Construction Equipment Brasil

Volvo CE quer 1 mil máquinas monitoradas com ActiveCare Direct™ até o final de 2019

A Volvo Construction Equipment espera alcançar perto de 1 mil máquinas monitoradas com o ActiveCare Direct (ACD) na América Latina até o final deste ano. A projeção é fruto dos excelentes resultados que vêm sendo obtidos com o novo serviço. Lançado recentemente no Brasil, o ACD é uma solução de monitoramento proativo da frota de equipamentos da marca, com informações obtidas por meio do sistema de telemática CareTrack™.

Somente neste período inicial de cinco meses em 2018, o potencial de economia com prevenção chegou a R$ 350 mil em 250 máquinas monitoradas. Funcionando durante todo o tempo em que o equipamento está trabalhando, o ACD detecta uma série de situações, desde o uso excessivo da marcha lenta e erros operacionais, até o consumo exagerado de combustível e eventuais riscos de falhas da máquina. Em muitos casos, o serviço é muito útil para mostrar que existe oportunidades de melhoria na operação, por meio de treinamento dos operadores.

 

As máquinas da Volvo já saem com o ACD de fábrica desde dezembro de 2018, numa campanha que não prevê custos de subscrição durante um ano. Basta o cliente manifestar interesse em ativá-lo. “Cada vez mais os clientes enxergam a importância de serem proativos e de otimizarem as frotas, cortando custos desnecessários”, afirma Alexandre Flatschart, diretor de Customer Solutions da Volvo CE LA. Ele diz que a meta é praticamente triplicar a base de equipamentos com o sistema até o final deste ano.

 

Prevenir paradas não planejadas

 

“O ACD é uma excelente ferramenta para aumentar a disponibilidade dos equipamento ao se prevenir paradas não planejadas”, complementa Renan Wagner, responsável pela área de Desenvolvimento de Negócios de Pós-Venda da Volvo CE LA. No Brasil, as empresas que já optaram por ativar o ACD atuam em diversas áreas, desde mineração e pedreiras, passando por movimentação de calcário e pelo segmento de concreto, até o setor de construção civil pesada.

 

“A frota monitorada com ACD está crescendo desde que o serviço começou a funcionar, porque a percepção dos benefícios é imediata”, destaca Leonardo Zaia, que coordena o trabalho de monitoramento. O ACD detecta o uso excessivo da marcha lenta e erros operacionais, o consumo de diesel, eventuais riscos de falhas da máquina e uma série de outras situações. “Em muitos casos podemos atuar promovendo melhorias no treinamento de operadores, almejando diminuir custos e aumentar a disponibilidade dos equipamentos”, destaca Zaia.

 

Tudo é feito em tempo real, acompanhando a integridade e o desempenho da máquina. Usando esses dados, a Volvo regularmente gera relatórios indicando possíveis oportunidades para aumentar a produtividade e diminuir os custos operacionais, alertando, por exemplo, sobre a necessidade de troca de alguma peça ou sobre algum problema recorrente. “O ACD garante maior previsibilidade na manutenção, permitindo ações preventivas que podem evitar a quebra de componentes mais caros e o desembolso de um valor maior, fato que normalmente ocorre em intervenções corretivas”, explica Samuel Albuquerque, gerente de Marketing e Vendas de Peças da Volvo CE LA.

 

Relatórios detalhados

 

Os relatórios do ACD permitem visualizar o percentual de utilização da máquina trabalhando em relação ao tempo ocioso – sem produzir. Esta comparação pode ser para a frota inteira ou somente para um equipamento, separando por modelo, tipo e aplicação. Além de todos os dados de consumo de combustível, o sistema gera e-mails para o distribuidor Volvo, orientando sobre o passo a passo para a solução dos problemas identificados via códigos de falha.

 

Casos de uso indevido do equipamento também são registrados para identificar necessidades de treinamento do operador, como, por exemplo, no caso de reversão em alta velocidade e desligamento do turbo a quente. As informações ajudam o cliente, a Volvo e o distribuidor a identificar as ações que podem afetar disponibilidade da máquina.

 

Pederneiras, 26 de fevereiro de 2019.

Mais informações,

Marco Greiffo
Assessor de Imprensa – Grupo Volvo América Latina
Tel: +55 41 3317-7830 / 41 3317- 8736
E-Mail: marco.greiffo@volvo.com

Newton Chagas
Outlook – Comunicação & Estratégia
Tel.: +55 41 3317-8296
E-mail: newton.chagas@outlook.com