Construction Equipment Brasil

Carregadeira de carga autônoma da Volvo CE conquista prêmio de inovação de qualidade

Um veículo autônomo criado pela Volvo Construction Equipment acaba de conquistar um importante reconhecimento. A carregadeira autônoma HX1 ganhou o prêmio “Inovação de Qualidade do Ano”, concedido pelo Instituto Sueco para a Qualidade, uma das mais respeitas instituições do gênero na Europa.

A máquina faz parte do revolucionário projeto da Volvo CE de desenvolver um canteiro de obras para equipamentos de construção inteligentes, onde espera-se uma redução de até 95% nas emissões de poluentes e também uma diminuição de 25% nos custos para os clientes. A carregadeira autônoma HX1 é ainda um protótipo e não está disponível comercialmente.

O veículo representa uma nova abordagem em busca de um futuro de sustentabilidade na indústria da construção, baseado na eletromobilidade e em veículos autônomos. Ao invés de ter apenas algumas máquinas grandes e versáteis, como é comum atualmente nos sites de construção e de mineração, a HX1 aponta o surgimento de máquinas especializadas menores e mais numerosas. A ideia é satisfazer as necessidades dos clientes, combinando máquinas inteligentes, automação e mobilidade elétrica.

"O HX1 é uma antiga ambição da Volvo CE de criar soluções de transporte mais sustentáveis", afirma Patrik Lundblad, vice-presidente de Tecnologia da Volvo CE. "Este prêmio é um tributo ao trabalho árduo dos funcionários na expansão das fronteiras da tecnologia e da inovação. É um reconhecimento que comprova a posição da Volvo CE na vanguarda do desenvolvimento tecnológico", diz. "É impressionante ver como as inovações vencedoras retomam processos e tecnologias históricas e as reinventam para atender às necessidades do futuro", complementa Mats Deleryd, presidente do SIQ.

O protótipo da HX1 foi apresentado ao mercado numa exibição para clientes e jornalistas do mundo todo promovida no ano passado na cidade sueca de Eskilstuna, onde está localizada uma das fábricas da Volvo CE. Na mesma ocasião, a empresa mostrou uma série de conceitos futuristas e inovações, como a carregadeira de rodas híbrida LX1 e um caminhão articulado autônomo.

Inovação e sustentabilidade

"Alinhada com a visão do Grupo Volvo de ser a empresa provedora de soluções de transporte mais desejada e bem-sucedida no mundo, a Volvo CE está empenhada em contribuir para o desenvolvimento sustentável", afirma Martin Weissburg, presidente da Volvo CE e membro do Conselho Executivo do Grupo Volvo. "Estamos desenvolvendo tecnologias ligadas à eletromobilidade, máquinas inteligentes e soluções completas para o canteiro de obras. Elas beneficiarão os clientes e o meio-ambiente, contribuindo para aumentar o desempenho da máquina, a produtividade, a eficiência, a segurança, além da sustentabilidade”, finaliza o presidente.

Imagens para download.

Martin WeissburgMartin Weissburg

hx1HX1

hx1HX1

HX1

17 de janeiro de 2017

Mais informações,

Elisabet Altin
Director, Communication Technology
Volvo Construction Equipment

Tel: +46 470 387809 
Email: elisabet.altin@volvo.com 

Brian O’Sullivan
SE10
London

Tel: +44 77 333 50307
Email: brian.osullivan@se10.com