CONSTRUCTION EQUIPMENT África

A Volvo CE lança caminhão rígido de 100 toneladas

O novíssimo caminhão rígido R100E de 95 t (100 toneladas) da Volvo Construction Equipment foi concebido para ser um ator de peso nos setores de mineração e de extração de material em pedreiras, jogando no chão o custo total unitário no primeiro plano de seu projeto.

Com dimensão e capacidade que fazem dele tranquilamente o maior caminhão no portfólio da empresa, o novo caminhão rígido R100E da Volvo Construction Equipment promete reduzir os custos operacionais para os clientes otimizando a produtividade, o tempo de máquina disponível e o conforto do operador.

Este modelo revolucionário é construído baseado em um forte DNA, com raízes que remontam a 1919. Há quase 70 anos, a fábrica da Volvo CE em Motherwell projeta, fabrica e distribui caminhões rígidos. Fabricado com quase um século de excelência em engenharia, nenhuma outra máquina pode se comparar ao R100E.

Movimente mais, ganhe mais


Volvo Rigid Hauler R100E T2Oferecendo uma carga útil real de 100 t/95 toneladas, a mais nova estrela da frota Volvo permite que os operadores satisfaçam às metas de produção em menos tempo. Fabricado para o desempenho, o R100E é acionado pelo motor premium de 783 kW (1075 hp). O trem de força combinado oferece capacidade elevada de torque, desempenho de tração incomparável e força de tração líder de sua classe, para uma tração ideal. O controle do trem de força e o momento da máquina são garantidos pelo novo Volvo Dynamic Shift Control, que adapta automaticamente os pontos de troca de marcha da transmissão dependendo do local de trabalho e das entradas operacionais.

O R100E é fabricado para todas as aplicações de mineração de superfície e de extração de material em pedreiras, nas quais os custos operacionais são críticos. Os clientes podem esperar gastar menos por transporte com o R100E, que apresenta uma caçamba com forma de V com capacidade de 60,4 m³ para retenção de carga ideal e mínimo acúmulo de material. A política de perfil de carga reconhecido pela indústria permite que o operador obtenha uma consistente carga útil alvo média (95 t), enquanto o rápido sistema de basculamento da caçamba garante tempos de ciclo rápidos para um desempenho global eficiente.

A Volvo se apoia na elevada capacidade e nas velocidades de transporte de seu caminhão rígido com sistemas inteligentes de monitoramento. A pesagem integrada (OBW, On-Board Weighing) opcional é um sistema integrado que garante a movimentação da máquina com a carga útil segura ideal para otimizar ainda mais a produção e minimizar os custos operacionais. Isto é feito usando sensores de pressão montados externamente para monitorar e emitir estatísticas da máquina para o display do operador a bordo. As informações da máquina não são visualizadas apenas em tempo real através do display a bordo, mas podem ser acessadas remotamente através do sistema de telemática CareTrack® da Volvo para ajudar os operadores e os gerentes de frota a melhorar o planejamento.

Clientes interessados em aumentar a produtividade de projetos existentes e futuros podem acessar o Volvo Site Simulation com a ajuda do distribuidor local da Volvo. O sistema funciona fornecendo aos clientes informações valiosas sobre suas máquinas, opções de frota e configuração do local, ajudando-os a maximizar a produtividade, gerenciando melhor os custos operacionais e o custo unitário total.

Design duradouro


O tempo de máquina disponível e a produtividade se apoiam no projeto durável da máquina, que contribuem para uma elevada proteção dos componentes e ciclos de vida mais longos, aumentando os intervalos de manutenção planejada.

Oferecendo uma estabilidade sólida, o R100E conquista os terrenos mais difíceis mantendo o controle completo. O caminhão robusto oferece um baixo centro de gravidade e é equipado com caçamba e chassi projetados com habilidade para trabalharem em harmonia com a suspensão McPherson com suspensão dianteira inferior tipo forquilha e o novo sistema de direção de baixo esforço. O operador pode facilmente manobrar em curvas fechadas com a direção leve e intuitiva proporcionada pela válvula de controle servoassistida do orbitrol montada remotamente.Volvo Rigid Hauler R100E T2

O R100E não é projetado apenas para obter desempenho e produtividade ideais graças aos níveis elevados de conforto do operador, controle e estabilidade da máquina, mas também tem potencial para reduzir os custos de reparo. A suspensão dianteira tem um amplo espaçamento para absorver a carga e os impactos da superfície do terreno, e protege estruturas vitais da máquina. A engenharia detalhada também é evidente no projeto do tipo "colar de cavalo" do chassi da máquina, que proporciona flexibilidade para deslocamento em terrenos irregulares. Fabricado com trilhos de seção retangular, o chassi apresenta peças fundidas de aço de alta resistência nos principais locais de fadiga para absorver os impactos do terreno. Todos os orifícios do chassi possuem mangas para proteção adicional. Investiu-se de maneira significativa em testes rigorosos do chassi e da caçamba, que incluíram a aplicação de 60.000 horas de cargas de fadiga sobre o chassi. Com uma caçamba fabricada a partir de aço de dureza 400-HBW de alta resistência à abrasão, o caminhão rígido R100E alcança um desempenho duradouro.

A escolha do operador


O R100E não é apenas altamente eficiente, pois coloca a produtividade do operador em primeiro plano, começando com a cabine do operador com certificação ROPS/FOPS. Oferecendo vibrações e ruído externo reduzidos, a cabine é instalada sobre suportes de isolamento do tipo viscoso para aumentar a qualidade da condução.

Volvo Rigid Hauler R100E T2

De seu assento, localizado do lado esquerdo da cabine, o operador pode observar o local de trabalho e as áreas vizinhas através da grande superfície envidraçada e de um para-brisa de baixa inclinação. A boa visibilidade é complementada por um sistema de visão abrangente de 360° oferecido pelo Volvo Smart View. O sistema usa múltiplas câmeras do tipo ultra-grande angular montadas externamente para produzir uma visão panorâmica do veículo e da área de trabalho ao redor através do display a bordo. Os benefícios deste sistema de 360° vão além do aumento da segurança do operador e do pessoal no local de trabalho; ele também reduz ou elimina colisões com outros objetos para minimizar danos à máquina e aos pneus, particularmente ao se deslocar em marcha à ré, pois permite que os operadores evitem obstáculos no terreno com segurança. A redução do risco de danos acidentais à máquina reduz os custos de reparo e aumenta o tempo de máquina disponível.

Todos os displays e controles manuais posicionados ergonomicamente estão dentro do alcance do assento do operador com suspensão pneumática Volvo totalmente ajustável, que pode ser ajustado com facilidade para se adaptar à corporatura do operador. A cabine é equipada com propriedades de pressurização e controle de sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado, bem como com um amplo armazenamento para reduzir confusão e distrações em seu interior.

Tal como ocorre com todas as máquinas Volvo, o caminhão rígido é fabricado tendo em mente a segurança, que é incorporada em cada aspecto de projeto individual desta máquina de alto desempenho. Para a proteção do operador e dos trabalhadores no local, todos os sistemas da máquina, como os interruptores de parada de emergência, são facilmente acessíveis. O retardador da transmissão e o inibidor de rolagem em ponto morto protegem o controle da máquina em condições de descida de ladeiras, e a proteção contra excesso de rotação do motor desacelera automaticamente a máquina para dentro dos limites operacionais seguros.

Fácil de inspecionar


Volvo Rigid Hauler R100E T2As inspeções de manutenção regulares são necessárias para identificar problemas potenciais e para garantir uma longa vida útil de serviço. O R100E torna as verificações de serviço diárias e a manutenção de rotina rápidas e fáceis, com degraus antiderrapantes e passadiços seguros, para que a máquina volte ao trabalho o mais rápido possível. Todos os pontos de manutenção são estrategicamente agrupados e localizados dentro do alcance ao nível do solo e da plataforma de serviço, para proporcionar manutenção ou ajustes da máquina rápidos, fáceis e seguros, enquanto o projeto da roda com montagem direta no aro contribui para instalações e remoções seguras e rápidas. Dentro da cabina, aceda a dados de diagnóstico de nível superior utilizando o painel de instrumentos de fácil utilização para análise e soluções rápidas. A partir do painel de instrumentos, o operador pode rapidamente monitorar a condição da máquina e acessar pressões, temperaturas, consumo de combustível, diagnósticos do motor, diagnósticos da transmissão e diagnósticos da VCU.

O R100E também tem um nível elevado de filtragem hidráulica que apresenta filtros magnéticos de sucção em cada sistema hidráulico funcional, bem como uma filtragem por pressão na direção, na bomba de atuação dos freios e nas unidades de arrefecimento dos freios traseiros. Os filtros de combustível primários e secundários montados no motor se combinam com a filtragem de óleo avançada de dois estágios para remover contaminantes nocivos. Cheio de recursos duráveis que proporcionam uma proteção superior, o R100E otimiza as operações e aumenta os intervalos de manutenção para reduzir os custos operacionais.

Na possibilidade remota que o Volvo R100E exija mais atenção do que uma verificação de rotina, os especialistas da Volvo estão sempre à disposição para fornecer consultoria especializada através de uma ampla infraestrutura de distribuidores e técnicos. Combinando conhecimento local com experiência global em mineração, a Volvo oferece um portfólio de Customer Solutions, de relatórios da máquina através de sistema de telemática, a Acordos de Serviço Volvo (VSA) e garantias ampliadas, para aumentar a lucratividade ao longo de todo o ciclo de vida útil da máquina.

Especificações principais:

Capacidade de carga útil kg / lb 95000 / 209,439
Volume da caçamba, SAE 2:1 coroada m³ / y³ 60,4 / 79
Peso líquido kg / lb 69550 / 153,331
Peso bruto kg / lb 164550 / 362,770
Motor Cummins QST30 CAC (Tier 2/Fase II)
Potência bruta máxima do motor kW / hp 783 / 1,050
…à rotação do motor de r/min 2100
Torque bruto máx. SAE J1349 N m / lbf ft 4 631 / 3,416
…à rotação do motor de r/min 1300
Velocidade máxima km/h / mph 50 / 31.1

Nota: pode transferir diretamente as imagens neste comunicado de imprensa clicando aqui.