Construction Equipment Brasil

Volvo CE e pioneira em tecnologia 5G

A Volvo Construction Equipment estará entre as primeiras empresas do mundo a testar a tecnologia móvel 5G como parte de uma colaboração exclusiva com a operadora de telefonia Telia Company.

A jornada da Telia para o 5G Partnership Program representa uma nova era na inovação digital e visa oferecer a um seleto grupo de parceiros do setor uma plataforma inovadora para que desenvolvam suas próprias tecnologias. Para a Volvo CE, isso significa ultrapassar limites e desenvolver soluções para canteiros de obras que aumentem a segurança, a produtividade e o tempo de atividade dos equipamentos.

A Volvo CE estará em uma posição invejável na indústria mundial de equipamentos de construção ao testar tecnologias habilitadas para 5G em um local de testes na cidade de Eskilstuna, na Suécia, anos antes do 5G estar disponível para o público em geral. Apenas um pequeno número de empresas dos países nórdicos será escolhido para participar do programa de dois anos. Trata-se de uma colaboração conjunta entre a Telia e a empresa de telecomunicações móveis Ericsson como parceira tecnológica. O diretor de tecnologia da Telia, Mats Lundbäck, anunciou recentemente o lançamento do programa no 5G World Congress em Londres.

“As vantagens de uma rede 5G mais rápida e confiável representam um enorme passo à frente na conectividade. No setor de construção, ela inaugura um enorme potencial de processamento de dados móveis e afeta a maneira pela qual as máquinas se comunicam e interagem remotamente”, diz Patrik Lundblad, vice-presidente sênior de tecnologia da Volvo CE.

Mais velocidade

Espera-se que esta nova geração de rede móvel forneça velocidades de transferência consideravelmente mais rápidas do que a atual rede 4G, e que seja capaz de transportar grandes quantidades de dados em muito menos tempo. A Volvo CE testará seu potencial criando uma rede celular local em suas instalações de Eskilstuna, e a usará para expandir suas competências e desenvolver sua pesquisa contínua em tecnologia autônoma.

Calle Skillsäter, especialista técnica da Volvo CE em máquinas conectadas, afirma que “a tecnologia 5G permite transportar dados de maneiras que, antes, só em sonhos, e pode aumentar as possibilidades de máquinas autônomas e controladas remotamente”. Ela diz que, ao eliminar os potenciais perigos em questões de segurança e o tempo de inatividade associado a operações como a mineração, a Volvo CE se aproxima de sua ambição de atingir zero emissões, zero acidentes e zero paradas não planejadas.

Não é a primeira vez que a Volvo CE faz parceria com a Telia e a Ericsson. As duas empresas suecas também colaboraram em um projeto de mineração digital premiado no ano passado. O Piloto de Comunicação Móvel Industrial em Mineração (PIMM), que recebeu o nome de Projeto de Digitalização do Ano na sessão de Gala da Telecom em fevereiro passado, presenciou o teste de um conceito em carregadeira de rodas de controle remoto capaz de operar a mais de 1.312 pés de profundidade.

Imagens para download 

 


 

Curitiba, 15 de Junho de 2018

Mais informações

Tiffany Cheng
Diretor, Comunicações Externas
Volvo Construction Equipment
Email:
tiffany.cheng@volvo.com

Brian O'Sullivan
SE10
Londres
Email:
brian.osullivan@se10.com

Marco Greiffo
Assessor de Imprensa – Grupo Volvo América Latina
Tel: +55 41 3317-7830 / 41 3317- 8736
E-Mail:
marco.greiffo@volvo.com

Newton Chagas
Outlook – Comunicação & Estratégia
Tel.: +55 41 3317 8296
E-mail:
newton.chagas@outlook.com