Construction Equipment Brasil

Volvo lança o Co-Pilot, inovador sistema de assistência ao operador

A Volvo Construction Equipment está lançando o revolucionário sistema Co-Pilot na América Latina. A estreia acontece com as plataformas Load Assist e Haul Assist, para carregadeiras e caminhões articulados. “O sistema irá aumentar ainda mais a eficiência e produtividade de nossos equipamentos e contribuirá para a rentabilidade dos negócios de nossos clientes”, declara Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE Latin America.

“É uma tecnologia que contribui para gerar melhores resultados na operação, entregando maior qualidade em menos tempo e com menos esforço do operador”, complementa Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil. “O Co-Pilot estabelece um novo patamar para o setor, colocando o usuário no centro da operação. Com seus aplicativos inteligentes para assistência, o sistema possibilita aos operadores trabalharem de forma cada vez mais eficiente e segura”, destaca Boris Sánchez, gerente de suporte regional a vendas da Volvo CE LA.

 

O sistema Co-Pilot serve de base para diversas plataformas de aplicativos de assistência ao operador. Cada plataforma de aplicativos está sendo lançada com um ou mais aplicativos. A gama de aplicativos irá aumentando com o desenvolvimento tecnológico e as demandas dos clientes nos diversos segmentos e aplicações.

 

Load Assist

 

As carregadeiras L150H, L180H, L220H e L260H, já lançadas no mercado latino-americano, têm agora à disposição a plataforma chamada Load Assist, ou assistente de carregamento. O Load Assist está sendo lançado com dois aplicativos: sistema de medição de carga e câmera de visibilidade traseira.

 

O sistema de medição de carga foi projetado para fornecer ao operador informação precisa e em tempo real sobre a condição de carga. Ao evitar excesso ou falta de carga, além do desgaste adicional de máquina e até mesmo eventuais multas contratuais, o Load Assist promove uma operação com eficiência máxima e maior segurança. Totalmente automático, o sistema de registra toda informação de carga e as medições são exibidas para o operador na tela dentro da cabine.

 

O Load Assist é ideal para aplicações de ciclo curto ou carregamento de caminhões, em projetos de pedreiras, mineração e infraestrutura. O sistema é dinâmico e torna a operação de carga mais eficiente, diminuindo o desperdício de material, garantindo ciclos de carga mais rápidos e aumentando a produtividade.

 

A informação também pode ser acessada remotamente, graças ao avançado sistema de telemática da Volvo, o CareTrack. Isto proporciona as condições necessárias para a administração completa da carga útil, com acesso a dados como carga total transportada em toneladas, toneladas transportadas por litro de combustível e número de ciclos.

 

Haul Assist

 

O Haul Assist é a plataforma de aplicativos para caminhões articulados Volvo. Estará disponível para os modelos A25G, A30G, A45 G e A60H. O primeiro aplicativo da plataforma Haul Assist é o sistema de pesagem a bordo. Da mesma forma que o Load Assist, os dados coletados podem ser acessados remotamente graças ao sistema de telemática Caretrack, facilitando a gestão da produção e da frota de transporte.

Futuramente, outros aplicativos serão lançados visando melhorar a eficiência da operação, não limitando-se apenas à operação dos equipamentos de forma isolada, mas à frota como uma operação sistêmica, através de maior conectividade entre as máquinas. “Na lista de aplicativos futuros para Haul Assist, por exemplo, teremos aplicativos que permitem visualizar o local de trabalho e a localização dos diversos equipamentos (Site Map) e aplicativos que, em função desta localização, sugiram a velocidade de deslocamento (Speed Advisor). Isto promove não apenas eficiência operacional como principalmente segurança na operação”, finaliza Sánchez.

 

 

Pederneiras, 27 de novembro de 2018.

 

Mais informações,

Marco Greiffo
Assessor de Imprensa – Comunicação Corporativa
Tel: +55 41 3317-7830 / 41 3317- 8736
E-Mail:
marco.greiffo@volvo.com

Newton Chagas
Outlook – Comunicação & Estratégia
Tel.: +55 41 3317-8296
E-mail:
newton.chagas@outlook.com