CONSTRUCTION EQUIPMENT África

Série D da Volvo abre o caminho no controlo, eficiência e tecnologia de mesas

As pavimentadoras P6820D ABG e P7820D ABG da Volvo Construction Equipment combinam potência, facilidade de funcionamento, eficiência de combustível, mesas versáteis e funcionalidades que aumentam a vida útil para proporcionarem um desempenho de pavimentação de excelência.

Com mais de meio século de experiência em pavimentação e engenharia inovadora, a Volvo aperfeiçoou a próxima geração de máquina de pavimentação com os modelos P6820D ABG e P7820D ABG.

O novo sistema de Electronic Paver Management (EPM 3), por exemplo, é o desenvolvimento mais revolucionário lançado com as pavimentadoras da série D. O EPM 3 aumenta o controlo da máquina e otimiza a pavimentadora para aplicações específicas. O sistema consolida os botões de comando, dispostos numa configuração de vista panorâmica, para orientar o operador de forma intuitiva através das funções de trabalho individuais. As funções podem ser rapidamente selecionadas e reguladas utilizando o botão de deslocamento posicionado ergonomicamente.

Para projetos individuais, o Gestor das Definições armazena as definições personalizadas no EPM 3, permitindo ao operador recuperar parâmetros guardados quando se depara posteriormente com projetos similares. Esta funcionalidade simplifica o arranque da máquina e pode ser afinada pelo operador assim que a pavimentação é iniciada para otimizar a produtividade e a qualidade elevada de pavimentação de um trabalho para o outro.

A partir da plataforma do operador, a visibilidade é de 360 graus à volta da pavimentadora, tremonha, canal do parafuso helicoidal e da mesa, permitindo ao operador verificar o fornecimento de material e o fluxo de uma só vez. A nova área envidraçada em ambos os lados da plataforma permite uma visibilidade ainda maior, otimizando a eficiência geral e a segurança no estaleiro. Mesmo em condições de pouca luminosidade, os operadores podem pavimentar com precisão graças à iluminação de trabalho a LED de ponta e às opções de balões de iluminação. Para maximizar a segurança, as luzes internas, localizadas abaixo da cabina aberta, iluminam a plataforma do operador e os degraus durante três minutos assim que o interruptor principal seja ligado ou depois da ignição ser desligada. Para preparar rapidamente a pavimentação ou o transporte, o tejadilho de proteção contra intempéries pode ser facilmente levantado ou baixado premindo um botão. 

Para uma condução confortável, a cabina oferece isolamento sonoro incorporado, enquanto o tensor de rastos automático reduz as vibrações, garantindo um funcionamento suave.

Potência para obter resultados

Para além do controlo da máquina e do conforto do operador, as pavimentadoras Volvo P6820D ABG e P7820D ABG possuem funcionalidades incorporadas de alta qualidade, a começar pelo motor Volvo premium. Combinando um binário elevado, e RPM baixas, o motor Volvo está especificamente harmonizado com o sistema hidráulico para uma potência, produtividade e eficiência de combustível líderes no mercado. O sistema possui o Modo ECO adaptativo que adapta o rendimento do motor aos requisitos do estaleiro. Esta função predefinida pode reduzir a utilização de combustível até 30%, beneficiando os resultados dos clientes e o ambiente – um aspeto fundamental no desenvolvimento das pavimentadoras da série D.

E, tal como todas as pavimentadoras Volvo, as P6820D ABG e P7820D ABG trabalham com níveis de ruído extremamente baixos, uma vantagem para os trabalhadores e para a comunidade local.

Mesmo com temperaturas ambientais elevadas, o compartimento e o capô do motor desenhados de forma inteligente fornecem um espaço amplo para a circulação contínua do ar da ventoinha de arrefecimento adaptativa, permitindo que o motor e a hidráulica arrefeçam de forma eficaz. Independentemente das condições ambientais ou da aplicação, as pavimentadoras da série D fornecem uma superfície de tapete suave e uniforme graças à combinação vencedora de várias funcionalidades, incluindo a grande capacidade da tremonha, o sistema de tensionamento automático dos rastos e o Soft Dock.

Graças a estas funcionalidades avançadas, assim como ao sistema Pave Assist opcional, os resultados de pavimentação de excelência nunca estiveram tão acessíveis. Disponível através do Volvo Co-Pilot, o Pave Assist é desenvolvido para melhorar a funcionalidade, fornecendo aos operadores uma perceção em tempo real da qualidade e da produtividade do trabalho de pavimentação. A solução desenvolvida a nível interno e altamente inovadora da Volvo ajuda os operadores a gerir as operações de pavimentação com mais facilidade e independência. As ferramentas oferecidas pelo Pave Assist incluem o Material Manager, o Thermal Profiling e a Weather View.

Mesas líderes no setor

As mesas Volvo são concebidas para fornecer uma qualidade, uniformidade e regularidade de pavimentação de excelência. Versátil e eficiente em larguras de pavimentação até 11 metros, as pavimentadoras Volvo P6820D ABG e P7820D ABG possuem mesas líderes na indústria, capazes de lidar com uma grande variedade de materiais.Volvo tracked paver P6820D T3 T4 F

As barras compactadoras especialmente desenvolvidas alcançam a densidade pretendida do material em toda a largura de trabalho e são totalmente endurecidas para uma maior durabilidade. Dependendo da aplicação e condições, os clientes da Volvo podem escolher entre uma ampla gama de mesas compactadoras únicas ou duplas para garantir uma superfície suave. A tecnologia de compactação dupla da Volvo ABG oferece o nível mais elevado de pré-compactação atrás da mesa, essencial na pavimentação de asfalto espesso e de solo-cimento.

Para garantir um movimento suave e preciso das extensões da mesa hidráulica, o sistema-guia de mesa estável possui dois cilindros-guia especialmente concebidos, localizados de cada lado da pavimentadora. Juntos, os tubos rígidos evitam que as extensões da mesa torçam quando são exercidas forças elevadas nas mesmas, resultando numa superfície consistente e compactada de forma uniforme.

Além disto, os trabalhadores podem satisfazer vários requisitos do estaleiro simplesmente através da adição ou remoção das extensões da mesa em alguns minutos, sem ser necessário ferramentas especiais, graças ao sistema de engate rápido da Volvo. A segurança e a qualidade também são melhoradas através dos novos dispositivos distribuidores controlados hidraulicamente, que permitem ao operador da mesa um manuseamento mais rápido e um acabamento lateral limpo.

Quando tem de pavimentar perfis de abaulamento especiais em superfícies rodoviárias, as mesas VB 79/89 e VDT-V 79/89 são a escolha ideal. As mesas extensíveis possuem duas secções articuladas adicionais e são ajustáveis para cima ou para baixo em 10% (5,7°), criando a possibilidade de pavimentar perfis irregulares – como requisitos de drenagem especiais – com maior facilidade, menos material utilizado e a custos inferiores.

Disponibilidade operacional ótima

Para manter as máquinas eficientes e aumentar a longevidade, a Volvo oferece manutenção rápida e fácil, assim como várias funcionalidades que aumentam a vida útil dos componentes e serviços de inspeção de rotina. 

Graças ao acesso melhorado para a assistência a pontos de verificação essenciais, os clientes podem contar com as pavimentadoras da série D para reduzir os tempos ociosos e minimizar os custos operacionais. Os Volvo Care Kits também ajudam a reduzir custos otimizando o desempenho e a vida útil das peças sujeitas a desgaste. Ao tê-las todas à mão num único pacote, os Volvo Care Kits ajudam os clientes a identificar as peças a substituir.

Além disto, com funcionalidades tecnologicamente avançadas, como o Service Interval Manager, os clientes permanecem informados sobre os requisitos da manutenção. O sistema alerta o operador para a manutenção obrigatória ou programada, e mantém um registo do histórico do serviço no EPM 3. Para monitorizar à distância as suas máquinas, os clientes podem também confiar no CareTrack®. O sistema de telemática cria relatórios detalhados sobre a localização, utilização, produtividade e consumo de combustível da máquina, entre outros. Utilizando o software de diagnóstico MATRIS, os concessionários Volvo podem analisar os dados operacionais da máquina. O sistema segue as atividades e identifica áreas de melhoria, o que resulta em mais poupanças e desgaste reduzido da máquina.

Estes sistemas inteligentes, juntamente com uma gama de serviços – disponível na rede de concessionários Volvo – facilitam o funcionamento contínuo das eficientes pavimentadoras P6820D ABG e P7820D ABG.

  P7820D ABG P6820D ABG
Emissões do motor Fase 4 UE/EPA Tier 4f  Fase 3a UE/EPA Tier 3 Fase 4 UE/EPA Tier 4f  Fase 3a UE/EPA Tier 3
Tipo de motor D8J D7E GEE3 D6J D6E GAE3
Potência do motor kW
cv (imp)
175
235
170
228
140
188
140
188
... à velocidade de rotação do motor rpm 1 800 1 800 2 000 2 000
Largura básica m
ft
2,548
8,36
2,548
8,36
2,548
8,36
2,548
8,36
Largura de pavimentação máxima m
ft
11
36,1
11
36,1
10
32,8
10
32,8
Rendimento de pavimentação ton/hr
tonelada curta/hr
900
992
900
992
700
772
700
772
Espessura da camada máxima mm
in
300
11,8
300
11,8
300
11,8
300
11,8
Capacidade da tremonha ton
tonelada curta
13,5
14,9
13,5
14,9
13,5
14,9
13,5
14,9
Peso do veículo trator kg
lb
14 900
32 849
14 650
32 298
14 350
31 636
14 200
31 306