Construction Equipment Brasil

Concessionária do Pará é a primeira do Brasil o oferecer todos os produtos do Grupo Volvo

Já está em pleno funcionamento a única concessionária brasileira a comercializar todos os produtos do Grupo Volvo – caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores industriais e marítimos. Localizada em Marituba, na região metropolitana de Belém, no Pará, a nova unidade pertence à Tracbel, grupo econômico que no ano passado assumiu a representação de caminhões e chassis de ônibus da marca em alguns estados do Norte do País.

“É uma concessionária que fortalece ainda mais nossa posição no Norte do Brasil. Termos uma rede forte e com grande capilaridade é muito importante para todos os negócios da marca”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

Em uma área de 30 mil metros quadrados, a Tracbel investiu cerca de R$ 4 milhões em uma estruturada e moderna concessionária, que gerou 60 empregos diretos e indiretos. “A unidade do Pará é um sonho que virou realidade. Com este investimento, continuaremos prestando o melhor atendimento em vendas e pós-venda aos clientes de toda a região Norte”, afirma Luiz Gustavo R. de Magalhães Pereira, CEO do Grupo Tracbel.

A concessionária de Marituba atende clientes de todas as linhas que a Tracbel representa na região: Volvo caminhões e ônibus; Volvo Construction Equipment; Volvo Penta (motores estacionários e marítimos); escavadeiras e carregadeiras SDLG; pneus industriais e também para caminhões e ônibus da marca Michelin, e equipamentos florestais, com as linhas Tigercat. Além do suporte técnico de classe mundial, a nova unidade conta com mais de 12 mil itens em estoque de peças.

“A nova casa nos deixa ainda melhor preparados para atender os clientes e ganhar espaço no mercado de equipamentos de construção”, diz Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America, a divisão do Grupo Volvo que produz as chamadas máquinas amarelas.

Padrão mundial

A concessionária foi totalmente reformulada seguindo os padrões mundiais da Volvo. Foram instalados 24 modernos boxes de atendimento para agilizar a parada dos motoristas. Também foram criados boxes de lubrificação rápida, de última geração, para reduzir para 40 minutos o tempo de revisão com troca de óleo. O estoque de peças teve uma recarga adicional, já que a região necessita de uma atenção especial, por causa da difícil logística. As áreas de funilaria e pintura também receberam novos e avançados equipamentos.

“Nós pensamos em tudo o que o cliente precisa para ter um excelente atendimento. Máquina, caminhão ou ônibus parados são sinônimo de prejuízo. Investimos pesado nessa nova estrutura”, lembra o CEO da Tracbel. A empresa inclusive construiu uma área exclusiva de apoio e suporte ao motorista com restaurante, uma sala de jogos, além de uma sala de cinema, banheiros com estrutura de banhos e vestiário, uma área de recreação e também um espaço infantil, voltado para a família do caminhoneiro.

Potencial econômico

O Norte do Brasil tem apresentado resultados positivos para a Volvo e tem grande importância no contexto nacional. Os Estados que compõem a região têm setores muito importantes para o negócio de caminhões, como o de mineração, o de construção e o próprio agronegócio, que cada vez mais se consolida no Norte. Há também muitas empresas na área de ônibus.

“Por causa da grande extensão territorial do Brasil, os ônibus que cruzam o país também precisam de uma rede moderna e com pontos de apoio distribuídos em todas as regiões. A nova concessionária vem contribuir para facilitar a operação das empresas de transportes de passageiros”, observa Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Bus Latin America. “Existe um grande potencial para motores industriais e marítimos no Norte brasileiro”, complementa Gabriel Barsalini, vice-presidente da Volvo Penta South America.

Além de Marituba, a Tracbel tem unidades em Paragominas e Marabá, e um ponto de apoio em Paraupebas, no Pará; Manaus, no Amazonas; e Macapá, no Amapá. Para 2018, a previsão é inaugurar uma nova casa no Pará e outra em Roraima.

Com 50 anos, a Tracbel iniciou suas atividades prestando serviços de manutenção em equipamentos de terraplenagem e mineração. Atualmente, é um dos maiores distribuidores de máquinas pesadas e agrícolas do Brasil e uma referência em qualidade e competitividade. Atua nos segmentos de mineração, extração, logística, siderurgia, construção civil, transporte, agronegócio e florestal.

O endereço da nova unidade é Km 20 da BR 316, S/N, Marituba, bairro Riacho Doce. O telefone é (91) 3073-1800.


Imagens para download.