6/30/2013 

Levada aos extremos



Prototype machines fitted with Volvo Construction Equipment’s Stage IV/Tier 4f technology were shipped to remote locations for cold climate, high altitude and summer testing.

O desenvolvimento bem sucedido de motores em conformidade com os regulamentos Fase IV (UE) e Tier 4 Final (EUA), que cumpram todos os requisitos em termos de emissões, qualidade, eficiência e fiabilidade antes de a rigorosa legislação entrar em vigor, tem sido uma das principais prioridades tecnológicas da Volvo Construction Equipment (Volvo CE) desde que os regulamentos foram anunciados há cinco anos. De facto, em termos de investimento, é o segundo maior projecto de desenvolvimento na história de todo o Grupo Volvo.

 

Tecnologia avançada Volvo
No caso dos motores com uma potência igual ou superior a 56 kW (75 cv), a Volvo CE cumprirá os requisitos legais, fornecendo uma eficiência de consumo de combustível melhorada graças a uma combinação de soluções internas a nível dos cilindros e externas, bem como à tecnologia de redução catalítica selectiva (SCR). Até à data, esta tecnologia foi sujeita a mais de 100 mil horas de testes rigorosos, designadamente em bancos de ensaio de motores e através de testes multi-aplicação em campo com protótipos de dumpers articulados, carregadoras de rodas e escavadoras. Mas não nos ficámos por aqui – a Volvo CE goza de uma posição invejável por contar com a força do Grupo Volvo atrás de si e de todas as vantagens que tal implica em termos de partilha de tecnologia. "A legislação relativa à Fase IV/Tier 4f impõe a redução dos níveis de óxido de azoto (NOx) dos níveis intermédios da actual Fase IIIB/Tier 4 de 2,0g/kWh para 0,4g/kWh – o que representa um decréscimo de 80%" explica Jan Guthammar, chefe de projecto da iniciativa Fase IV/Tier 4f da Volvo CE. "Para cumprir este novo requisito, a Volvo CE aplicou SCR – uma tecnologia que a Volvo Trucks tem utilizado desde 2005. Tirámos partido da vasta experiência do Grupo Volvo e os milhões de horas de testes em condições reais já foram realizados. Isto ajudou-nos a adaptar a solução para equipamento de construção e a garantir  que a mesma funcionará com os níveis de desempenho e fiabilidade necessários em todas as aplicações, climas e ambientes em que os nossos clientes trabalham".

 

Nos bastidores

Volvo Construction Equipment engineers carried out thousands of tests on the company’s Stage IV/Tier 4f technology during cold climate, high altitude and summer testing expeditions. 

Como parte do processo de teste e validação, foram enviados protótipos de dumpers articulados, carregadoras de rodas e escavadoras equipados com a tecnologia Fase IV/Tier 4f da Volvo para locais remotos com condições de frio intenso, grande altitude e calor para fins de teste. Cada expedição de teste envolve cerca de 100 engenheiros de máquinas e motores, os quais realizam centenas de testes ao longo da expedição de um mês. Os testes são repetidos duas vezes – uma durante a fase de desenvolvimento e outra  mais tarde durante o processo de verificação.

 

A Volvo CE realiza as suas expedições de Inverno nos períodos de frio mais rigoroso em Kiruna, no extremo norte da Suécia, perto do Círculo Polar Árctico, onde as temperaturas descem (e se mantêm) bem abaixo dos -30 °C. Os testes em climas frios foram realizados na mina de Kiruna – a maior e mais moderna mina de minério de ferro subterrânea do mundo. Aqui, um cliente Volvo que trabalha na unidade de produção incorporou as máquinas protótipo na sua frota. Isto significou que os engenheiros da Volvo não só puderam recolher dados e monitorizar o desempenho em condições reais, como conseguiram também compreender de que forma a nova tecnologia é encarada pelo operador. Outros testes incluíram a repetição de ciclos de trabalho padrão e optimização do arranque a frio. "A sujeição a temperaturas negativas nos testes de clima frio é apenas uma parte do processo de desenvolvimento – mas é um procedimento essencial para assegurar que o motor, o sistema de pós-tratamento dos gases de escape e todos os outros sistemas e sub-sistemas conseguem suportar estas temperaturas frias extremas", afirma Guthammar.

Testing Volvo Construction Equipment’s Stage IV/Tier 4 Final solution in sub-zero conditions was an essential part of the development and validation process.

"No outro extremo, em Espanha realizámos testes em pistas de teste e monitorizámos o desempenho da tecnologia em condições de calor extremo com aplicações exigentes" explica Guthammar. "Por exemplo, verificámos como reage um dumper articulado equipado com a tecnologia Fase IV/Tier 4f durante a subida de uma encosta extremamente íngreme, totalmente carregado, sob calor intenso. As máquinas também foram testadas a 3500 metros acima do nível do mar em testes de grande altitude em Les Deux Alpes, França. Aqui o ar é rarefeito e a pressão atmosférica é baixa, pelo que foi necessário testar e verificar o desempenho da máquina, o consumo de combustível e a capacidade de resposta, assim como de arranque, do motor nestas condições de rarefacção. Quando as máquinas são operadas a grande altitude – onde existe muito menos oxigénio na atmosfera – haverá naturalmente um efeito negativo em todos os motores de combustão, pois o oxigénio é essencial para o ciclo de combustão. No entanto, a última geração de máquinas Volvo terá um desempenho melhorado nestas condições difíceis – de facto, partindo dos nossos resultados internos e do feedback recebido dos nossos clientes que estão actualmente a usar estas máquinas, podemos ver que toda a gama da Fase IV/Tier 4f apresenta melhorias em termos de desempenho, eficiência de consumo de combustível e fiabilidade".

Fim.

 

Junho de 2013

Texto: Charlie Ebers

 

Imagem 1: Protótipos de máquinas equipados com a tecnologia Fase IV/Tier 4f da Volvo foram enviados para locais remotos com condições de frio intenso, grande altitude e calor para fins de teste.

 

Imagem 2: Os engenheiros da Volvo Construction Equipment sujeitaram a tecnologia Fase IV/Tier 4f da empresa a centenas de testes em condições de frio intenso, grande altitude e calor.

 

Imagem 3: O teste da solução de Fase IV/Tier 4 Final da Volvo Construction Equipment em condições de temperaturas negativas foi uma parte essencial do processo de desenvolvimento e validação.

Para mais informações sobre a solução de Tier 4 Final da Volvo Construction Equipment, visite:

 

http://www.volvoce.com/constructionequipment/corporate/en-gb/press_room/bauma_2013/_layouts/CWP.Internet.VolvoCom/NewsItem.aspx?News.ItemId=142163&News.Language=en-gb.

 

Para mais informações, queira visitar: www.volvoce.com/press

Ou entrar em contacto com:

 

Elisabet Altin

Directora, Tecnologia de Comunicação

Volvo Construction Equipment

Tel: int. +46 470 387809

E-mail: elisabet.altin@volvo.com

 

Charlie Ebers

SE10

Londres

Tel.: int +44 207 107 2016

E-mail: ebers@se10.com