CONSTRUCTION EQUIPMENT África

Volvo L260H: Lucro em todos os baldes

A pá carregadora de rodas L260H, uma novidade da Volvo Construction Equipment, proporciona um desempenho ideal, incluindo até 10% de melhoria em termos de eficiência de combustível e um aumento de até 15% na produtividade.

Tendo apresentado pela primeira vez no mercado uma pá carregadora de rodas de 35 toneladas, em 2011 com a L250G, a Volvo Construction Equipment apresenta agora a L260H, a última adição à gama da série H. Desenvolvida em resposta às exigências comerciais sempre em mudança, a máquina de 35 toneladas é concebida para aplicações pesadas e foi atualizada com as últimas tecnologias.

Sempre mais!

Quando comparada com a sua antecessora, os números falam por si. A L260H possui uma produtividade até 15% superior graças à base da roda redesenhada de forma inteligente, que foi aumentada em 50 mm, e à distribuição de peso otimizada da estrutura dianteira e do sistema do braço de elevação. Em conjunto, estas duas características permitem que sejam utilizados baldes mais largos.

Preparada para a produtividade, a L260H está equipada com um motor D13 potente, desenvolvendo 6% mais potência e 5% mais binário que a L250G. O sistema hidráulico com sensor de carga da nova geração foi desenvolvido para aumentar a capacidade de resposta dos implementos e melhorar a velocidade de elevação e descida da lança. Para tempos de ciclo mais rápidos, a nova transmissão HTL310 trabalha em harmonia com o potente motor e os eixos, e o novo conversor proporciona uma maior saída de binário, o que resulta num melhor desempenho. Além disto, os intervalos entre as velocidades foram reduzidos para uma aceleração mais rápida.

A eficiência em termos de combustível foi aumentada até 10% graças à melhoria de várias funcionalidades. O sistema hidráulico da nova geração poupa a potência da bomba hidráulica para outras funções reduzindo o fluxo de líquido quando desce e descarrega; e os novos travões secos P eliminam as perdas de arrasto, causadas pelos travões com discos húmidos internos. Para além disto, a tecnologia OptiShift melhorada integra a função Reverse By Braking (RBB) – patenteada pela Volvo – e o novo conversor de binário com bloqueio, criando um acionamento direto entre o motor e a transmissão e reduzindo de forma significativa o consumo de combustível.

Contribuindo também para a eficiência em termos de combustível, o Fully Automatic Power Shift (FAPS) muda as velocidades para adaptar a velocidade do motor e de deslocação à melhor relação de caixa. A L260H está também equipada com um pedal ecológico – uma característica única da Volvo – que encoraja a utilização económica aplicando uma força de resistência mecânica em resposta ao uso excessivo do acelerador.

Lucro em todos os baldes

A L260H é fornecida com quatro novos baldes – o balde Volvo para pedra, o balde Volvo para areia e dois baldes Volvo para remanuseamento – especialmente desenhados para se adaptarem à máquina. Otimizados para a aplicação, os baldes permitem que a pá carregadora de rodas trabalhe com a capacidade máxima, ajudando os clientes a poupar tempo, dinheiro e esforço.

O balde Volvo para pedra possui agora um fundo mais longo e pode suportar 11,5% mais material, o que resulta num aumento da produtividade. Para aplicações em túneis, a Volvo também oferece os baldes para pedra de descarga lateral.

Otimizados para manusear areia ou pequenos fragmentos de agregados, o balde Volvo para areia de 6,6 m³ é a escolha ideal para condições com solos pouco firmes. O fundo longo do balde maximiza a penetração para melhorar a tração, enquanto o desenho plano ajuda a manter uma área de trabalho limpa e nivelada.

O balde Volvo para remanuseamento de 7,3 m³ redesenhado é fácil de encher e os novos lados convexos minimizam os transbordamentos, para um aumento da produtividade até 5%. Para otimizar a L260H para aplicações de carga e transporte, o Sistema de Suspensão da Lança opcional é automaticamente acionado para ajudar a reduzir os balanços. Além disto, a Volvo também oferece uma seleção de pacotes de remanuseamento.

Com o Assistente de Carga, um sistema de pesagem de carga dinâmico, os clientes podem gerir as suas ordens de trabalho e monitorizar facilmente a produtividade. Acessível através do ecrã táctil de 10 polegadas do Volvo Co-Pilot, o Assistente de Carga monitoriza a quantidade de material movido, para ter a certeza de que existe lucro em todos os baldes.

Maior conforto, maior desempenho

Construída para trabalhos intensos, a L260H é concebida exclusivamente para proporcionar um ambiente de trabalho eficiente. Com a opção de alavancas múltiplas ou única, e com três modos hidráulicos à escolha – conforme a capacidade de resposta preferida – a L260H pode ser personalizada para aumentar o conforto e a produtividade. Adicionalmente, a nova função de nivelamento do balde permite que o mesmo regresse automaticamente à posição nivelada depois das posições de descarga ou enrolamento, para reduzir a fadiga do operador. Para mais conveniência, o Comfort Drive Control (CDC) permite que a máquina seja dirigida com uma alavanca pequena. Pode também optar-se pelo novo banco ajustável premium ISRI, para reduzir a fadiga.

A visibilidade a partir da cabina foi melhorada pelos novos espelhos retrovisores, podendo também ser adicionada uma câmara de visão traseira opcional, que trabalha em conjunto com o sistema de deteção do radar para fornecer ao operador um alerta visual e audível, avisando-o para objetos na proximidade.

Bloqueada e carregada

Proporcionando resistência em aplicações exigentes, a L260H foi desenvolvida a pensar na durabilidade e concebida para facilitar a assistência. A ligação de barra em Z da Volvo comprovada fornece uma força de desagregação elevada, permitindo que os baldes totalmente carregados sejam elevados à altura máxima. Para um desempenho duradouro, o braço de elevação possui uma vedação dupla em cada um dos pinos. A sólida estrutura do chassis combina perfeitamente com o conjunto propulsor da Volvo e possui uma ventoinha de arrefecimento acionada hidraulicamente para regular a temperatura dos componentes. A ventoinha também inverte automaticamente o seu movimento para autolimpar as unidades de arrefecimento. Para reduzir o desgaste dos componentes, a desativação retardada do motor pode ser programada para ser automaticamente acionada. A nova função desliga a máquina quando o turbocompressor arrefeceu até à temperatura adequada.

A L260H apresenta assistência líder na indústria e manutenção fácil para promover uma elevada disponibilidade operacional. A cabina pode ser inclinada num ângulo de 30º ou 70º, fornecendo acesso sem restrições aos componentes vitais, e o motor pode ser alcançado através do respetivo capô de abertura ampla e acionado eletronicamente. Igualmente, os acumuladores da Suspensão da Lança estão agora localizados na parte exterior do chassis dianteiro e o travão P é externo, para um acesso mais fácil e maior vida útil dos componentes. Além disto, os corrimões e os degraus foram pintados de laranja para ajudar o pessoal da manutenção e os operadores a percorrerem a máquina.

A Volvo também oferece vários serviços para aumentar a eficiência. As Peças Genuínas Volvo, a Monitorização Proativa, a formação do operador e a Simulação de Estaleiro da Volvo são apenas algumas das muitas soluções para garantir que a L260H maximiza o retorno do investimento para os proprietários.

Principais especificações:

L260H

T3

T4f

Carga estática de equilíbrio em ângulo máximo de articulação

kg

23 770

23 770

Capacidade do balde

m3

5.3-10.2

5.3-10.2

Peso em ordem de marcha

kg

34 000 - 39 000

34 000 - 39 000

Força de desagregação

kN

328

328

Motor

Volvo D13E

Volvo D13J

Potência máxima a

rpm

1 500

1 500

. . . SAE J1995 bruta

kW

310

310

. . . ISO 9249, SAE J1349 líquida

kW

309

309

Binário máximo a

rpm

1 100

1 100

. . . SAE J1995 bruta

Nm

2 343

2 343

. . . ISO 9249, SAE J1349 líquida

Nm

2 328

2 328

Pneus

29.5 R25, 875/65R29

Com base na configuração da máquina: com base num balde de 6,7 m³/8,8 yd³ STE BOE P