Construction Equipment Brasil

Volvo entrega compactador de solo da marca para o Exército brasileiro

Reconhecido nacionalmente pela grande experiência e qualidade em obras de engenharia e de infraestrutura, o Exército brasileiro adquiriu recentemente um compactador de solo da Volvo Construction Equipment. O modelo, um SD105, foi produzido na fábrica brasileira de Pederneiras, no interior de São Paulo, e comercializado pela Tecnoeste, distribuidor da Volvo CE nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“Por sua grande produtividade e baixo consumo de combustível, as máquinas Volvo são ideais para trabalhos realizados pelo Exército, uma instituição com longa tradição em obras por todo o território brasileiro”, afirma Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil. “É com muita satisfação que fornecemos equipamentos para apoiar o Exército brasileiro em suas obras de construção. A Volvo é reconhecida pela qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente, e nós atuamos em sintonia com esses valores, oferecendo um serviço de excelência para os clientes”, complementa Marcelo Meyer, diretor comercial da Tecnoeste.



O compactador de solo SD105 foi customizado na Tecnoeste com uma pintura especial e a padronagem camuflada, desenvolvidas especialmente para atender ao padrão de cores do Exército. O Exército brasileiro conta com os Batalhões de Engenharia de Construção (BEC) para atuar em obras de cooperação, conveniadas com organismos públicos federais, estaduais e municipais na construção de ferrovias, rodovias, viadutos, pontes, açudes e portos, além de barragens e poços artesianos. Cada BEC também atua como formador de profissionais – de pedreiros a engenheiros -, ajudando na qualificação da mão de obra da construção civil.



Órgãos públicos



“Há vários anos a Volvo CE fornece equipamentos de construção para órgãos públicos, inclusive o Exército”, lembra Jacó Alles, coordenador de vendas para a América Latina, responsável pela área de vendas governamentais no mercado brasileiro. A realização de compras e as contratações de obras e serviços dessa natureza são regimentadas por uma Lei Federal que visa dar transparência e isonomia nas licitações públicas. “Possuímos conhecimento desses procedimentos e estamos aptos a dar suporte aos nossos distribuidores em processos licitatórios demandados por órgãos públicos”, diz Alles.



Compactador SD105



O compactador SD105 da Volvo possui uma série de atributos que o transformam na melhor opção nesta classe de equipamentos. Do piso ao teto, a visibilidade de 360º oferece segurança máxima. A estrutura e o capô da máquina foram projetados para oferecer uma visão traseira superior com visibilidade de 1x1 metro a partir do assento do operador.



Os controles e o console do operador ergonomicamente projetados são perfeitamente posicionados para oferecer maior conforto e produtividade. As principais funções estão mais acessíveis e localizadas próximas aos controles. A alavanca de controle de propulsão, por exemplo, possibilita controlar a velocidade de forma precisa e suave, apresentando ativação de vibração integrada e uma posição neutra fácil de encontrar.



O assento do operador é ajustável e pode ser girado a 15 graus para a esquerda e a 45 graus para a direita. Essa função melhora a visibilidade e a segurança ao operar em marcha a ré, aumentando também o conforto do operador.



O SD105 fornece forças de impacto do tambor elevadas ao operar em alta e baixa amplitudes. “A combinação de força centrífuga elevada com o maior peso do tambor facilita a excelente compactação, permitindo que o usuário atinja o grau de compactação desejado em poucas passadas”, afirma Boris Sanchez, gerente de suporte a vendas e aplicações da Volvo CE Latin America.



O compactador SD105 possui ainda o consagrado sistema de tração da Volvo, que proporciona excelente tração em inclinações íngremes, superfícies deslizantes e durante carregamento para transporte.