Construction Equipment Brasil

LEGO® Technic apresenta modelo de miniescavadeira de rodas Volvo movida a ar comprimido

A inovadora escavadeira de rodas EW160E da Volvo é a mais recente máquina da marca a receber a atenção da LEGO® Technic. Uma réplica exata em tudo, menos no tamanho, o novo modelo possui 1.166 elementos individuais e um sistema de acionamento pneumático embutido. A LEGO Technic é uma divisão do Grupo LEGO, reconhecido mundialmente há quase 40 anos por seus modelos inovadores e tecnicamente avançados.

O novo brinquedo, construído numa escala aproximada de 1:20 de uma esvadeira EW160E, levou quase dois anos para ser desenvolvido e tem previsão de chegar em breve às lojas da LEGO®. É a segunda vez que a marca desenvolve um modelo baseado em uma máquina da Volvo. O primeiro lançamento ocorreu há dois anos, quando a empresa especializada em modelos em miniatura apresentou a escavadeira de rodas L350F, comandada por controle remoto.

Com um sistema pneumático embutido, o novo modelo foi concebido para se parecer com a máquina de movimentação de materiais de verdade, tanto na aparência como na funcionalidade. "Nós não queríamos apenas que este produto se parecesse com uma escavadeira EW160E. Queríamos também que ela funcionasse como uma", afirma Andrew Woodman, gerente de projeto sênior da LEGO® Technic.

Verdadeira, só que menor

O novo brinquedo tem uma abordagem diferente da do modelo L350F comandado por controle remoto. "Este é muito mais um modelo manual (in-hand play). "Isso significa que pudemos nos focar e captar o aspecto visual da escavadeira. Fomos um pouco mais longe e acrescentamos um sistema pneumático que utiliza ar comprimido para replicar como uma máquina verdadeira trabalha com seu sistema hidráulico - que opera o braço principal e a caçamba”, explica Woodman. O modelo também tem outras funções realistas, como o levantamento e abaixamento da cabine, a direção e os estabilizadores, que saem de baixo do chassi para estabilizar a máquina quando está trabalhando. “É tão realista que está pronta para realizar trabalhos no canteiro de obras!", brinca o gerente.

"Estamos sempre tentando trazer algo novo para o mercado. Mas existem algumas coisas para onde sempre voltamos, graças à sua popularidade, como uma escavadeira. Queríamos fazer algo realmente inovador - criar um novo tipo de escavadeira que nunca tivéssemos feito", diz Niels Henrik Horsted, gerente sênior de marketing da LEGO® Technic.

Atenção aos detalhes

A LEGO® Technic trabalhou em colaboração com a Volvo CE durante todo o desenvolvimento, garantindo que o modelo fosse exato tanto em aparência quanto em funcionalidade. Foram várias fases de desenvolvimento para não perder nenhum detalhe. "Não apenas queríamos criar uma grande experiência de construção para as pessoas que compram os nossos modelos, como também queríamos que a Volvo CE se orgulhasse de um modelo LEGO® Technic que é uma excelente representação da sua máquina", ressalta.

Para garantir que o design estivesse o mais exato possível, Woodman e sua equipe visitaram a fábrica em Konz, na Alemanha, onde as EW160Es verdadeiras são construídas. "Na linha de produção, pudemos ver as diferentes fases do projeto, entramos na cabine, conhecemos realmente como a escavadeira é construída", observa Woodman. A relação estreita com a Volvo permitiu à equipe da LEGO® Technic manter-se atualizada em relação a todos os novos desenvolvimentos, como a inclusão do novo corrimão e protetores alaranjados da marca, que só agora estão começando a ser implementados nas máquinas verdadeiras.

Peter Bauer, engenheiro de veículos da fábrica CE Volvo em Konz, trabalhou de perto com a equipe de desenvolvimento. "Tendo brincado com LEGO® Technic quando criança, fiquei animado para ver como eles iriam se sair com o projeto. Fiquei impressionado com o nível de detalhe que eles queriam alcançar. A primeira coisa que trabalhamos juntos foi a cabine elevada. O protótipo da LEGO® já estava bastante exato, mas fomos capazes de torná-lo o mais próximo possível da máquina real”, lembra.

Imagens para download: 

 

Para mais informações, visite o site: www.volvoce.com/press
ou contate:

Tiffany Cheng
Global Director, External Communications
Volvo Construction Equipment
Tel: int +32 499 56 68 47
Email: tiffany.cheng@volvo.com
Twitter:http://twitter.com/VolvoCEGlobal

Brian O'Sullivan
SE10
London
Tel: int +44 77 333 50307
Email: osullivan@se10.com