Construction Equipment Brasil

Volvo lança o primeiro veículo do mundo de aço produzido sem o uso de energia de origem fóssil

O Grupo Volvo inova mais uma vez e mantém seu pioneirismo em produtos ambientalmente amigáveis. A Volvo Construction Equipment acaba de apresentar a primeira máquina do mundo montada em aço produzido sem a utilização de energia de origem fóssil. Desenvolvido pela Volvo CE em parceria com a também sueca SSAB, o veículo é um transportador de carga voltado para operações em mineração e pedreiras.

No evento de apresentação, ambas as empresas anunciaram que outros veículos de baixo impacto ambiental serão lançados em 2022, no que será uma série de produtos-conceito e outros componentes feitos de aço livre de energia de bases fósseis.

“Nossa ambição é usar aço livre de energia fóssil em todos os nossos produtos. Esta máquina é a prova de que realmente podemos progredir rapidamente quando trabalhamos em parcerias fortes”, declara Melker Jernberg, presidente da Volvo CE. “Estamos determinados a agir. Capacitamos nosso pessoal para contribuir não apenas com a nossa geração, mas com as outras que virão, construindo um mundo em que queremos viver. Nossa equipe da fábrica de Braas está orgulhosa de ajudar a fazer essa inovação acontecer”, diz.

Futuro mais limpo

“Esta iniciativa com a SSAB é uma referência para um futuro livre de energia de base fóssil. Assim como as nações do mundo se reúnem na COP26 para tratar das mudanças climáticas, as organizações e a indústria também devem trabalhar em colaboração para desenvolver soluções inovadoras para um futuro livre de emissões de gases de efeito estufa. O Grupo Volvo está comprometido com parcerias pioneiras para desenvolver novos veículos e máquinas limpas, seguras e eficientes. Elas abrirão o caminho para que um sistema de transporte e uma infraestrutura mais sustentáveis sejam adotados”, declara Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.

O comissário da União Europeia para o mercado interno, Thierry Breton, e o ministro sueco de empresa e inovação, Ibrahim Baylan, participaram do evento com Martin Lindqvist, CEO da SSAB. A solenidade foi realizada em Gotemburgo, cidade onde está localizada a sede mundial do Grupo Volvo. “Ter o primeiro veículo do mundo feito sem o uso de energia de origem fóssil é um verdadeiro marco. Nossa colaboração com o Grupo Volvo mostra que a transição verde é possível e traz resultados”, afirmou o presidente e CEO da SSAB. “Juntos, continuaremos reduzindo o impacto climático, garantindo que nossos clientes obtenham aço de alta qualidade. Esperamos continuar a trabalhar com o Grupo Volvo em pesquisa e desenvolvimento para produzir mais produtos deste tipo”, complementou.

Com o compromisso de ser climaticamente neutro e alcançar emissões zero de gases de efeito estufa na cadeia de valor até 2040, o Grupo Volvo está no caminho para o desenvolvimento de soluções de transporte e infraestrutura sustentáveis. Junto com a eletrificação de seus veículos e máquinas, a Volvo está determinada a reduzir a pegada de carbono de toda a sua cadeia de suprimentos.

A mudança em direção ao “aço verde” é um passo importante para o Grupo Volvo, bem como para as indústrias de transporte e infraestrutura como um todo: cerca de 70% do peso de um caminhão vem de aço e ferro fundido, e a proporção é ainda maior para as máquinas. A primeira máquina-conceito é apenas um primeiro passo, com uma fabricação em série em baixa escala já planejada para 2022, mas com produção em série prevista à frente.