 500 1 400 1 400
. . . SAE J1995 bruta Nm 820 853 934
. . . ISO 9249, SAE J1349 líquida Nm 820 853 934
Pneus
 17.5 R25, 20.5 R25 600/65 R25  20.5 R25 600/65 R25  20.5 R25 600/65 R25

L60H: com base num balde de 2,1 m³ STE P BOE

L70H: com base num balde de 2,4 m³ STE P BOE

L90H: com base num balde de 2,8 m³ STE P BOE

Fevereiro de 2018

Nota: pode transferir diretamente as imagens neste comunicado de imprensa clicando aqui.