3/6/2014 

A escavadora de rodas Volvo EW205D distingue-se pela excelente eficiência de consumo de combustível



EW

A escavadora de rodas Volvo EW205D é uma escolha altamente eficiente e durável dentro da categoria de peso entre as 19,8 e 21,8 toneladas. Equipada com tecnologia avançada, incluindo o modo ECO exclusivo da Volvo e um potente motor Volvo, esta máquina superior de escavação e porta-implementos trabalha com eficiência de ponta, na estrada ou fora-da-estrada. O motor D6 Volvo de 129,5 kW (176 cv) com provas dadas – integrando tecnologia avançada e baseado em décadas de experiência – fornece a derradeira combinação entre baixo consumo de combustível e alta produtividade, enquanto o modo ECO optimiza o sistema hidráulico para reduzir o caudal e as perdas de pressão, o que viabiliza uma eficiência de consumo de combustível melhorada sem perdas de potência na maioria das condições de operação.

Adicionalmente, o sistema exclusivo com modo de trabalho integrado da Volvo optimiza a eficiência de consumo de combustível e o desempenho da máquina. Os operadores têm à escolha cinco modos de trabalho — modo ralenti, preciso, geral, serviço pesado e potência máxima — para utilizar aquele que melhor se adapta ao trabalho a ser realizado. A eficiência da escavadora de rodas EW205D é adicionalmente melhorada pelo sistema de ralenti automático e pela função de paragem automática do motor (opção), que reduzem respectivamente a velocidade do motor e desligam o motor, quando os comandos ou a máquina tiverem estado inactivos durante um período pré-definido. Estas características reduzem o consumo de combustível desnecessário e o ruído, enquanto que as tubagens hidráulicas optimizadas da lança e do braço reduzem as perdas de pressão. A par de uma excelente eficiência de consumo de combustível, a escavadora de rodas EW205D da Volvo Construction Equipment oferece uma capacidade de controlo superior e movimentos suaves e com excelente tempo de reacção, oferecendo dessa forma um desempenho excepcional tanto em operações individuais como combinadas. O sistema electro-hidráulico inteligente da máquina e a válvula mestra de comando desempenham um papel crucial no aumento do controlo e da eficiência de consumo de combustível e na redução dos tempos de ciclo – através do controlo do caudal a pedido e da redução das perdas internas no circuito hidráulico. Por outro lado, a válvula proporcional de redução da pressão (PPRV) no sistema de comando electrónico de repartição do caudal garante o fornecimento da quantidade certa de caudal para cada operação – esta característica zela por movimentos suaves e rápidos durante operações combinadas. O pedal do martelo hidráulico e do implemento de cisalhamento controlado electronicamente também zela por um domínio superior e uma operação fácil.

Preparada para tudo
Quer seja utilizada na construção de estradas, instalação de infra-estruturas do serviço de utilidade pública, paisagismo ou qualquer outra aplicação, a escavadora EW205D é suficientemente robusta para realizar tarefas muito diversas. Dotada de uma robusta substrutura, executada em aço resistente, e de um quadro principal rígido, esta escavadora fiável e bem equilibrada caracteriza-se pela sua durabilidade superior em operações em terrenos difíceis e uma excepcional estabilidade na elevação de cargas pesadas. A estrutura forte absorve facilmente os impactos que são transferidos pelo equipamento de escavação, enquanto que a soldadura reforçada entre os quadros central e laterais e a lança e o cilindro da lança contribui para aumentar a vida útil da escavadora. Para um excelente contacto com o solo durante a deslocação e operação em planos inclinados ou terrenos irregulares, o eixo dianteiro é oscilante. Para manter a máquina nivelada e garantir a estabilidade, a função de bloqueio do eixo pode ser activada manual e automaticamente. Por seu lado, a lâmina dozer resistente e os estabilizadores contribuem para optimizar a estabilidade da máquina e aumentar a sua versatilidade, permitindo à escavadora realizar inúmeras e variadas tarefas, como elevação, carregamentos e nivelamentos.

O trem de transmissão (motor dos rastos + transmissão + eixo) Volvo, perfeitamente adaptado, foi desenvolvido para trabalhar em perfeita harmonia com a máquina. Este design durável da Volvo oferece excelente controlo para uma deslocação suave, desempenho superior e alta produtividade. E não é apenas a máquina que está preparada para qualquer desafio. A partir do conforto e da segurança da espaçosa cabina Volvo, o operador está pronto para um turno de trabalho produtivo. Com pilares estreitos e vidros amplos, a cabina ROPS da Volvo oferece visibilidade em toda a volta e um alto nível de segurança na estrada e fora-da-estrada. O design estreito da coluna da direcção proporciona uma operação fácil e confortável, permitindo o ajuste com o simples premir de um pedal. Para aumentar o conforto do operador, os comandos e os interruptores estão idealmente posicionados e os suportes amortecedores de borracha da cabina melhoram a absorção de choques e reduzem as vibrações. O sistema de climatização da Volvo, de alta capacidade e líder no segmento, apresenta 14 entradas de ventilação bem espaçadas, que aquecem ou arrefecem rapidamente a cabina e proporcionam um ambiente de trabalho agradável. Por seu lado, o banco totalmente ajustável com aquecimento e suspensão pneumática opcionais ajuda a reduzir a fadiga do operador. Além disso, o monitor I-ECU a cores, de sete polegadas, apresenta o estado da máquina, o consumo de combustível e alertas sobre os intervalos de manutenção, permitindo ao operador ler comodamente todas as informações necessárias para aumentar o tempo operacional e a alta produtividade, mesmo com luz brilhante do sol.

Tempo produtivo máximo
A produtividade da escavadora de rodas Volvo EW205D também se deve à facilidade e à rapidez de manutenção, que ajudam os clientes a tirar o máximo partido do dia de trabalho. Os degraus e corrimãos resistentes na parte traseira da cabina garantem um acesso fácil e seguro à superstrutura, enquanto que os pontos de lubrificação centralizados permitem controlos periódicos mais rápidos para maximizar o tempo produtivo da máquina. Os filtros também estão agrupados para acesso rápido e fácil a partir do chão. O radiador, o intercooler e o radiador do óleo hidráulico estão integrados num único nível para maximizar a eficiência, reduzir as obstruções e ajudar a limpeza, sendo acedidos através da abertura da porta lateral. Para lembrar o operador dos controlos de manutenção, existem quatro alertas de intervalos de serviço, que são apresentados no monitor quando chega à altura da sua realização. As ferramentas podem ser guardadas na espaçosa caixa de ferramentas, localizada entre os degraus, no lado esquerdo da máquina. E se alguma vez a EW205D precisar de mais atenção do que o controlo de serviço de rotina, a máquina conta com o apoio de uma rede global de concessionários, técnicos e oficinas, que lhe oferecem plena tranquilidade.

E, por último, o durável e extenso leque de implementos da Volvo ajuda os clientes a tirar o máximo partido das suas escavadoras, usufruindo de tempos de ciclo mais rápidos e excelente controlo. Os implementos da Volvo foram especificamente construídos para funcionar em perfeita harmonia com as escavadoras Volvo, formando uma única unidade resistente e fiável, que permite obter máximo desempenho, eficiência e produtividade. O leque inclui baldes e martelos hidráulicos, que foram concebidos para partir os mais difíceis materiais com alto desempenho e baixos níveis de ruído e vibrações. Os acoplamentos rápidos da Volvo oferecem máxima compatibilidade e um desempenho sem paralelo, enquanto que o sistema de gestão de implementos (Attachment Management System, AMS), que memoriza até 20 predefinições para implementos hidráulicos, permite que o fluxo hidráulico seja ajustado de forma precisa e fácil, de acordo com as necessidades da ferramenta em utilização. Os sistemas hidráulicos auxiliares opcionais, incluindo as tubagens para o martelo e o implemento de cisalhamento, instaladas de fábrica, assim como as tubagens do mecanismo de rotação/inclinação, aumentam a versatilidade, pois permitem a utilização de um extenso leque de implementos adicionais.

Especificações principais:

EW205D

Fim.

Janeiro de 2014

Para mais informações, queira visitar: www.volvoce.com/press

Ou entrar em contacto com:

Thorsten Poszwa 
Director, Comunicações Externas
Volvo Construction Equipment
Tel: int. +32 4918 60331
Email: thorsten.poszwa@volvo.com
Twitter: http://twitter.com/VolvoCEGlobal

Brian O’Sullivan
SE10
Londres
Tel: int. +44 77 333 50307
Email: osullivan@se10.com