12/2/2013 

A assentadora de tubos rotativa PL3005D da Volvo aumenta a fasquia em termos de segurança, produtividade e versatilidade



PL3500D

A inovadora assentadora de tubos PL3005D da Volvo combina uma capacidade de elevação de 51 toneladas com uma série de características de aumento da segurança e da produtividade líderes no sector, representando uma das máquinas com melhor desempenho na indústria. A assentadora de tubos PL3005D, baseada num design de escavadora, consegue este lugar de craveira através da fusão de sistemas telemáticos e de monitorização de carga com um design simples e inteligente. Já equipada com um motor Volvo em conformidade com os requisitos Tier 4i/Fase lllB, a PL3005 está agora disponível com um potente motor Tier 3/Fase IIIA para mercados com requisitos menos rigorosos.

Segurança superior
A Volvo PL3005D tem uma lança comprida de 7,3 metros, localizada estrategicamente para oferecer uma altura e um alcance do gancho excelentes. Esta área de trabalho aumentada, permite ao operador manter continuamente uma distância de segurança em relação à vala, enquanto o contrapeso extra-pesado (6800 kg) – equipado de série – garante uma estabilidade excelente, mesmo quando é usada uma extensão da lança. Um sistema mecânico limitador do fim-de-curso (A2B), reforçado com um sensor sem fios, melhora ainda mais a segurança durante a elevação ao impedir que os guinchos entrem em contacto um com o outro. Ao segurar cargas em vertentes ou durante operações de junção, um bloqueador de rotação mecânico de alta resistência fixa firmemente a superstrutura em qualquer ângulo em relação à substrutura para maior segurança e precisão. Uma patesca, instalada na extremidade da lança, gira para a esquerda e para a direita para permitir a auto-centragem da carga e evitar danos no cabo durante movimentos.

A segurança e a facilidade de operação são também aumentados pelo Sistema de Gestão de Carga exclusivo da Volvo. Sensores sem fios localizados no gancho, na lança e na máquina transmitem dados relativos ao ângulo da lança, à orientação e à inclinação da máquina para um computador a bordo da cabina, o qual calcula a carga efectiva e as cargas de trabalho associadas em tempo real. Esta informação é, de seguida, apresentada num monitor localizado ergonomicamente, que permite ao operador verificar de forma imediata, num só relance, o que a máquina pode agarrar em segurança, tendo em conta a sua posição na vertente. Sinais de aviso ópticos e acústicos alertam o operador quando o limite de carga foi atingido e luzes LED vermelhas, amarelas e verdes, de cada lado da lança, indicam o estado de carga aos outros operadores e ao responsável pela supervisão do abaixamento dos tubos.

A cabina com elevação hidráulica, construída com grandes áreas envidraçadas e pilares da cabina estreitos, oferece uma visão dominante da vala e área do estaleiro em volta, ajudando o operador a manter o controlo e a segurança. Por outro lado, o cilindro montado ao contrário, com um diâmetro e um comprimento optimizados, melhora substancialmente a visibilidade lateral. Os ângulos mortos foram minimizados graças às câmaras de visualização traseira e lateral, que transmitem as imagens num monitor a cores HECU no interior da cabina. O sistema ROPS (estrutura de protecção em caso de capotamento) é cada vez mais utilizado para garantir a segurança do operador, sendo já, nalguns mercados, um requisito obrigatório para que as assentadoras de tubos possam trabalhar na obra. Para garantir a certificação ROPS, é necessário dotar a máquina de FOG e estrutura de protecção do pára-brisas dianteiro. Quando necessário, estes equipamentos vêm instalados de fábrica para garantir a integridade da cabina no caso improvável de tombamento.

Chegue mais além
O design inteligente da Volvo PL3005D, baseado na escavadora, oferece uma manobrabilidade imbatível entre as assentadoras de tubos, permitindo trabalhar de forma rápida e eficiente. O operador pode rodar a superstrutura da assentadora de tubos uns impressionantes 360° para elevar e assentar tubos grandes e pesados em qualquer lugar em volta da máquina, uma tarefa impensável com as assentadoras de tubos de lança lateral tradicionais. Adicionalmente, não é necessário desmontar nenhum dos componentes antes do transporte, tal permite aos operadores chegar rapidamente à obra e oferece poupanças consideráveis em custos de transporte ao empreiteiro. Os operadores conseguem um melhor domínio da carga através da opção de fluxo dividido da bomba durante operações de deslocação e elevação ou do fluxo combinado da bomba durante deslocações ou operações de assentamento de tubos com a máquina parada. O modo de trabalho preciso
(F, Fine) permite ao operador obter uma combinação de alta pressão e fluxo reduzido para uma potência de elevação máxima aliada a um consumo de combustível reduzido.

Está provado que o conforto aumenta a rentabilidade dos operadores e a PL3005D está equipada com uma das cabinas mais confortáveis do mercado. Os operadores trabalham num ambiente espaçoso, com controlo do ruído e climatização e comandos com uma localização intuitiva de fácil alcance. Existe, inclusive, uma opção de joystick de guincho adaptado a destros e canhotos.

Outra das características que contribui para aumentar a produtividade é a facilidade de manutenção e gestão da máquina, ajudando a aumentar o tempo produtivo desta. Os controlos de serviço são fáceis e rápidos de realizar, graças aos filtros agrupados e pontos de serviço acessíveis através de grandes portas dos compartimentos a partir do chão. Os filtros estão localizados de forma separada do motor para facilitar a limpeza. Além disso, a produtividade e disponibilidade da máquina para trabalhar são cuidadosamente monitorizadas através do sistema telemático de última geração, o CareTrack. Utilizando uma rede móvel de GPRS ou tecnologia de satélite, o CareTrack lê informações numa variedade de dados da máquina, entre outros, localização, consumo de combustível e necessidades de manutenção. Estas informações são seguidamente disponibilizadas através de registo online, gratuito durante os primeiros três anos.

Duas máquinas numa só
Ultrapassando em muito a função de assentadora de tubos, a Volvo PL3005D pode ser convertida numa escavadora de alto desempenho em coisa de horas, trocando a lança de assentadora pela alternativa para escavadora incluída no kit de escavação opcional. O sistema hidráulico da PL3005D foi optimizado tanto para operações de assentamento de tubos como de escavação, pelo que não ocorre perda de desempenho em comparação com uma escavadora normal. Um Sistema de Gestão de Implementos, a bordo, memoriza até 18 predefinições para um amplo leque de aplicações. Esta versatilidade única permite aos proprietários maximizar o tempo produtivo e o retorno do investimento. Os proprietários beneficiam igualmente do grande número de características comuns entre as peças de manutenção e desgaste da assentadora de tubos e da escavadora Volvo. Com 80% de peças em comum e elevada disponibilidade, a PL3005D volta ao trabalho em pouquíssimo tempo.

Especificações

Modelo

PL3005D

Motor

Volvo D7 certificado Tier 3 /Fase IIIA*

Máx. Peso em ordem de marcha

37.245 kg (82.110 lb)

Máx. Carga de tombamento

51.000 kg (112.000 lb)

Máx. Capacidade nominal

31.000 kg (68.340 lb)

Fim.

*A PL3005D está também disponível para mercados com os requisitos Tier 4i/Fase lllB (Europa, América do Norte e outros mercados internacionais seleccionados)

Outubro de 2013

Para mais informações, queira visitar: www.volvoce.com/press.

Ou entrar em contacto com:

Thorsten Poszwa
Director, Comunicações Externas
Volvo Construction Equipment
Tel: int. +32 4918 60331
Email: thorsten.poszwa@volvo.com
Twitter: http://twitter.com/VolvoCEGlobal

Brian O’Sullivan
SE10
Londres
Tel: int. +44 77 333 50307
Email: osullivan@se10.com