12/9/2013 

A Volvo Construction Equipment pretende adquirir a unidade de negócios de camiões basculantes da Terex



Volvo Construction Equipment set to acquire hauler business from Terex

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) anunciou ter acordado com a Terex Corporation a aquisição do fabricante de camiões basculantes Terex Equipment Ltd, incluindo os activos e a propriedade intelectual conexos. O negócio, sujeito a aprovação regulamentar, inclui a unidade de produção principal em Motherwell, Escócia, e duas linhas de produtos constituídas por dumpers rígidos e dumpers articulados. Inclui ainda a distribuição de camiões basculantes nos EUA, assim como 25,2% de participação no capital da Inner Mongolia North Hauler Joint Stock Co (NHL), que fabrica e vende dumpers rígidos sob a marca Terex na China. A NHL está cotada na Bolsa de Valores de Xangai.

A propósito das razões do negócio, Pat Olney, Presidente da Volvo CE, comentou: "Trata-se de uma aquisição estratégica que oferece à Volvo CE uma margem de crescimento considerável. A adição de uma linha de dumpers rígidos de grande reputação no mercado alarga as opções de movimentação de terra para os clientes com actividade ligada à exploração mineira ligeira."

Em 2012, o valor das vendas líquidas das unidades de negócio abrangidas pela aquisição (com excepção da NHL) foi de aproximadamente 370 milhões de dólares americanos (aprox. 2,5 mil milhões de coroas suecas), enquanto que os proveitos operacionais se cifraram em aproximadamente 33 milhões de dólares americanos (aprox. 220 milhões de coroas suecas). Nos primeiros nove meses de 2013, as vendas líquidas atingiram aproximadamente 172 milhões de dólares americanos (aprox. 1,1 mil milhões de coroas suecas) e os proveitos operacionais aproximadamente 5,5 milhões de dólares americanos (aprox. 35 milhões de coroas suecas). A participação na NHL será provavelmente contabilizada com base no método da equivalência patrimonial, em conformidade com a IAS 28 ("one line consolidation"). O valor de compra é de aprox. 160 milhões de dólares americanos (aprox. mil milhões de coroas suecas) à vista e livre de dívidas. A aquisição irá aumentar o passivo financeiro líquido das operações industriais do Grupo Volvo em mil milhões de coroas suecas.

A aquisição inclui cinco modelos de dumpers rígidos de design comprovado e cargas úteis entre 32 e 91 toneladas. A introdução de dumpers rígidos irá expandir a presença da Volvo CE no segmento da exploração mineira ligeira, uma área industrial complementar à da construção em geral, óleo e gás, agregados e pedreiras e construção rodoviária – segmentos em que a Volvo CE já está exerce a sua actividade.

O negócio vai adicionar também três modelos de dumper articulado à linha da Volvo, com cargas úteis entre 25 e 38 toneladas. Estas máquinas vêm apoiar a posição já consolidada da Volvo CE no segmento dos dumpers articulados, proporcionam uma ampla gama de equipamentos em campo e oportunidades de crescimento consideráveis nas economias emergentes.

Se aprovada, a aquisição vem adicionar 500 trabalhadores à força de trabalho existente da Volvo CE. A aquisição contempla também a utilização do nome da marca Terex nas máquina aplicáveis durante um período de transição.

Está previsto concluir a transacção durante o segundo trimestre de 2014. Para implementação, é necessária a aprovação das autoridades competentes.  

Fim. 

9 de Dezembro de 2013

Para mais informações, contacte:

Klas Magnusson
Vice-Presidente Sénior, Comunicações do Grupo
Volvo Construction Equipment
Tel.: +32 2 482 5065
klas.magnusson@volvo.com 

Brian O’Sullivan
SE10
Londres
Email: osullivan@se10.com
Tel: int. +44 77 333 50307