Construction Equipment Brasil

Vídeo mostra a qualidade e a inovação nos 42 anos da fábrica latino-americana da Volvo CE

A qualidade mundial, a grande variedade de máquinas e os inovadores métodos de produção da fábrica latino-americana da Volvo Construction Equipment estão agora resumidos em um único vídeo. Postado no YouTube no endereço https://www.youtube.com/watch?v=5OjQ_-6ryGg, o vídeo apresenta de forma dinâmica quais são e como a unidade produz os famosos equipamentos de construção da marca. “Temos uma história de evolução e inovação, fabricando no Brasil produtos com qualidade mundial”, declara Wladimir Garcia, vice-presidente e diretor geral do complexo industrial da Volvo CE na América Latina.

Localizada em Pederneiras, a 330 quilômetros da capital São Paulo, a fábrica está completando 42 anos em 2017, consagrando com inúmeras conquistas uma história iniciada nos anos 70. Com um dos maiores índices de qualidade do Grupo Volvo e reconhecida internacionalmente por seus projetos inovadores, a planta é atualmente um dos principais elos do sistema industrial global da corporação. 

O vídeo faz o passo a passo da produção, desde o recebimento das peças e o início da fabricação com a soldagem das estruturas das máquinas, passando pela área de usinagem, onde os conjuntos são usinados com a mais alta precisão. Na sequência, mostra a moderna área de pintura, que funciona com processos validados internacionalmente e ambientalmente corretos, com toda a água usada sendo tratada e reutilizada.

Montagem e inovação

Na etapa seguinte, o filme apresenta o setor de montagem das máquinas, mostrando a alta qualidade dos operadores e lembrando que a fábrica brasileira é a única, das 16 unidades da Volvo CE espalhadas pelo mundo, a montar dois diferentes equipamentos em uma mesma linha de produção: em Pederneiras, os caminhões articulados e as pás-carregadeiras Volvo compartilham a linha de montagem, uma inovação criada para aumentar a eficiência e melhorar a capacidade instalada.

Desenvolvido pelos próprios funcionários, a mudança possibilitou diminuir em cerca de 12% o tempo de montagem dos equipamentos. “O benefício final acabou sendo também do cliente, que pode receber sua máquina ainda mais rápido”, explica Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America.

No setor de inspeção final, o vídeo destaca que é realizada uma minuciosa verificação dos produtos por técnicos dedicados, altamente qualificados nas especificações de engenharia. Todas as máquinas passam por testes hidráulicos, elétricos, eletrônicos e de desempenho, além de test drives. O filme termina mostrando a área de embarque de máquinas, já prontas para serem enviadas para os distribuidores e clientes.

Provedor mundial

A fábrica latino-americana da Volvo CE se transformou em um provedor mundial. Além de produzir para o Brasil, a unidade envia atualmente máquinas da marca para toda a América Latina e para os principais mercados internacionais, como Estados Unidos, Europa e Ásia. Sessenta e quatro por cento da produção é exportado.

Os equipamentos Volvo produzidos localmente são escavadeiras, carregadeiras, caminhões articulados e compactadores de solo, além de escavadeiras SDLG, outra marca de equipamentos da Volvo CE. Pederneiras é também a única planta da Volvo CE no mundo a produzir duas marcas de produto no mesmo complexo industrial.

A fábrica foi pioneira em muitos momentos de sua história e, hoje, tem forte vocação multiproduto e multimarca, fabricando paralelamente vários modelos nas mesmas instalações. Além disso, foi a primeira do Grupo a fazer usinagem à seco e está entre as líderes mundiais em Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta). “Temos foco em melhoria contínua. Fomos vanguarda em muitos momentos”, conclui Garcia.

Imagens para download