CONSTRUCTION EQUIPMENT África

Conjunto híbrido simples da Volvo para melhorar a eficiência de combustível até 17%

O movimento descendente da lança da próxima escavadora híbrida EC300E carrega os acumuladores de armazenamento da energia que são utilizados para alimentar a bomba hidráulica.

Muitas vezes as melhores ideias são as mais simples. A Volvo CE levou muito a sério esta ideia com a sua nova e engenhosa EC300E Híbrida, que está agora a entrar na fase de testes. Ao contrário dos outros sistemas que captam a energia de rotação da superestrutura de uma escavadora para assistir eletricamente o motor, a nova híbrida hidráulica da Volvo recolhe a energia “livre” da escavadora gerada pelo movimento descendente da lança da escavadora e utiliza-a para sobrealimentar o sistema hidráulico.

Os movimentos potentes e regulares da descida da lança carregam os acumuladores hidráulicos de 20 litros, que depois fornecem energia para acionar os motores de assistência hidráulica que ajudam a alimentar a bomba hidráulica. Os níveis de capacidade de controlo e de desempenho são iguais à EC300E padrão, incluindo a capacidade de trabalhar no modo ECO e Híbrido em simultâneo.

VOLVO-BAUMA-MUNIQUE-EC300E-02-1920x1400

Retorno rápido em aplicações de escavação e descarga

Toda esta astúcia simples e descomplicada retira trabalho ao motor, e durante o processo permite um consumo de combustível inferior em 10-12% (até menos 12% de emissões de CO2), e tudo sem perder desempenho. Quando utilizada em aplicações de produção ”escavar e descarregar” (em particular aquelas com uma rotação de 90o) o retorno desta simples abordagem pode ser feito em pouco mais de um ano. A máquina fornece os mesmos níveis de capacidade de controlo e de desempenho que esperaria de uma máquina convencional equivalente e até 17% de eficiência de combustível, dependendo da aplicação.

A ideia é bastante simples, assim como também os seus componentes, consistindo apenas em alguns elementos adicionados de manutenção simples.

VOLVO-BAUMA-MUNIQUE-EC300E-03-1920x1400

Apesar de ainda não estarem comercialmente disponíveis, as EC300E híbridas estão atualmente em fase de testes no terreno em estaleiros de clientes para validação da tecnologia em aplicações reais.

Estas tecnologias são outro exemplo do compromisso assumido da Volvo CE com a inovação e o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis e económicas para os clientes.

Para mais informações visite: https://www.volvoce.com/global/en/this-is-volvo-ce/what-we-believe-in/innovation/ec300e-hybrid.

Imagem 1: A EC300E Híbrida está agora a entrar na fase de testes no terreno.
Imagem 2: A nova híbrida hidráulica da Volvo recolhe a energia “livre” gerada pelo movimento descendente da lança da escavadora.
Imagem 3: Esta tecnologia ajuda a retirar trabalho ao motor.