Construction Equipment Brasil

O transportador autônomo da Volvo ganha o prêmio Red Dot

O TA15 - parte da solução de transporte autônomo TARA da Volvo Autonomous Solutions - ganhou o cobiçado Red Dot Award por design de produto - a marca mais reconhecida mundialmente pela qualidade do design industrial.

O revolucionário transportador elétrico autônomo TA15 da Volvo Autonomous Solutions (Soluções de transporte autônomo) cativou um painel de especialistas em design em Essen, na Alemanha, e ganhou o  Red Dot Product Design Award 2020 - um selo de alta qualidade em design do maior e mais respeitável concurso de design do mundo.

Comentando o prêmio, Nils Jæger, presidente da Volvo Autonomous Solutions, disse: “Estamos empolgados por termos conquistado um prêmio de prestígio como o Red Dot. Isso mostra que estamos entregando projetos de classe mundial na vanguarda da tecnologia de veículos autônomos. Estamos orgulhosos de continuar a tradição do Grupo Volvo de ser líderes inovadores nas áreas de design de veículos e máquinas comerciais”.

 

Ecossistema elétrico autônomo

O transportador de carga com bateria elétrica é um novo conceito de máquina, comparado ao transporte fora de estrada (off-road) tradicional, e constitui um dos elemento da solução de transporte TARA da Volvo Autonomous Solutions. Ele foi projetado para revolucionar o transporte off-road de hoje.

O transportador opera com um trem de força elétrico a bateria, baseado em tecnologia compartilhada do Grupo Volvo. O sistema de automação usa GPS, Lidar, Radar e vários sensores. Sendo autônomo, o TA15 não precisa de uma cabine - criando um perfil de máquina espetacularmente inovador.

Com uma capacidade de transporte de 15 toneladas, o TA15 faz parte do conceito mais amplo de solução de transporte autônomo da TARA, de modo que uma série deles possa ser conectada entre si formando um 'trem' de máquinas, a fim de obter máxima eficiência de carregamento e transporte. O TA15 será um elemento essencial da solução de transporte elétrico e autônomo da TARA.

O transportador elétrico autônomo foi, e continuará sendo, desenvolvido pela Volvo Construction Equipment (Volvo CE) com base no antigo conceito HX02 e agora foi entregue para comercialização à Volvo Autonomous Solutions, uma nova área de negócios do Grupo Volvo . Em operação desde 1º de janeiro de 2020, o objetivo da Volvo Autonomous Solutions é 'acelerar o desenvolvimento, a comercialização e as vendas de soluções de transporte autônomo, como um complemento aos produtos e serviços atuais do Grupo Volvo'. A Volvo CE também ganhou o prêmio Red Dot este ano, por uma máquina que, devido ao surto de coronavírus, será introduzida no mercado ainda este ano.

“É emocionante que dois produtos Volvo tenham recebido essa marca de excelência em design reconhecida internacionalmente”, diz Melker Jernberg, presidente da Volvo CE. “Além disso, é ótimo que este seja o resultado de uma grande colaboração interna com a Volvo Autonomous Solutions. Parceria é a nova liderança”.

 

23 de junho de 2020

Para maiores informações, entre em contato com:

Anna Arbius
Head of Marketing & Communication
Volvo Autonomous Solutions
Email: anna.arbius@volvo.com 

Tiffany Cheng 
VP Brand, Marketing & Corp Comm Asia
Volvo Construction Equipment 
Email: tiffany.cheng@volvo.com

 A Volvo Autonomous Solutions é uma área de negócios separada do Grupo Volvo. Incorporada em janeiro de 2020, sua missão é acelerar o desenvolvimento, a comercialização e a venda de soluções autônomas para nossos segmentos definidos no espaço onroad e offroad. Nesses segmentos, as soluções de transporte autônomo podem criar valor para os clientes, contribuindo para uma maior flexibilidade, precisão na entrega e produtividade.