Ascendum Portugal

Construída pelos melhores: apresentamos a nova máquina de manuseamento de materiais EW240E da Volvo

Com base na sua vasta experiência, a Volvo Construction Equipment criou a sua máquina de manuseamento de materiais mais robusta e inovadora de sempre – a máquina de manuseamento de materiais EW240E.

Especialmente desenvolvida para as indústrias de resíduos e da reciclagem, e fabricada na fábrica da Volvo, a nova máquina de manuseamento de materiais EW240E da Volvo Construction Equipment é um parceiro forte e fiável em condições de trabalho difíceis. Esta versátil máquina promete produtividade e flexibilidade máximas, com a sua gama de funcionalidades comprovadas e testadas.

A máquina de manuseamento de materiais EW240E pesa 26 toneladas e é acionada por um motor Volvo Tier 4 final, que fornece 129 kW (173 cv), alcançando um binário máximo de 850 Nm em apenas 1 350 rpm. Com a sua lança reta de 6,5 metros e um braço tipo "pescoço de ganso" de 5 metros, a máquina possui um alcance para a frente impressionante de mais de 11 metros. 

Especialmente concebida para o manuseamento de materiais

Desenvolvida com base em décadas de engenharia de excelência, a máquina de manuseamento de materiais EW240E é especialmente concebida para aplicações de manuseamento de materiais. Graças aos componentes comprovados comuns a outras escavadoras de rodas Volvo, a Volvo pode despender tempo a aperfeiçoar a nova máquina para satisfazer requisitos específicos aos trabalhos de manuseamento de materiais. Apesar da última máquina ser baseada no design estabelecido das suas antecessoras, possui várias funcionalidades novas que foram sujeitas a testes rigorosos em condições reais.

Desenhada para manter a produtividade elevada e os tempos ociosos baixos, a máquina de manuseamento de materiais EW240E é ideal para aplicações que exigem um alcance ótimo e visibilidade soberba. A máquina é fabricada com uma estrutura superior dedicada e substrutura reforçada para resistir às forças nas aplicações de separação de resíduos. Outras diferenças em comparação com uma escavadora padrão incluem a cabina com elevação hidráulica, quatro estabilizadores de série, pneus totalmente de borracha e lança reta personalizada que é suficientemente flexível para ser utilizada com um braço tipo "pescoço de ganso" de cinco metros ou um braço de separação/captura de quatro metros.

O desempenho é melhorado pela função de flutuação da lança e o amortecedor do cilindro da lança, que minimizam as sacudidelas e mantêm a garra no lugar para maior estabilidade. Para melhorar a precisão, o comando da garra e o sistema de travagem de rotação suave trabalham em harmonia durante as operações simultâneas, enquanto o sistema hidráulico otimizado fornece uma resposta imediata.

Os operadores podem trabalhar no conforto da espaçosa cabina Volvo, que pode ser levantada até cinco metros acima do solo, para uma visão ao nível dos olhos. Mantendo o funcionamento estável nos trabalhos em altura, a cabina também beneficia de amortecimento duplo para reduzir o ruído e vibrações. Para aumentar a segurança, a máquina de manuseamento de materiais EW240E está equipada com o braço em limitação para evitar a colisão entre a cabina e a garra. Como funcionalidade de segurança adicional para trabalho no interior, a Volvo oferece a função de limitação de altura opcional. Entrar e sair da cabina é mais fácil para o operador graças aos corrimões em cor vibrante e aos novos degraus adicionados nos estabilizadores,

Versátil por natureza

Versátil por natureza, a máquina de manuseamento de materiais EW240E pode ser configurada tanto por dentro como por fora. Os clientes podem maximizar a produtividade desenhando uma máquina que se adequa especificamente à sua aplicação. Por exemplo, os clientes podem selecionar um braço tipo "pescoço de ganso" ou um braço reto para garantir que conseguem sempre agarrar da melhor forma. Otimizadas através de circuitos auxiliares instalados de fábrica, as garras correspondentes trabalham em harmonia perfeita com a máquina Volvo e estão disponíveis através da fábrica Volvo.

A máquina não só pode ser facilmente adaptada ao trabalho, como pode ser personalizada com várias opções para satisfazer melhor as necessidades operacionais dos clientes. Com grandes extensões de vidro, a cabina Volvo oferece visibilidade a toda a volta e segurança imbatível. Para aumentar a visibilidade, os clientes podem selecionar a funcionalidade Volvo Smart View ou uma janela em policarbonato de uma peça com película de proteção. Para mais conveniência, o Comfort Drive Control (CDC) proporciona ao operador a oportunidade de dirigir a máquina utilizando apenas o rolo na alavanca de comando, até aos 20 km/h (12 mph) – uma nova funcionalidade para a gama de escavadoras de rodas da Volvo. Específico às máquinas de manuseamento de materiais EW220E e EW240E, estes equipamentos podem ser encomendados de fábrica sem a coluna de direção. Isto permite ao operador controlar toda a máquina, incluindo o mecanismo de rotação/inclinação e os estabilizadores utilizando apenas as alavancas de comando.

E de eficiência

A máquina de manuseamento de materiais EW240E é tanto inteligente como eficiente em termos de combustível na forma como funciona. O ralenti automático, que reduz a velocidade do motor para ralenti quando os comandos estão inativos durante um período de tempo predefinido, e a desativação automática do motor ajudam a reduzir o consumo de combustível. Melhorada com o modo ECO, que é automaticamente ativado, a máquina de manuseamento de materiais EW240E está equipada com funcionalidades para aumentar a eficiência de combustível e reduzir o desgaste da máquina.

Para manter a máquina operacional, a máquina de manuseamento de materiais EW240E foi desenvolvida a pensar na facilidade da manutenção. Em toda a gama de escavadoras de rodas da série E, os pontos de lubrificação estão agrupados e os filtros estão colocados atrás de amplas aberturas do motor, todos acessíveis a partir do solo. Com acesso melhorado a áreas como os radiadores e a rede, a manutenção é facilitada, ajudando os operadores a manter o rumo certo, mesmo quando estão sobre rodas.

Com uma máquina Volvo toda concebida de fábrica, os clientes possuem acesso a vários Serviços Volvo – desenvolvidos para assegurar um retorno máximo do seu investimento. Desde as Peças Genuínas Volvo e os técnicos de assistência Volvo, à monitorização proativa da máquina e à formação do operador – tudo está disponível num único lugar.

Máquina de manuseamento de materiais EW240E

Principais especificações:

Motor Volvo D6J
Peso em ordem de marcha 
Lança reta, braço de separação 4 m, pneus duplos Solideal 10.00-20, garra de separação com acoplador rápido (1 500 kg)
kg 25 900 
lb 57 100 
Peso em ordem de marcha
Lança reta, braço tipo "pescoço de ganso" 5 m, pneus duplos Solideal 10.00-20, garra 600 l (1 600 kg)
kg 26 000 
lb 57 320 
Potência bruta kW 129 
cv (imp) 173 
... à velocidade de rotação do motor rpm 1 800 
Alcance máximo de escavação mm 11 000 
ft in 36'1" 
Velocidade máx. km/h 20 
mph  12,4