Os dumpers articulados da série G reinventam um clássico - Comunicados de imprensa : ASCENDUM Máquinas
06-03-2014 

Os dumpers articulados da série G reinventam um clássico



G series

Desde a sua estreia em 1966, os dumpers articulados da Volvo Construction Equipment têm sido o padrão de ouro da indústria dos equipamentos de construção e líderes em produtividade fora-da-estrada. A nova série G de dumpers articulados da Volvo Construction Equipment continua a tradição com novas características destinadas a melhorar o conforto e a produtividade. Os novos dumpers articulados da série G, resistentes e fiáveis, onde se incluem os modelos A25G, A30G, A35G, A35G FS, A40G e A40G FS, estão adaptados para realizar uma ampla variedade de aplicações na área de extracção mineira, exploração de pedreiras e movimentação de terra.

Estável e fiável
O potente e novo motor de seis cilindros com turbocompressor da Volvo foi remodelado para cumprir os rigorosos regulamentos sobre emissões da Fase IV/Tier 4 Final. O trem de transmissão Volvo e uma caixa de transferência em linha exclusiva concebidos para garantir uma elevada distância ao solo foram especificamente construídos para funcionar em perfeita harmonia e garantir um desempenho optimizado. O design exclusivo do trem de transmissão fornece elevada força de tracção, reduz o consumo de combustível e oferece fiabilidade em aplicações de serviço pesado. O conceito comprovado de travões húmidos de discos múltiplos arrefecidos a óleo, utilizado nos modelos A35 e A40, começou agora a ser utilizado nos modelos A25G e A30G, reduzindo os custos de manutenção e aumentando o tempo produtivo, mesmo em estaleiros enlameados ou poeirentos. O sistema de retardamento controla as velocidades de deslocação em descidas com os travões das rodas e o travão-motor Volvo (Volvo Engine Brake, VEB).

Para garantir a aderência ao piso da série G, mesmo nas obras mais traiçoeiras, os dumpers vêm equipados de série com Controlo Automático de Tracção (ATC) e bloqueios de diferencial exclusivos. O exclusivo sistema ATC comuta automaticamente entre as combinações de tracção 6x6 e 6x4 para reduzir o consumo de combustível ou obter tracção máxima, conforme a situação. Se necessário, todos os diferenciais podem ser bloqueados a 100%, fazendo com que todas as rodas girem ao mesmo tempo e se obtenha tracção máxima em pisos escorregadios.

Nos modelos A35G FS e A40G FS, a suspensão integral hidráulica em todas as rodas aumenta a produtividade e garante uma condução mais confortável — sem falar do excelente desempenho e das elevadas velocidades de deslocação em condições difíceis.

Os modelosA35G, A35G FS, A40G e A40G FS podem ser equipados com o premiado sistema de pesagem a bordo (OBW, On Board Weighing) da Volvo, que permite monitorizar de forma precisa a produtividade da máquina, ajudando a optimizar a carga útil e a minimizar o desgaste, danos nos pneus e elevado consumo de combustível. Nos modelos FS, o sistema utiliza sensores de pressão da suspensão integral para monitorizar o peso, transmitindo informações ao software de carga integrado no sistema electrónico da máquina.

Os indicadores luminosos indicam ao operador do dumper e ao operador do veículo de carga se o dumper atingiu carga parcial, carga nominal ou se encontra em sobrecarga. O engate rotativo isento de manutenção, que liga o veículo tractor ao reboque, apresenta uma elevada distância ao solo, melhorando a capacidade de acesso e a condução em condições difíceis, além de maximizar o tempo produtivo.

A cabina Volvo Care Cab com ROPS/FOPS, posicionada centralmente, oferece ao operador uma vista dominante sobre o estaleiro, enquanto que os comandos ergonómicos estão facilmente acessíveis para facilitar a utilização. Um banco de suspensão pneumática, apoios da cabeça e descansos de braço opcionais, bem como um baixo nível de ruído aumentam o conforto e a produtividade do operador.

Sem soleira a transpor, a cabina pode ser segura e facilmente acedida através de uma porta de ampla abertura. Adicionalmente, o sistema de climatização da série G tem o sistema de filtragem do ar mais limpo do sector para garantir um ambiente sempre respirável para os operadores, mesmo em estaleiros poeirentos.

Manutenção sob controlo
A série G fornece aos proprietários, operadores e técnicos da máquina acesso a um manancial de dados que ajuda a aumentar o tempo produtivo e, logo, reduz os custos e aumenta o rendimento. Estas máquinas são entregues equipadas de série com o CareTrack, o sistema telemático da Volvo CE. Acedido à distância, o CareTrack disponibiliza informação sobre a máquina, tal como o consumo de combustível e lembretes de serviço que permitem uma operação e planeamento melhorados.

A máquina também monitoriza a operação, recolhendo o sistema MATRIS estas informações para ajudar a optimizar o desempenho e a eficiência de combustível através do acompanhamento das actividades e identificação de áreas que precisam de ser melhoradas. Permite também aos proprietários das máquinas recolher os mesmos dados que o CareTrack, mesmo se o CareTrack não estiver disponível na área. O sistema Contronics monitoriza continuamente os níveis de óleo/fluidos e transmite as informações de diagnóstico para um ecrã na cabina, sendo apresentadas mensagens de aviso para alertar o operador para problemas de forma precoce — reduzindo os tempos de paragem forçada e promovendo a segurança do operador.

A Volvo lidera o sector em termos de acesso para serviço e a série G não é excepção. Os dumpers articulados da série G foram concebidos para proporcionar uma manutenção segura e fácil, apresentando uma grelha dianteira que abre para baixo e funciona como plataforma de serviço com degraus anti-derrapantes. O compartimento do motor tem um capot com inclinação de 90 graus para acesso mais fácil aos filtros e manutenção. Nestes novos modelos, o depósito de óleo hidráulico, o sistema pós-tratamento, o silenciador, o depósito de combustível e o tubo de reabastecimento foram todos reposicionados em pontos mais intuitivos, facilitando ainda mais a manutenção

Specs

Os dumpers articulados da série G estão disponíveis na América do Norte, no Norte da Europa e na Europa Ocidental.

Janeiro de 2014

Para mais informações, queira visitar: www.volvoce.com/press

Ou entrar em contacto com:

Thorsten Poszwa
Director, Comunicações Externas
Volvo Construction Equipment
Tel: int. +32 2482 5021
Email: thorsten.poszwa@volvo.com
Twitter: http://twitter.com/VolvoCEGlobal

Brian O’Sullivan
SE10
Londres
Tel: int. +44 77 333 50307
Email: osullivan@se10.com