Escavadoras Volvo EC250E e EC300E distinguem-se pela sua eficiência de consumo de combustível - Comunicados de imprensa : ASCENDUM Máquinas
05-05-2014 

Escavadoras Volvo EC250E e EC300E distinguem-se pela sua eficiência de consumo de combustível



EC250E, EC300E

As novas escavadoras de rastos EC250E e EC300E da Volvo Construction Equipment introduzem melhorias significativas a nível da eficiência de consumo de combustível, ajudando os clientes a poupar tempo e dinheiro. Esta eficiência não se deve apenas à conformidade do motor com os requisitos Fase IV/Tier 4 Final, mas também a um conjunto de características avançadas que optimizam o caudal e minimizam as perdas de pressão no sistema hidráulico. Entre elas, destaca-se o modo ECO da Volvo. Este modo é automaticamente seleccionado para reduzir o consumo de combustível sem qualquer perda de desempenho na maioria das condições de operação, mas pode ser desligado através do teclado.

O operador também pode controlar manualmente o caudal fornecido ao sistema hidráulico através do sistema de modo de trabalho integrado da Volvo. O operador pode escolher de entre um conjunto de modos de trabalho, em função das exigências da tarefa em execução. Para reduzir o desperdício da operação em ralenti, as novas escavadoras da série E incluem um sistema de ralenti automático e um sistema de paragem automática. Quando os comandos da máquina ficam inactivos durante um período pré-definido (entre 3 e 20 segundos), a velocidade do motor é reduzida para ralenti. Quando a máquina ficar imobilizada durante cinco minutos, o motor é automaticamente desligado. Estas características ajudam a reduzir o consumo de combustível (e logo as emissões e os custos de operação), assim como o ruído para os trabalhadores e para o meio ambiente envolvente.

O operador pode seguir o consumo da máquina em diferentes aplicações através do indicador ECO. O indicador ECO é uma barra de indicação adicional que mostra o consumo de combustível instantâneo e pode ser reposta através do monitor.

Interface HMI avançada
O indicador ECO é apenas um exemplo do interface entre o operador e o equipamento, que o ajuda a manter a confiança e o controlo da escavadora em todos os momentos. Todos os interfaces, incluindo os joysticks, o teclado e o monitor LCD, apresentam uma concepção ergonómica e uma localização que maximizam o controlo, o conforto e a eficiência. O número de interruptores foi significativamente reduzido para maior conveniência e facilidade de utilização por parte do operador.

O teclado idealmente posicionado permite ao operador uma fácil navegação no monitor LCD e a activação das funções da máquina de modo seguro e cómodo. A funcionalidade da câmara, ar condicionado e luzes podem ser personalizadas através da tecla programável, permitindo ao operador seleccionar e guardar as configurações desejadas. A função do limpa pára-brisas, do controlo áudio ou da câmara também podem ser realizadas através de um interruptor de acesso directo localizado no joystick. Tal permite ao operador um controlo fácil da função seleccionada, bastando premir o interruptor. Para maior facilidade de operação, o novo monitor LCD anti-reflexo de 8" apresenta o estado da máquina, assim como todas as informações necessárias para o operador manter a máxima eficiência. O novo interface HMI integra ainda Bluetooth e a função kit mãos-livres para permitir ao operador utilizar funções sem fios para facilitar a conectividade e aumentar a comodidade.

Tempos de ciclo mais rápidos
Um maior controlo da máquina contribui não só para melhorar a eficiência de consumo de combustível, mas também diminuição dos tempos de ciclo para um turno de trabalho mais produtivo e rentável. A destacar o caudal proporcional de duas bombas que ajuda o operador a ter um melhor controlo sobre a máquina, obter um melhor acabamento de nivelamento e de melhor qualidade assim como terminar o trabalho mais depressa. O elevado caudal bombeado combinado com o sistema de comando electro-hidráulico integrado ajuda também a obter uma resposta mais rápida. Adicionalmente, a EC300E apresenta um maior binário de entrada da bomba para tempos de ciclo ainda mais rápidos. Com a função de flutuação da lança, a bomba motorizada utilizada para baixar a lança pode ser poupada ou utilizada para outras funções, reduzindo ainda mais os tempos de ciclo e facilitando as operações de nivelamento.

Existem ainda outras características que ajudam a minimizar os tempos de paragem forçada da máquina. O sistema de gestão de implementos, por exemplo, torna mais rápida, segura e fácil a mudança de implementos e permite retomar os trabalhos com a escavadora o mais rapidamente possível. O sistema de gestão de implementos – controlado através do monitor – guarda as definições de até 20 implementos hidráulicos diferentes para facilitar a operação. Em função das opções configuradas, o sistema de gestão pode guardar o valor de caudal nominal e a pressão de alívio. O tempo de paragem forçada da máquina é adicionalmente minimizado pelo sistema de pós-tratamento do motor, que elimina a necessidade de regeneração do motor. O módulo de comando de pós-tratamento (ACM) controla, monitoriza e realiza o diagnóstico, de forma automática, do sistema de pós-tratamento para garantir a conformidade com os regulamentos relativos às emissões.

Design duradouro
Não são apenas estas características que garantem que as máquinas EC250E e EC300E estão prontas para o trabalho. As novas escavadoras da série E foram concebidas para proporcionar força, durabilidade e resistência ao desgaste. A cobertura inferior de alta resistência da estrutura protege os componentes internos da superstrutura. Para maior durabilidade, as chapas da cobertura inferior de alta resistência oferecem protecção adicional à parte de baixo da máquina em aplicações difíceis, prevenindo danos causados por pedras e detritos. A estrutura da roda guia, os elos dos rastos e os roletes inferiores reforçados da estrutura foram construídos para suportar condições difíceis e melhorar a durabilidade e fiabilidade em aplicações exigentes. Os elos dos rastos, à semelhança da articulação do balde, também são reforçados. Na extremidade do braço, onde ocorre a maior parte do movimento e do desgaste, a Volvo instalou chapas de desgaste, que podem ser facilmente substituídas em poucas horas no local – um serviço que a concorrência não consegue bater.

Outras características principais das escavadoras de rastos EC250E e EC300E incluem um ventilador de ar opcional para limpeza da cabina, corrimãos e chapas anti-derrapantes aparafusadas para acesso seguro e fácil à cabina e à superstrutura, portas e dobradiças robustas, uma grande caixa de ferramentas, no lado direito, para tornar a manutenção diária fácil e prática.

Especificações principais:

Modelo

EC250E T4F

EC300E T4F

Motor

 

Volvo

D8J

 

Potência nominal a

 

30 rps (1800 rpm)

 

ISO 9249/SAE J1349 líquida

159 kW

216 cv

179 kW

243 cv

Força de desagregação*

152/166 kN

34 270/37 290

168/182 kN

37 660/40 970

(Normal/aumentada) SAE

 

lbf

 

lbf

J1179

 

 

 

 

Capacidade do balde

0,56 – 1,76

0,7 – 2,0 yd3

0,55 – 2,06

0,7 – 2,0 yd3

 

m3

 

m3

 

Alcance máximo de escavação*

10,340 m

34' ft in

10,710 m

35'2" ft in

Profundidade máxima de escavação*

7,060 m

23'2" ft in

7,340 m

24'1" ft in

Capacidade de elevação ao longo da substrutura*

9610 kg

20 540 lb

11 400 kg

24 360 lb

 

 

 

 

 

no limite de alcance/altura

6,0/1,5 m

20/5 ft

6,0/1,5 m

20/5 ft

Peso em ordem de marcha

25,6-28,9 t

56 430 –

29,3 – 32,7

64 720 –

 

 

63 790 lbs

t

72 260 lb

*EC250E: lança de 6 m (19'8"), braço de 2,7 m (9'9") Rasto comprido, contrapeso de 4950 kg (10.910 lb)

EC300E: lança de 6,2 m (20'34"), braço de 3,05 m (10') Rasto comprido, contrapeso de 5500 kg (12.130 lb)
As escavadoras EC250E e EC300E estão disponíveis na América do Norte e Europa (EMEA Oeste e Norte, com excepção da Rússia).

Fim.

Março de 2014

Para mais informações, queira visitar: www.volvoce.com/press.

Ou entrar em contacto com:

Thorsten Poszwa
Director, Comunicações Externas
Volvo Construction Equipment
Tel: int. +32 4918 60331
Email: thorsten.poszwa@volvo.com
Twitter: http://twitter.com/VolvoCEGlobal

Brian O’Sullivan
SE10
Londres
Tel: int. +44 77 333 50307
Email: osullivan@se10.com