Construction Equipment Brasil

Fábrica latino-americana da Volvo CE inova com linha de produção compartilhada

A fábrica latino-americana da Volvo Construction Equipment tem uma de suas linhas de produção operando de forma compartilhada, montando ao mesmo tempo carregadeiras e caminhões articulados. Localizada em Pederneiras, no interior de São Paulo, é a única das 16 unidades fabris da Volvo CE no mundo a possuir uma linha única de montagem para dois produtos. “Fazemos parte da plataforma global industrial da marca. A inovação constante é muito importante para continuarmos a expandir e melhorar nossa atuação”, afirma Wladimir Garcia, vice-presidente e diretor-geral do complexo industrial da Volvo CE na América Latina.

“Aumentamos nossa eficiência e melhoramos a capacidade instalada”, complementa Fernando Remoto, chefe de montagem da fábrica e um dos responsáveis pelo projeto. Desenvolvida pelos próprios engenheiros, supervisores e funcionários que trabalham na unidade, a mudança possibilitou otimizar a estrutura interna da fábrica, promovendo novas sinergias na produção e fazendo melhorias nas áreas de suporte. “Reduzimos a complexidade de nossa fábrica, consolidando e otimizando a atuação das áreas suportes, como engenharia, qualidade e logística”, explica Alex Ikeda, engenheiro de montagem. Ele destaca que o projeto possibilitou diminuir em cerca de 10% o tempo de montagem das máquinas.

Benefício ao cliente

“Na prática, o benefício final é do cliente, que poderá receber sua máquina mais rápido, com um lead time reduzido”, observa Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America. A mudança gerou ainda ganhos ambientais. “A junção das linhas de produção também permitiu diminuir anualmente a emissão de 41 toneladas de CO2, assim como economizar cerca de 120.000kW de energia elétrica. Respeito ao meio ambiente é um dos valores fundamentais da Volvo”, lembra Garcia.

Na mesma linha de Pederneiras estão sendo produzidos os caminhões articulados A25G e A30G e as carregadeiras L60F, L70F, L90F, L110F e L120F. A Volvo é líder absoluta no segmento de articulados no Brasil e uma das líderes nesta área no mercado latino-americano. Estes equipamentos são usados principalmente em construção, obras de infraestrutura e mineração. As carregadeiras da marca são utilizadas em uma infinidade de diferentes aplicações, que vão da construção civil e da mineração, passando por pedreiras e reciclagem, até na agricultura e na pecuária.

Provedor mundial

A fábrica latino-americana da Volvo CE está completando 42 anos em 2017. De um fornecedor exclusivamente local nos anos 70, a planta sediada no Brasil passou a provedora mundial, enviando atualmente máquinas da marca para toda a América Latina e para os principais mercados internacionais, como Estados Unidos, Europa e Ásia. Cerca de 50% da produção é hoje voltada para o Brasil, e o restante é exportado.

Os produtos Volvo produzidos localmente são escavadeiras, carregadeiras, caminhões articulados e compactadores, além de escavadeiras SDLG, outra marca de equipamentos da Volvo CE. É também a única planta da Volvo CE no mundo a produzir duas marcas de produto no mesmo complexo industrial.

Localizada a 330 quilômetros de São Paulo, a fábrica foi pioneira em muitos momentos de sua história. Foi a primeira planta multiproduto da Volvo CE em todo o mundo, fabricando paralelamente vários modelos nas mesmas instalações. “Fomos vanguarda em diversas situações”, comemora Garcia. Com foco em melhoria contínua, foi ainda a primeira do Grupo a fazer usinagem a seco e está entre as líderes mundiais em Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta).


Imagens para download.

Afrânio ChueireAfrânio Chueire

Wladimir GarciaWladimir Garcia

Linha de produção compartilhada em PederneirasLinha de produção compartilhada em Pederneiras

Linha de produção compartilhada em PederneirasLinha de produção compartilhada em Pederneiras

6 de março 2017

Mais informações,

Milena Miziara
Grupo Volvo América Latina
Assessoria de Imprensa – Comunicação Corporativa
E-Mail: milena.miziara@volvo.com
Tel.: +55 41 3317- 4255

Newton Chagas
Grupo Volvo América Latina
Assessoria de imprensa
E-mail: newton.chagas@outlook.com
Tel: +55 (41) 3317-8296 e (41) 99812-8718