Construction Equipment Brasil

Volvo CE anuncia compromisso com metas baseadas na ciência para reduzir emissões de carbono

A Volvo Construction Equipment anunciou comprometimento com metas SBTi (Science Based Targets) para alcançar a emissão zero de poluentes em sua cadeia produtiva até 2040, com reduções significativas já em 2030. A medida foi tomada em cumprimento da intenção da empresa em reduzir o seu impacto de carbono e ajudar a atingir as metas do Acordo de Paris, o tratado das Nações Unidas que rege ações de diminuição de gases para conter o aquecimento global.

Máquina Volvo em uso

As SBTI (Science Based Targets, em português Metas Baseadas na Ciência) são uma iniciativa para impulsionar uma ambiciosa ação climática no setor privado, permitindo que as empresas estabeleçam metas de redução de emissões fundamentadas na ciência. O objetivo de emissões zero de gases de efeito estufa é um compromisso conjunto do Grupo Volvo em todas as áreas de negócios e foi definido para 10 anos antes do acordo SBTi, considerando a idade média dos equipamentos em uso pelos clientes. Para que toda a frota tenha emissões zero até 2050, é necessário que todos os produtos entregues após 2040 não produzam gases poluentes.

A Volvo CE também definiu suas próprias metas a serem cumpridas até 2030, incluindo a diminuição pela metade das emissões em suas próprias operações, instalações e processos de fabricação, alcançando 30% em reduções absolutas no uso de seus produtos. As emissões indiretas são responsáveis pela maior proporção de difusão de gases de carbono da empresa. Para a indústria de equipamentos de construção, a maioria das emissões é gerada quando as máquinas estão sendo utilizadas assim que saem das fábricas.

“As mudanças climáticas são reais e um dos maiores desafios do nosso tempo. Como uma das fabricantes líderes mundiais de equipamentos de construção, não temos apenas a responsabilidade de reduzir nossa pegada de carbono. Temos ainda uma visão clara, muita determinação e muitos talentos para impulsionar essa transformação que é urgente e necessária. As escolhas que fazemos hoje formarão o mundo amanhã. Nós escolhemos agir”, declara Melker Jernberg, presidente da Volvo CE.

A Volvo CE já está comprometida com a descarbonização por meio de suas tecnologias de ponta e também com seu envolvimento em iniciativas de mudança climática, como o Construction Climate Challenge (CCC) e o WWF Climate Savers Program. Com as SBTi, a empresa tem mais uma ferramenta para garantir que as reduções estejam alinhadas com a mais recente ciência climática a fim de atender o Acordo de Paris.

A união faz a força

A marca está adotando uma abordagem holística para lidar com as mudanças climáticas. A Volvo seguirá seu caminho de inovação, já testado e comprovado, de adoção das três vertentes da eletromobilidade: máquinas elétricas a bateria, equipamentos movidos a célula combustível de hidrogênio e soluções aprimoradas de motores de combustão interna. A Volvo CE também continuará seu trabalho com parcerias líderes da indústria para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias, trabalhando em conjunto com clientes para levar soluções sustentáveis ao mercado e colaborando com distribuidores e fornecedores para explorar novas formas de trabalho.

“Avanços tecnológicos são uma das principais maneiras de reduzir o impacto do carbono”, diz Niklas Nillroth, chefe de sustentabilidade e relações públicas da Volvo CE. “Outro importante motivador para atingir essas metas será um novo nível de colaboração, tanto interno quanto externo, por meio de parcerias. Somente com esforços conjuntos, em que cada um de nós assume a responsabilidade por nossa parte com uma mentalidade holística, seremos capazes de alcançar coletivamente esses importantes objetivos. Juntos, ajudamos a construir o mundo em que queremos viver”, finaliza o executivo

As SBTi são uma colaboração entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute e o World Wide Fund for Nature (WWF). A iniciativa ajuda as empresas a estabelecer metas baseadas na ciência para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e transformar as operações de negócios, adequando-as à economia de baixo carbono.