Construction Equipment Brasil

Inovadora e com qualidade mundial, fábrica da Volvo CE exporta para mercados globais

A qualidade global, a grande variedade de máquinas e os inovadores processos produtivos fazem da fábrica latino-americana da Volvo Construction Equipment um reconhecido provedor internacional. Atualmente, 46% da produção fica no Brasil e 54% são destinados para outros países. “Somos uma unidade fabril de classe mundial, fabricando o portfólio global de produtos para atender aos mercados mais exigentes”, declara Wladimir Garcia, vice-presidente e diretor geral do complexo industrial da Volvo CE na América Latina.

Localizada em Pederneiras, a 330 quilômetros da capital São Paulo, a fábrica está completando 44 anos em 2019, prosseguindo com inúmeras conquistas uma jornada iniciada nos anos 70. Com um dos maiores índices de qualidade da Volvo CE e reconhecida internacionalmente por seus projetos inovadores, a planta é atualmente um dos principais elos do sistema industrial global da corporação. “Temos uma história de contínua evolução e inovação, fabricando no Brasil equipamentos avançados e com alta tecnologia”, diz Garcia.

 

Além do mercado doméstico, as máquinas de Pederneiras vão para os Estados Unidos (13%), Europa e Oriente Médio (9%), região hispânica da América Latina (19%) e Ásia e alguns países do Pacífico (12%). A fábrica local é a provedora exclusiva dos caminhões articulados A25G e A30G para os Estados Unidos, o que representa 70% de toda a produção desta linha. Outros 10% desses modelos vão para a Europa. Pederneiras é também a fornecedora mundial da série “F” de pás-carregadeiras para os mercados emergentes.

 

Inovação

 

A planta brasileira é ainda a única das 15 unidades fabris da Volvo CE espalhadas pelo mundo a montar dois equipamentos diferentes em uma mesma linha de produção: em Pederneiras, os caminhões articulados e as pás-carregadeiras Volvo compartilham a linha de montagem, uma inovação que promove a sinergia, aumentando a eficiência operacional e otimizando a capacidade instalada. Desenvolvida pelos próprios engenheiros e funcionários brasileiros, a mudança possibilitou diminuir em cerca de 12% o tempo de montagem. “O benefício final acabou sendo também do cliente, que pode receber a máquina ainda mais rapidamente”, destaca Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE Latin America.

 

Uma fábrica, duas marcas

 

Pederneiras inovou globalmente também em outra área, ao produzir duas marcas de produto no mesmo complexo industrial. A unidade produz escavadeiras, pás-carregadeiras, caminhões articulados e compactadores de solo Volvo, além de escavadeiras SDLG, outra marca de equipamentos da Volvo CE.

 

Com certificações internacionais nas áreas de qualidade, segurança do produto e de políticas ambientais e de saúde e segurança do trabalho, a fábrica foi pioneira globalmente em muitos momentos de sua história. Tem forte vocação multiproduto e multimarca, fabricando paralelamente várias linhas de produto na mesma instalação. Além disso, foi a primeira do Grupo a fazer usinagem à seco e está entre as líderes mundiais em Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta). “Temos foco em melhoria contínua”, conclui Garcia.

 

 

Pederneiras, 26 de fevereiro de 2019.

 

Mais informações,

 

Marco Greiffo
Assessor de Imprensa – Grupo Volvo América Latina
Tel: +55 41 3317-7830 / 41 3317- 8736
E-Mail: marco.greiffo@volvo.com

Newton Chagas
Outlook – Comunicação & Estratégia
Tel.: +55 41 3317-8296
E-mail: newton.chagas@outlook.com