Construction Equipment Brasil

Volvo CE anuncia protocolo de carregamento elétrico para acelerar processo rumo a eletromobilidade

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) está disponibilizando ao mercado global seu protocolo de 48 volts de corrente contínua para soluções de carregamento elétrico. O objetivo é contribuir para acelerar a eletrificação no setor de máquinas e facilitar as operações dos clientes com uma frota de várias marcas.

Volvo CE anuncia protocolo de carregamento elétrico para acelerar processo rumo a eletromobilidade Fredrik Tjernström, da área de Vendas de Soluções de Eletromobilidade da Volvo CE global

Atualmente, não há um padrão global do setor para soluções de carregamento de corrente contínua (48V CC), que é a potência necessária para máquinas elétricas compactas. Na prática, significa que os clientes provavelmente precisarão adquirir vários carregadores diferentes se tiverem uma frota multimarcas.

Para favorecer este processo, a Volvo CE optou por publicar seu próprio protocolo de software independente de marca, bem como as especificações de plug usadas em seus carregadores CC externos de 48V. O carregamento CC é comumente chamado de carregamento rápido. A decisão da Volvo permite que outros OEMs (fabricantes originais de equipamentos) e fornecedores usem o protocolo no desenvolvimento de suas próprias soluções de carregamento para máquinas compactas.

“O objetivo é facilitar e acelerar a transformação rumo à eletromobilidade, ajudando o setor a criar mais soluções de carregamento com base em um protocolo comum. O benefício é dos clientes que estão fazendo a transição para soluções livres de emissões”, afirma Fredrik Tjernström, da área de Vendas de Soluções de Eletromobilidade da Volvo CE global. “Queremos contribuir para um ecossistema elétrico padronizado, confiável e eficiente que facilite a adoção da eletricidade por parte dos nossos clientes”, complementa.

Atualmente, sem uma interface de carregamento padrão e independente de marca para máquinas compactas, os clientes precisam de carregadores diferentes para marcas de máquinas diferentes. “Esperamos ver cada vez mais fornecedores de soluções de carregamento e outros OEMs de máquinas usando o mesmo protocolo. Isto nos aproxima um pouco mais de um padrão da indústria para o benefício dos clientes”, explica o executivo.

Compactos

Uma fonte de alimentação de 48V foi projetada para a linha de equipamentos de construção compactos de menor porte. Para a Volvo CE, isso se aplica atualmente às escavadeiras compactas ECR18 Electric, EC18 Electric e ECR25, às carregadeiras compactas de rodas L20 Electric e L25 Electric, assim como para o compactador de asfalto DD25 Electric. Para equipamentos mais pesados, é necessário o uso de uma fonte de alimentação de 600 V. Já existe um protocolo padrão do setor para essa tensão que foi projetado pela indústria automotiva.

Curitiba, 13 de julho de 2023

Mais informações:

Åsa Alström
Head of Strategic Communications
Volvo Construction Equipment
asa.alstrom@volvo.com