Construction Equipment Brasil

Volvo Construction Equipment lançará máquinas compactas elétricas

Em um movimento pioneiro no setor, a Volvo Construction Equipment (Volvo CE) anunciou que, em 2020, iniciará o lançamento de uma linha elétrica de carregadeiras de rodas e escavadeiras compactas da marca Volvo.

Em um compromisso pioneiro com tecnologias do futuro, a Volvo CE informa que até meados de 2020 começará a lançar uma série de escavadeiras (EC15 a EC27) e carregadeiras de rodas compactas (L20 a L28) elétricas, abolindo o desenvolvimento de novos motores diesel desses modelos.

Com isso, a Volvo CE se torna a primeira fabricante de equipamentos de construção a se comprometer com um futuro elétrico para sua linha de máquinas compactas. Isso resulta de uma reação esmagadora favorável do mercado após o lançamento bem-sucedido de várias máquinas conceituais nos últimos anos e também do trabalho muito próximo com os clientes. Este avanço está alinhado com o foco estratégico do Grupo Volvo em eletromobilidade em todas as áreas de negócios.

As primeiras máquinas serão reveladas na exposição Bauma, em abril de 2019, seguidas por uma introdução realizada de mercado em mercado e aumento crescente em 2020.

Embora a empresa enfatize que a combustão a diesel continua sendo a fonte de energia mais apropriada para as máquinas maiores, a tecnologia de propulsão elétrica e de baterias está se mostrando particularmente adequada para os equipamentos menores da Volvo. Com investimentos em pesquisa e desenvolvimento agora focados em escavadeiras e carregadeiras de rodas compactas elétricas, a Volvo CE está dando um passo em direção a equipamentos compactos livres de diesel no futuro.

“A Volvo CE está cumprindo seu compromisso de 'Construir o amanhã', liderando em eletromobilidade e fornecendo soluções sustentáveis que apoiem o sucesso do cliente”, comenta o presidente da empresa, Melker Jernberg. “A tecnologia que estamos desenvolvendo agora é suficientemente robusta e isso, juntamente com mudanças no comportamento do cliente e um ambiente regulatório mais rígido, significa que agora é o momento certo para nos comprometermos com a eletromobilidade em nossas linhas de equipamentos compactos no futuro”, finaliza o executivo.

Mais informações seguirão nos próximos meses.